03 de outubro de 2019

Frase do dia

A tolerância é tão necessária na política como na religião; só o orgulho é que é intolerante. (Voltaire)

Romeiros

Seguindo a tradição, um grupo de romeiros, que partiu do Rio de Janeiro, está cruzando a rodovia Rio Santos, a pé, em direção ao santuário nacional de Aparecida do Norte. Na manhã dessa quarta-feira, eles passaram por Mangaratiba. Pretendem chegar à basílica um dia antes do dia 12 de outubro.

De passo em passo

Um leitor do blog e empresário de uma pousada em Itacuruçá informou que um de seus hóspedes alcançou, na última semana, mil quilômetros de caminhada. A distância corresponde a uma viagem, em linha reta, até Blumenau, em Santa Catarina ou a Porto Seguro, no litoral da Bahia. Foi cumprida, no entanto, em caminhadas diárias dentro do distrito de Itacuruçá durante os últimos três anos. Como incentivo, a pousada adotou a prática de fornecer-lhe, gratuitamente, um coco verde, gelado, todos os dias em que ele volta do exercício.

Trapalhada

Apesar dos esforços de alguns colaboradores, a atual administração municipal continua tendo de conviver com atitudes impensadas e com efeitos políticos bastante nocivos. Foi o que aconteceu no dia de ontem, por exemplo, quando um mutirão de serviços públicos se deslocou para a praia da Gamboa, na ilha de Itacuruçá. Num primeiro momento, as equipes se dedicaram às tarefas próprias de capina e consertos, até que chegou ao local uma pretensa “autoridade” da pasta, acompanhada de dois policiais militares armados. Ao que parece, a presença da escolta devia-se ao temor de que a tal “autoridade” pudesse ser vítima de agressões por parte da população. Só a cena, em si, já seria um péssimo cartão de visitas, posto que uma verdadeira afronta à população pacata e ordeira que reside no local.

Trapalhada II

A trapalhada, todavia, não ficou apenas na imagem. Segundo relatos, os policiais em questão, obedientes a seu treinamento, não demoraram a identificar elementos em atitude suspeita. Feita a abordagem, dois homens foram detidos com drogas e uma motocicleta apreendida. Os presos ficaram longas horas algemados, sentados numa beira de calçada, até poderem ser transportados para o continente, junto com o veículo, e para a 165 Delegacia Policial. Essa movimentação também foi feita junto com a saída da caravana de serviços públicos. Para quem não entende que função policial e atuação de setores da prefeitura são coisas distintas, ficou no ar a impressão de que foi a prefeitura que levou a polícia até a comunidade. De outra parte, os servidores que estavam no local, ficaram apreensivos em, mais adiante, quando os bandidos forem soltos, serem acusados de terem sido eles que levaram a polícia ao local.

Isso é turismo

Itacuruçá vai sediar nos dias 5 e 6 de outubro o Desafiator Kayak Fishing, o maior desafio de pesca de caiaque do mundo. O evento, que terá a participação de atletas de vários países, conta com apoio da Prefeitura de Mangaratiba. Todavia, como alertado aqui no blog há alguns meses, a expectativa deste ano é que cerca de quatro mil pessoas venham para o distrito nos próximos dias. Já se registra, por exemplo, que não há mais leitos disponíveis em hotéis e pousadas desde a semana passada. A movimentação de trânsito obedecerá ao planejamento típico de dias de carnaval, como, por exemplo, o deslocamento do ponto de ônibus da viação Ponte Coberta para a área da Brasilinha.

Isso é turismo II

O desafio DKF, além de promover o encontro de Caiaques do modelo Sit On Top, conta ainda com competição de pesca esportiva, arrecadação de alimentos para doação, diversas atrações e shows. A concentração e largada será no final da orla de Itacuruçá, próximo ao Axixá. O desafio DKF Mangaratiba 2019 será o maior da história do evento. O número de participantes superou o de todas as edições anteriores. A etapa contará com a participação de 90 equipes e 1.800 atletas de vários países da América do Sul, principalmente da Argentina e Uruguai. A programação começa no sábado, com a confraternização entre os atletas. As apresentações musicais começam às 15 horas, com DJ. A partir das 19 horas a Banda Kenzzy se apresenta. Logo em seguida, será à vez do pagode com o Grupo A Vera. No domingo, será dada a largada para o torneio de Kaiak, às 7 horas. (Jornal Atual)

Boa ideia

A propósito do evento deste final de semana, assim se manifesta um leitor do blog: “Já passou há muito a hora de se pensar na indústria do turismo para o município. Itacuruçá deveria ser nominado de Distrito Turístico de Itacuruça e a Serra do Piloto de Distrito Turístico Ecológico da Serra do Piloto. O Sebrae poderá ser consultado para desenvolver os projetos turísticos para desenvolvimento nestes distritos.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: