20 de setembro de 2019

Frase do dia

Há pessoas que se apegam à sua opinião não porque seja verdadeira, mas porque é sua. (Santo Agostinho)

Última forma

No jargão militar, a expressão “última forma” é usada como voz de comando para que a tropa desconsidere a última ordem recebida e que estava na iminência de ser cumprida. Ao que parece, esse foi o comando do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, a respeito da licitação para a nova empresa de coleta de lixo no município. Isso também significa que a atual empresa, em contrato emergencial, ainda vai ganhar uma longa sobrevida, apesar do serviço de baixa qualidade. (Aviso de adiamento publicado no DOM, edição número (990)

Um passo atrás

Já no dicionário, a expressão “última forma” também pode ser traduzida como: “retiro o que eu disse, esquece o que eu falei”. Que foi a conseqüência, na sessão de ontem da câmara municipal de Mangaratiba, das reclamações da Cooperativa – Cootam quanto à criação de uma empresa municipal de transportes públicos. Com a presença de filiados à cooperativa, reclamando não terem sido ouvidos no processo e querendo saber como ficaria a situação da cooperativa, todos os vereadores aprovaram a suspensão da votação em segundo turno da mensagem do prefeito criando a empresa Conecta. Vale o registro do alerta do vereador Rodrigo Bondim lembrando que a votação às cegas do código do meio ambiente, criou mais problemas do que resolveu.

Um passo atrás II

Levando em conta as considerações apresentadas pela maioria dos vereadores, ficou evidente que poucos ou nenhum deles havia estudado a matéria o suficiente, antes da votação da última terça-feira, e só reagiram favoravelmente ao adiamento da segunda votação para não ficarem “mal na fita” com um grupo de profissionais que tem contato direto e permanente com a população e podem, mais adiante, se tornarem cabos eleitorais espontâneos ou críticos ferozes.

A roda da justiça

Ambos já saíram do noticiário municipal há algum tempo. Foram, entre outros, protagonistas até de reportagem do “Fantástico” no quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”. Todavia, do mesmo modo que se dizia, lá pelo início do século com relação às travessuras de políticos “isso não vai dar em nada”, a roda da justiça continua girando e, nos dias atuais, cumprindo o que a lei determina. No último dia 17 de setembro, por exemplo, o juízo da vara única de Mangaratiba determinou a penhora de bens do ex-prefeito Capixaba e do ex-secretário e ex-vereador Marquinho da Ilha, por conta de atos de improbidade administrativa ocorridos há alguns anos, quando ambos estavam no poder.

Uma estrela sobe

A historiadora, arqueóloga e uma das principais referências no resgate e preservação da memória de Mangaratiba e região, Mirian Bondim, que é Coordenadora de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Eventos, Esportes e Lazer da Prefeitura de Mangaratiba e Conselheira Cultural da Costa Verde, foi escolhida por unanimidade para ser Conselheira Estadual dos Patrimônios Imateriais do Rio de Janeiro.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “20 de setembro de 2019”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores,

    Acredito que essa decisão do TCE possa ter sido justamente para que tenhamos uma melhor igualdade de oportunidades no processo licitatório da coleta de lixo, o que diminuirá as chances de uma empresa que presta maus serviços como a atual sair vencedora.

    Vedade seja dita, mas a coleta de lixo era uma das poucas coisas que funcionavam decentemente em Mangaratiba.

    Ótima sexta-feira a todos!

    1. Que eu me lembre só ficou ruim no governo provisório do dr.Miltinho.
      Tem sido impecável até esta péssima.
      Não sei a que preço…

      1. Pois é, Eduardo. São tempos de retrocessos. Atualmente, nem mais as leis sancionadas estão sendo publicadas na área do site da Prefeitura quanto aos atos oficiais. A última foi a LDO da época do Charlies. Bom domingo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: