25 de setembro de 2019

Frase do dia

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. (São Francisco de Assis)

Oráculo

Adiado para o próximo dia cinco de outubro a ação denominada “A Prefeitura em seu bairro”, que seria realizada em Itauruçá no próximo final de semana. Chamou a atenção, todavia, que a justificativa para o adiamento tenha sido a “previsão de fortes chuvas” para o sábado, isso faltando cinco dias para o evento e, conforme mostram os sites especializados em previsão do tempo, a tendência para o distrito é que hajam apenas chuviscos no dia em questão, como mostra a imagem disponível no site Climatempo. Aguardemos, portanto, o final de semana. Se apenas chuviscar, quem aconselhou o prefeito a adiar, terá dificuldades em se explicar. Por outro lado, se chover forte, no fim das contas, pode abrir sua própria página de previsões infalíveis na internet.

Sessão da câmara

O assunto central da sessão de ontem da câmara municipal de Mangaratiba foi a aprovação da autorização para a prefeitura tomar o empréstimo de cinco milhões de reais para viabilizar a implantação da autarquia municipal que cuidará do transporte público dentro do município. Nas idas e vindas das manifestações dos vereadores, alguns aspectos chamaram a atenção, em especial a verdadeira “saia justa” em que o presidente da casa colocou o vereador Wlad da Pesca ao perguntar-lhe, diretamente, se ele, como edil atuante, teria lido em detalhes as condições do empréstimo, taxa de juros a ser cobrada, condições de pagamento, etc. O vereador foi obrigado a responder que não havia lido. Recebeu uma “alfinetada” final com o comentário de que algumas matérias estavam sendo aprovadas “à Bangu”.

Sessão da câmara II

Outro ponto de destaque foi o movimento dos vereadores Emilson Coelho e Beto Durika no sentido de incluir nas discussões sobre a questão do transporte municipal as alternativas de atendimento aos moradores das ilhas, por meio do transporte aquaviário. Devem, todavia, os edis em questão atentar para o fato de que, se já causou problemas a discussão do transporte municipal terrestre sem a participação, desde a primeira hora, da Cootam, cooperativa de transporte alternativo local, muito maior será o “vespeiro” se tiver que mexer com os “taxi-boats”.

Sessão da câmara III

Apresentando sua análise e opinião pessoal, o vereador Charles Graçano expressou sua convicção de que o assunto deveria ser bem mais discutido. Em sua visão, implantada a empresa Conecta, interligando todos os distritos do município com passagens a dois reais (ou menos), em seis meses a Cootam irá à falência e, mais ainda, em dois anos os novos ônibus irão quebrar. Lembrou, ainda, que ao contrário de Mangaratiba, a tendência do poder público é a de terceirizar serviços, e não estatizá-los. Ao que se teve conhecimento até agora, além dos ônibus a serem adquiridos, seriam criados pelo menos sessenta empregos, além de um presidente para a autarquia, com status de secretário municipal.

Sessão da câmara IV

Em sua intervenção, em defesa da aprovação da implantação da empresa, o vereador Fernando Freijanes afirmou que o empréstimo bancário deve ser utilizado para adquirir entre dezesseis e vinte ônibus novos. Todavia, ele defende que a operação do sistema seja feita por uma empresa terceirizada, após licitação, e da qual se possa cobrar, via contratual, a qualidade do serviço prestado.

Atenção redobrada

Conforme publicado ontem aqui no blog, o Dnit está retirando da rodovia Rio Santos diversos radares de fiscalização eletrônica de velocidade. Os mais recentes foram os da pista de descida e de subida, na altura de Coroa Grande. Registre-se que o segundo, na pista de subida, e que limitava a velocidade no local a 50 km hora, em muitas situações serviu de ponto de abordagem de bandidos a motoristas que transitavam na via.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “25 de setembro de 2019”

  1. Prefeito não é bobo, sabe que colocando o evento de ação social no mesmo final de semana do evento pesca de caiaques dia 5 , sera o momento perfeito para se promover.

  2. Caro colunista e vizinho,

    Quero informar que hoje estou bastante inspirado a fazer uma resenha crítica do noticiário, não na pessoa do interlocutor, mas das notícias em si.
    Quanto ao adiamento da vinda do Prefeito ao distrito de Itacuruçá quero crer, num primeiro momento, que a chuva foi tão somente um empecilho para que o evento não acontecesse na data inicialmente prevista, pois podem haver outras causas.
    Já quanto à empresa Conecta, tive oportunidade de comentar com um dos vereadores, em conversas informais, sobre a possibilidade de subvenção da atual empresa concessionária, com cobrança de resultados, desde que este custo pudesse ser ‘bancado’ pela municipalidade – o que não parece ser o caso, de vez que houve necessidade de buscar linha de crédito de 5 milhões junto ao BB. A autarquia parece ser um ponto de partida, desde que em regime especial, e com tempo definido de existência. E, volto a opinar, é preciso disciplinar o transporte municipal. O povo tem esse direito; mas do que o direito, uma necessidade, por isso se submete aos mais bizarros meios de condução, tais como as ‘lotadas’ e vans clandestinas, em seu pior estado de conservação.
    Por derradeiro, (ainda) tenho esperança de dias melhores para o município, mas não podemos perder de vista que devemos fazer nossa parte, não só elogiando o que vem dando certo, a título de estímulo, mas principalmente apontando os erros, propondo soluções, e cobrando das autoridades locais, em última análise eleitas pelo nosso voto, ou nomeadas por quem elegemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: