22 de julho de 2019

Frase do dia

Algumas pessoas, quando ouvem um eco, pensam que deram origem ao som. (Ernest Hemingway)

Fiscalização presente

Devido à falta de espaço para o estacionamento de veículos nas áreas centrais de Itacuruçá, muitos motoristas que participaram do evento de pesca de caiaque especial foram multados no dia de ontem. Por conta dos fortes ventos, o evento em si acabou não acontecendo, pela segunda vez.

Fiscalização ausente

Usando como pretexto a ausência de regularidade na coleta de lixo, os responsáveis pelo empreendimento Rio Marina decidiram afrontar o direito de todos os demais moradores de Itacuruçá. Na manhã de ontem, um automóvel “picape” fez várias viagens retirando lixo de dentro da Marina transportando-o para jogar às margens da linha do trem na Brasilinha. Faltou a presença da fiscalização de posturas para reprimir ou multar os “sujismundos”.

Pessoa certa

Com uma mobilização impressionante, e disputando com candidatos de Itaguaí e Angra dos Reis, a historiadora Miriam Bondim, de Mangaratiba, com todos os méritos, venceu a eleição e irá representar o município e a Costa Verde no Conselho Estadual de Políticas Culturais. Que seu trabalho junto ao Conselho seja impecável, assim como sua vida dedicada à história cultural e patrimonial de Mangaratiba é região.

O peixão

Circulou nas redes sociais, no último final de semana, um vídeo de um imenso peixe, capturado nas águas da nossa baía, que apenas para ser transportado do barco para a calçada precisou do esforço de dois homens bem fortes. Identificado, o peixe era um mero, um peixe marinho da família das garoupas que habita águas tropicais e subtropicais do oceano Atlântico. Podem ser encontrados em manguezais e costões rochosos, próximos de naufrágios, pilares de pontes e parcéis. A espécie é muito vulnerável à pesca, pois possui taxas de crescimento lento, atingem grandes tamanhos, agregam-se para a reprodução, maturam sexualmente tardiamente e são territorialistas. Por conta disso, é proibida sua pesca e os pescadores, mal chegaram ao continente, foram abordados por policiais que apreenderam o animal e registraram a ocorrência como crime ambiental.

Justiça lenta

O julgamento dos acusados de assassinato do professor de zumba, Diego dos Santos Barbosa, será realizado no dia de hoje, a partir das dez horas, no Fórum de Itaguaí. O caso, motivado por ciúmes, teve grande repercussão no município e na região, onde a vítima tinha muitos amigos. Segundo as investigações da 50ª DP (Itaguaí), Diego foi brutalmente assassinado, espancado e jogado na linha do trem, no bairro Chaperó. O jovem de 31 anos, dava aulas nas manhãs, tardes e noites nas cidades de Itaguaí (Parque Municipal no Centro) e Mangaratiba (Itacuruçá e Muriqui) para todas as idades. Diego sempre mostrava muita animação e conquistava a todos. O rapaz tinha muitos amigos que ficaram perplexos com sua morte brutal.

Justiça rápida

O brasileiro Ricardo Godinho, de 41 anos, foi condenado à prisão perpétua, no Reino Unido, por ter matado a ex-companheira, Aliny Mendes. A sentença, proferida na quinta-feira, determina que Ricardo deverá passar, no mínimo, 27 anos preso. Quando cumprir esse tempo, a pena de prisão perpétua poderá ser revista. Já por aqui, o goleiro Bruno Fernandes deixou o presídio de Varginha, na noite, de sexta-feira. A Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha concedeu ao atleta a progressão para o regime semiaberto. Com isso o atleta passará a cumprir pena em casa. Bruno será submetido a algumas obrigações no novo regime. Dentre elas, terá que ficar em casa entre 20h e seis horas da manhã, durante a semana e aos domingos e feriados. Ele foi condenado a 20 anos e nove meses de prisão pela morte e sequestro da ex-amante Elisa Samudio.

Motociclistas

Desde o último dia 18 de julho até o próximo sábado, Brasília está sendo a sede mundial das motocicletas. Isso porque, a cidade sedia o Brasília Capital Moto Week, um dos maiores eventos voltados para motociclistas do mundo. Segundo os organizadores do evento, a expectativa é que, neste ano, o Capital Moto Week supere os números do ano passado, quando 700 mil pessoas passaram pelo local. Como de costume, diversos clubes fazem parte do encontro, assim como motociclistas do mundo inteiro. Em setembro, um evento destinado ao mesmo nicho de público acontecerá em Itacuruçá.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “22 de julho de 2019”

  1. O lixo da Marina é um lixo diferenciado!
    Lixo que provém de classe emergente é auto reciclável, a Secretaria de Meio Ambiente e sua equipe mega técnica não podem fazer nada.
    E outra coisa, lixo na Rua não requer licenciamento ambiental ou compensação a Prefeitura.
    Novo tempo

  2. Bom dia, Prof. Lauro e leitores,

    Infelizmente a fiscalização desse governo em Mangaratiba, seja em qual área for, parece ter se esquecido do aspecto pedagógico, colocando a arrecadação em primeiro lugar.

    Enfim, é o “novo tempo”… E um tempo muito difícil haja vista esses rigores excessivos do novo código ambiental.

    Ótima semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: