02 de agosto de 2019

Frase do dia

Gostaria que os que viessem depois de mim pudessem, pelo menos, ver alguma coisa que ainda lembrasse o país fabuloso que é o Brasil. (Burle Marx) 

Sessão da câmara

Retomados, no dia de ontem, os trabalhos regulares da câmara municipal de Mangaratiba. Como assunto principal da pauta, como já era esperado, a apresentação de projeto de lei, por parte do vereador Rogério da Máquina, propondo a revogação total do novo Código Ambiental do município.

Natimorto

O projeto de lei que propõe a revogação total do código ambiental pode, em princípio, levantar longas discussões na câmara, no entanto, como asseguram especialistas em processo legislativo, já nasceu morto. Assim se manifestam as áreas de processo legislativo e jurídica da câmara municipal de São Paulo a respeito de matéria idêntica: “Na mesma linha do que se adota no momento da aprovação, a revogação das leis deve observar as hipóteses de iniciativa privativa do Poder Executivo, de modo a manter-se a harmonia e a independência dos Poderes. Sendo assim, as leis cujas matérias demandem a manifestação de vontade inicial do Prefeito para a deflagração do processo legislativo também devem ser retiradas do ordenamento jurídico mediante iniciativa governamental. No que diz respeito ao conteúdo, a revogação de qualquer norma deve preservar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada (art. 5º, XXXVI, da Constituição da República), portanto, se qualquer destes for prejudicado pela lei revogadora, ela se tornará inconstitucional.”

Cinema na praia do saco

Boa iniciativa, mas em dias impróprios e horários inadequados. Toda a programação em dias de semana e a maior parte das sessões em horário de funcionamento das escolas.

Toma, que o filho é teu.

Apresentado no noticiário como autor de facadas em tentativa de homicídio da ex-esposa, o sujeito veio se esconder na ilha de Itacuruçá, na praia de Quatiquara. Programas jornalísticos de rádio e televisão informaram que ele foi capturado em Itacuruçá. Não é verdade. Boa porção da ponta norte da ilha de Itacuruçá pertence ao município de Itaguaí, inclusive a citada praia.

Notícia alarmante

Para muitos, essa sim é uma notícia alarmante decorrente da deterioração ambiental que assola o planeta: “O aquecimento global pode colocar a cerveja em risco. A conclusão é do estudo liderado por pesquisadores da Universidade Chinesa de Pequim e da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, Publicado pelo jornal científico Nature Plants: se o ritmo atual de aumento na temperatura do planeta continuar, fenômenos climáticos como secas e ondas de forte calor irão afetar as principais regiões produtoras de cevada e lúpulo em todo mundo – inclusive levando as duas matérias-primas a risco de extinção. De acordo com as estimativas do levantamento, o resultado pode ser um aumento severo no preço da cerveja: o valor do litro dobraria ou até triplicaria e geraria queda de 16% no consumo global da bebida, nada menos que 29 bilhões de litros anuais – equivalente ao consumo norte-americano em um ano. “Embora esse não seja o impacto futuro mais preocupante da mudança climática, extremos climáticos relacionados a isso podem ameaçar a oferta e a acessibilidade econômica da cerveja”, afirma o estudo. A queda no consumo e na produção de cerveja tem efeitos mais severos do que o aumento no preço final do produto. No Brasil, a indústria da cerveja responde por 1,6% do PIB do país e gera mais de 2,7 milhões de empregos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Cervejeira.”

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “02 de agosto de 2019”

  1. Bem!!!
    Falar q essa Lei Ambiental tem q ser revista e novamente analisada pela Câmara, me perdoem é baléla!
    Essa bendita Lei foi criada e implantada aqui como em outros Municípios, com intuito apenas da Compensação Ambiental, ou além de cegueira estamos cercados de imbecis..Vamos parar com essa hipocrisia!
    Mangaratiba está de joelho a esta Secretaria, isso é humilhante, degradante, não só Apenas comerciantes estão sendo reféns, contribuintes e empreendedores.
    Mangaratiba sofre com desemprego, falta de oportunidade, e a construção civil, juntamente com comércio e as poucas empresas do entorno q empregam nossa população, agora temos q nos curvar e pagar compensacoes absurdas a uma Secretaria q mais parece um banco.Agora!!Para quem vive de bajular político, não constrói nada na vida, não possui comércio, não emprega ninguém, apenas bate palma pra maluco dançar, parabens vc é mais um inerte e uma pedra em Mangaratiba.
    Essa Lei q esfaqueia Mangaratiba todos os dias tem q ser revogada por unanimidade, uma questão de vergonha e honra para a população Mangaratibense.
    Obrigado Rogério da Máquina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: