22 de outubro de 2019

Frase do dia

Em todos os tempos, os prudentes sempre venceram os audazes. (Theophile Gautier)

Faltando menos de um mês para o Dia Nacional da Consciência Negra e de completar um ano da posse do prefeito Alan, Mangaratiba, local crucial do tráfico de escravos para o Brasil colônia através do comendador Breves, não tem nenhuma efeméride programada para relembrar a data ou a importância da presença do afro-descendente no município, apenas, até agora, a pouco divulgada presença de uma escritora quilombola contando histórias em algumas bibliotecas. Vão deixar a data passar em branco?

Transporte público

Manifestação indignada de uma moradora com relação à situação do transporte público no municípioMatéria retirada da postagem a pedido da própria autora às 15:17 horas do dia 22 de outubro de 2019.

Terceirização

O advento da comunicação instantânea e das redes sociais trouxe um novo elemento para as relações sociais. Antigamente, quando algum fato, evento ou situação nos comovia, simplesmente tomávamos a atitude de assumir os riscos da atitude caridosa ou apenas passávamos ao largo, mesmo que com algum “peso na consciência”. Nos dias atuais, ao que parece, “virou moda” aproveitar a rede de amigos virtuais para tentar induzir alguns a “adotar” cães ou gatos eventualmente abandonados. Via de regra, o autor do pedido não assume a adoção de nenhum para si próprio.

Ação civil

Publicada decisão do Tribunal de Justiça que manteve a tutela de urgência sobre a realocação das famílias que moram próximas ao cemitério. Cuida-se de uma ação civil pública proposta pelo MP. Agora a Prefeitura passa a ter mais urgência para arrumar algum outro local onde irá assentar esses moradores, apesar da redução do valor da multa diária imposta.

Espírito de corpo

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, nessa segunda-feira, projeto de resolução estabelecendo a soltura de cinco deputados presos na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato. O projeto será votado hoje no plenário. Por cinco votos favoráveis à soltura e dois contra, a CCJ aprovou o projeto de resolução com três pontos: soltura dos deputados, afastamento dos mandatos e extensão da medida a outros dois parlamentares que não estavam citados em decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que definiu ser atribuição da Alerj a soltura dos deputados. A reunião da CCJ durou cerca de 4 horas. Votaram contra o projeto os deputados Luiz Paulo e Dr. Serginho. Votaram à favor todos os demais membros titulares da comissão. Para o deputado Luiz Paulo, a possível soltura dos deputados presos prejudicará a imagem do Parlamento perante a sociedade. “Qualquer ato da Assembleia Legislativa, se não tiver em consonância com o desejo da sociedade, pode prejudicar a imagem. E cada um vota segundo a sua consciência”, disse Luiz Paulo. Nenhum dos deputados da CCJ que votaram favoravelmente à libertação dos colegas presos deu declarações à imprensa. A reunião foi fechada. (Fonte: Agência Brasil)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “22 de outubro de 2019”

  1. Professor Lauro, boa tarde!

    Sou leitora do Blog e admiradora do seu trabalho, entretanto, gostaria de solicitar ao Senhor que fosse retirada a minha publicação do mesmo. Até porque, a publicação é uma lembrança do Facebook, apesar da mesma continuar sendo bem atual.
    Para mim a ferramenta Facebook funciona como um diário pessoal. NÃO tenho a intenção de ficar “famosa”.
    Certa de poder contar com a compreensão.
    Antecipadamente agradeço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: