08 de outubro de 2019

Frase do dia

Quando você se recusa a partilhar alguma coisa, corre o risco de perder tudo. (Bispo Desmond Tutu)

Conselheiros tutelares

Divulgada, no dia de ontem, a relação dos candidatos a conselheiros tutelares de Mangaratiba eleitos no último domingo: Wagner 311 votos Itacuruçá; Gabriela 210 votos Gamboa-Itacuruçá; Letícia 193 votos Praia do Saco; Renan 162 votos Praia do Saco; Suely 161 votos Conceição de Jacareí. Caso não haja nenhuma impugnação por parte do Ministério Público ou do CMDCA, eles tomarão posse nos primeiros dias de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.

Conselheiros tutelares II

Um total aproximado de mil e quinhentos eleitores compareceram voluntariamente às urnas para participar do pleito, o que significa menos de cinco por cento do eleitorado do município. Os principais motivos dessa baixa presença foram, sem dúvida, a falta de divulgação, por parte do CMDCA, quanto às funções e importância do conselheiro tutelar no que diz respeito à proteção dos direitos da criança e do adolescente e, de outra parte, a evidente e em alguns casos proposital mistura com candidaturas à vereança no ano que vem. Já há apoiadores de candidatos eleitos indicando seus nomes para a disputa de uma cadeira na câmara nas eleições de 2020.

Convocação

A prefeitura de Mangaratiba divulgou, no diário oficial de ontem, de número 1002, a convocação de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2015, para a realização de exames, documentos e tomada de posse.

Acidente

Com relação ao acidente ocorrido no fim da tarde de sábado em Itacuruçá, envolvendo uma traineira e uma lancha esportiva, há informações de que quem conduzia a embarcação causadora do acidente não era seu proprietário, mas alguém que a estaria utilizando sem autorização. Mesmo assim, o proprietário deverá ser responsabilizado, vez que a legislação estabelece que a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência poderá suspender ou apreender uma Carteira de Habilitação do Amador, pelo prazo máximo de até 120 dias, sem prejuízo de outras penalidades previstas na legislação em vigor quando o Amador entregar a condução da embarcação a pessoa não habilitada;  Conduzir a embarcação em estado de embriaguez alcoólica ou sob efeito de substância tóxica de qualquer natureza.

 DFK

Apesar do tempo nublado e do mar agitado, os organizadores do DFK, asseguram que a presença de praticantes da modalidade, no último final de semana em Itacuruçá, conseguiu bater o recorde mundial devendo, em breve, ser incluído no Guiness book, o livro dos recordes.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “08 de outubro de 2019”

  1. Em tempo! Vale lembrar que, atualmente, temos o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), capaz de substituir o documento oficial com foto…

  2. Boa tarde, Prof. Lauro e leitores.

    A respeito das eleições para o Conselho Tutelar, acrescente-se que a exigência de apresentação do título eleitoral mais a carteira de identidade pode ter também influenciado no resultado sendo que, a meu ver, apesar de se tratar de uma exigência do parágrafo único da Lei Municipal n.º 690/2010, bem como do edital n.º º 01/2019 – SMASDH/CMDCA, publicado nas páginas 12 a 25 da edição n.º 910 do DOM de 09/04/2019, entendo pela facilitação do exercício do direito do voto. Ou seja, bastaria o eleitor local levar o RG e a mesa conferir. Pois, se nos pleitos normais, o eleitor que souber o seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação), por que uma exigência maior para o Conselho Tutelar?

    Sem dúvida, apesar das regras estarem na referida lei e no edital, entendo que faltou uma ampla divulgação, mas há que se levar em conta a dependência de recursos por parte do CMDCA, o qual necessita da estrutura do Poder Executivo para desenvolver as suas atividades.

    ´Ótima terça-feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: