23 de agosto de 2019

Frase do dia

Sereis tanto mais influentes quanto mais fores corretos e justos. (Juscelino Kubitschek)

The big Picture

Uma expressão muito usada por jornalistas americanos é que em momento algum se deve perder a visão em perspectiva, o quadro maior em que determinado acontecimento está inserido. Passados dez meses de governo Alan Bombeiro, muitas pequenas e pontuais ações estão sendo realizadas, como há muito não se via no município. São eventos como: feira pesca literária, varal de solidariedade, formação de patrulheiros mirins, cine rural, etc. De outra parte, também deixamos de frequentar o noticiário jurídico-policial. Existem queixas e reclamações? Claro que existem. Falhas, carências, desencontros? Com certeza também acontecem. No entanto, é inegável que há muitos anos Mangaratiba não passava por um tão longo período de calmaria.

The big Picture II

Há poucos dias, o blog divulgou a informação da substituição do vereador Rogério da Máquina pelo suplente Beto Durika. Evidentemente, antes de tornar pública a notícia, fomos verificar nas listagens de resultados do Tribunal Regional Eleitoral qual seria a linha de sucessão. Oficialmente, o primeiro suplente seria o ex-vereador Pedro Bertino que, no entanto, está impedido de ocupar o cargo por conta do processo envolvendo os três ex-presidentes da câmara, Vitor Tenório, Edison Ramos e ele mesmo. Como já existe decisão judicial determinando que todos os três se mantenham afastados de cargos públicos, o sucessor imediato passou a ser o segundo suplente Beto Durika.

The big Picture III

Nas redes sociais, uma internauta publicou um “print” do resultado oficial do TRE relativo às eleições de 2016, assegurando que o ex-vereador Pedro Bertino seria sim o convocado para ocupar a cadeira que se abre com o pedido de licença do vereador Rogério. Ainda através das redes sociais, ela faz a pergunta direta ao Pedro Capixaba: “Pedro Bertino Vaz, você confirma essa informação?” Recebe dele a resposta, assim publicada: “Sou ou próximo na ordem, porém, vou pedir licença, e o Durika vai ser vereador. Sou o suplente, pedirei licença para assuntos particulares pelo prazo determinado do vereador Rogério, mais detalhes em breve!”

Só para esclarecer

Assim se manifesta o desembargador Francisco José de Asevedo em sua decisão de 27 de agosto de 2018: “Sendo assim, determino: 1. A EXPEDIÇÃO DO MANDADO DE PRISÃO dos acusados VITOR TENÓRIO DOS SANTOS, EDISON RAMOS e PEDRO BERTINO JORGE VAZ, com prazo de cumprimento de 20 anos, na forma do art. 109 do Código Penal e da Resolução n.º 137/2011 do Conselho Nacional de Justiça; 2. A EXPEDIÇÃO DO MANDADO. 3. A SUSPENSÃO DAS FUNÇÕES PÚBLICAS DOS VEREADORES denunciados e terceiro nomeado, vez que demonstrada a utilização dos cargos para a prática de infrações penais, nos termos do art. 282 c/c o art. 319, VI, do Código de Processo Penal, como medida de apoio consectária da custódia preventiva.”

Só para esclarecer II

Quase um ano depois, a situação dos três modificou-se um pouco. O vereador Edison Ramos continua vereador, respondendo ao processo em liberdade, mas também continua afastado do cargo por conta dessa decisão judicial. Vitinho preferiu renunciar ao mandato objetivando escapar da determinação de prisão preventiva, o que lhe foi negado já em várias instâncias. O ex-vereador Pedro Capixaba, como não era detentor de mandato quando da ordem de prisão, também conseguiu um “habeas corpus” para responder em liberdade, mas já está há quase um ano suspenso do exercício de função pública, exceto aquela do cargo que ocupa em decorrência de aprovação em concurso público.

Todo cuidado é pouco

Devido à chuva, à ventania e a outros fatores meteorológicos – e não só pela intervenção danosa do homem – árvores estão caindo sobre as ruínas históricas do Sahy, ameaçando suas estruturas. Num esforço coletivo com a Fundação Mário Peixoto, a Prefeitura Municipal de Mangaratiba, através da Defesa Civil e das suas Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Lazer, está realizando um estudo para realizar a poda de árvores e a preservação do nosso patrimônio. Quem sabe esse não é o primeiro passo para a criação do Parque Arqueológico e Ambiental do Sahy, cujas ruínas guardam a história do período escravagista em Mangaratiba e no Brasil? (Fábio Rodrigues)

Todo cuidado é pouco II

Nosso município precisa, mais do que nunca, aprender a conservar seu patrimônio. A reinauguração do cruzeiro de pedra setecentista situado em frente à igreja Nossa Senhora da Guia pode se tornar o marco referencial dessa mudança de atitude. Não esqueçamos que, enquanto na Europa existem construções de mais de oitocentos anos. Que no Brasil existem cidades inteiras que continuam de pé após duzentos, trezentos ou quatrocentos anos, inclusive nossa vizinha Paraty, nossas “atrações turísticas” do período colonial são “ruínas”. Em outras palavras: “Nada preservado. Tudo arruinado.”

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “23 de agosto de 2019”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: