Frase do dia
A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia, ela começa na sala de aula. (Lee Iacocca)
Inacreditável
Quando se pensou que, com a denominação da sala de exposições do Centro Cultural Ferroviário de Itacuruçá com o nome da matriarca da família Kede, Dona Concília, o distrito estava ganhando um espaço renovado para a difusão da arte e da cultura, estávamos todos enganados. Chegou ao conhecimento do blog que o espaço, aliás, o único espaço capaz de abrigar mostras as mais diversas, só pode ser utilizado, a partir de agora, única e exclusivamente para a exposição de obras da Dona Concília.
Inacreditável II
No bojo da informação recebida, consta que a Fundação Mário Peixoto teria realizado uma mudança em seus estatutos que permitiria a utilização da área de forma exclusiva e por tempo indeterminado para a exposição das obras de Dona Concília. Assim sendo, qualquer outra manifestação artística vinculada ao distrito, como eventuais exposições de fotografias, de pinturas de outros artistas, de selos e até mesmo de itens e curiosidades dos tempos do trem “maria-fumaça” no município não mais podem ser realizadas naquele espaço. Como não existe outro local adequado e disponível no distrito, quem perde é a cultura e memória de Itacuruçá.
Feriado trágico
O dia adicional de folga, propiciado pelo feriado do dia do professor, também trouxe incidentes e acidentes graves. Na madrugada de segunda-feira, uma lancha pegou fogo na Marina, em Itacuruçá. Ontem, ocorreu o afogamento de um jovem rapaz de dezenove anos em frente ao quiosque 15, em Muriqui. Apesar das buscas dos bombeiros, o corpo seguia desaparecido. Na ilha da Vigia, ocupantes de um Jet-sky sofreram um acidente quando faziam manobras arriscadas. Ambos vieram a óbito, um rapaz e uma moça. Na rodovia Rio Santos, ocorreram pelo menos dois acidentes envolvendo automóveis: um dentro do túnel entre Itacuruçá e Muriqui e outro, já no início da noite, no trevo de entrada de Itacuruçá. Para completar, constatou-se, na manhã de hoje, que uma das creches de Itacuruçá foi assaltada e saqueada na noite de ontem, inviabilizando o acolhimento de cerca de cento e cinquenta crianças.
Cabine abandonada
Atendendo ao questionamento de um leitor do blog a respeito de onde ficaria a cabine construída para a Guarda Municipal na praça da estação e sem uso desde o governo Capixaba e que seria apropriada para a instalação de um ponto de apoio para bombeiros e guarda-vidas nos dias de “casa cheia”, esclarecemos que a mesma fica situada na parte da praça de frente para os quiosques e o mar e que está (ainda) completamente abandonada.