Frase do dia
A vida é como um livro que deve ser folheado página por página, sem se consultar o índice. (Anônimo)
Secretário de saúde
No final da tarde de ontem correu a informação da saída do secretário de saúde do Município. Até o momento não se tem maiores notícias sobre a motivação dessa exoneração, até porque, há poucos dias, seu trabalho à frente da pasta estava sendo bastante elogiado. Segundo corre nos bastidores, o principal motivo teria sido sua discordância com a possibilidade de Mangaratiba vir a adotar o mesmo modelo de gestão da saúde existente no Rio de Janeiro, terceirizado através de Organizações Sociais.
Saída do secretário – comentário
Uma das perguntas que mais tenho escutado ultimamente na cidade é se, com a exoneração do secretário de saúde, o prefeito pode contratar uma OS para prestar serviços no Município. Embora eu não tenha bola de cristal, apenas adianto em dizer que algo assim não será nada bom para Mangaratiba. E nem tem como gerar mais empregos na cidade porque os gastos com a contratação de pessoal poderão ser computados no limite de 54% da LRF. Vamos ficar de olho! (Rodrigo Âncora da Luz, via facebook)
Entre os piores
Pesquisa realizada em nível nacional apontou o município de Niterói, onde a distribuição de água e coleta de esgoto está classificada entre as dez melhores do país. Na outra ponta, os cinco piores municípios com mais de cem mil habitantes, também estão no Rio de Janeiro. A saber: Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, São Gonçalo e Belford Roxo. Todos esses municípios estão sob os cuidados da Cedae, que consegue levar água tratada para a maioria absoluta da população. Contudo, quando o assunto é o tratamento de esgoto, o resultado não agrada. Segundo o levantamento, todo o esgoto que não é tratado nessas cidades acaba na Baía de Guanabara. As cidades de Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, praticamente não tratam seus esgotos. Belford Roxo e Duque de Caxias, também na Baixada, tratam 5% e 6%, respectivamente, dos seus rejeitos. Já São Gonçalo, na Região Metropolitana, trata 15% de seu esgoto. De acordo com os especialistas, são milhões de litros de esgoto in natura poluindo todos os dias os rios das próprias cidades e depois, um dos mais conhecidos cartões postais do país, a Baía de Guanabara. (Fonte; G1)
Sem serviço
Já por aqui, em Mangaratiba, o serviço da Cedae não alcança a coleta de esgotos que, ou são jogados diretamente no mar, como mostram as línguas negras em várias praias, ou são recolhidos em fossas sépticas. Já a distribuição de água, além do precaríssimo tratamento nos pontos de captação, é tão bom, mas tão bom, que relatos desse tipo são comuns nas redes sociais “De novo aqui pedindo SOCORRO! A CEDAE, PREFEITO E VEREADORES. Rua Vereador João Luiz Gomes Júnior. Bairro Santa Tereza (Morais) Estamos sem ÁGUA à 30 dias.” (Mary Keller, Praia do Saco)
Irracionais?
Quando a intenção é boa, até os animais entendem com quem podem contar
Secretário de saúde:
Na gestão Charlinho(de saudosa memória) tivemos uma OS trazida pelo falecido vereador Cabeça:
Os famigerados irmãos Pellegrini !!!
Os óbitos no HMVSB aumentaram na mesma proporção da conta bancária deles.
Depois foram predar em outros municípios e acabaram presos em um grande escândalo.