11 de julho de 2019

Frase do dia

A verdadeira viagem de descobertas não consiste em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos. (Marcel Proust)

Justa homenagem

A Câmara Municipal de Mangaratiba aprovou e o prefeito sancionou lei que denomina como Sala de exposições Maria Concília Marques Kede o espaço de exposições localizado no Centro Cultural de Itacuruçá, situado no antigo prédio da estação ferroviária do distrito. Como reparo à homenagem, apenas o fato de o decreto registrar de forma errada o nome do jornalista patrono do Cefet. Não é Odjaime, mas Odejaime de Holanda Ferreira o nome do filho da Dona Jandira e falecido jornalista da Globo.

A propósito

Nos meios jornalísticos, quando o “cria de Itacuruçá” Odejaime era um dos mais influentes editores do Jornal Nacional e do Fantástico, da Rede Globo, diz a lenda que sua mãe, que até há poucos anos ainda vivia em Itacuruçá, era uma das principais colaboradoras do JN. A dona de casa Jandira, mãe do então editor-executivo Odejaime de Holanda, era uma representante da “voz do povo” e as matérias eram feitas com o seguinte pensamento: “Será que a dona Jandira vai compreender e gostar do conteúdo?”

Justa homenagem II

Na mesma edição do diário oficial de Mangaratiba, outra homenagem aconteceu com a sanção do prefeito ao Projeto de Lei nº 42/2019 de autoria do vereador Rodrigo Bondim, aprovado pela Câmara Municipal de Mangaratiba e sancionado pelo prefeito Alan Costa, no último dia 5, denominando de “Cabo Felipe Gonçalves Pereira”, o novo Quartel da Guarda Municipal. O cabo, antes de ingressar na PMERJ, fez parte do quadro da guarda municipal de Mangaratiba. O cabo Gonçalves tinha 35 anos e foi morto em abril dentro de uma padaria em Muriqui, deixando dois filhos pequenos e esposa. Nas redes sociais o vereador agradeceu a todo o executivo e ao legislativo por juntos concederem está homenagem ao guerreiro e amigo que faleceu em combate.

Justa homenagem III

Outra justíssima homenagem correu, no dia de ontem, nas redes sociais, com a publicação pelo desenhista Marcelo Meyer de uma caricatura singela do tradicional morador de Itacuruçá Omar pela passagem de seu aniversário. Omar é um daqueles personagens “fora de série” da paisagem local do distrito, com seu violão a tocar músicas antigas, suas anedotas que, mesmo repetidas continuam arrancando risadas e seu clássico modo de comentar qualquer evento com a simples expressão: “Que beleza!”

Acesso controlado

Ainda no que diz respeito à questão do fechamento das vias da fazenda Muriqui aos não residentes no local, assim se manifesta um articulista na Revista dos Tribunais: “O chamado condomínio de lotes, essa figura já há muito conhecida no direito brasileiro, mas apenas positivada pela lei 13.465, de 11 de julho de 2017. Neste texto, trata-se do chamado loteamento de acesso controlado, igualmente introduzido por essa lei. Sua inserção ocorreu com o acréscimo de um §8º ao art. 2º da lei 6.766/1979:”§ 8º. Constitui loteamento de acesso controlado a modalidade de loteamento, definida nos termos do §1º deste artigo, cujo controle de acesso será regulamentado por ato do poder público Municipal, sendo vedado o impedimento de acesso a pedestres ou a condutores de veículos, não residentes“.

Pomar da casa branca

Na manhã da última segunda feira o prefeito Alan Bombeiro esteve no pomar da casa Branca, na Praia do Saco, para conversar com os moradores do local. No início do encontro o prefeito não pode entrar, pois não tinha autorização da proprietária do terreno*. Após alguns minutos ele recebeu a autorização via celular e conversou com os moradores dentro da área. Alan estava acompanhado do procurador do município, secretários municipais e alguns vereadores. Os moradores reivindicaram a legalização das casas, instalação de luz pela empresa concessionária de energia e a garantia de que não teriam suas casas demolidas. O prefeito Alan disse que o problema é anterior ao seu mandato e que está trabalhando para que seja encontrada uma solução o mais rápido possível. Segundo o prefeito, a prefeitura não pode fazer muito por se tratar se uma área particular e a dona do imóvel ter pedido à justiça a reintegração de posse. Ficou acertado que será criada uma comissão de moradores e instituições para, junto à prefeitura, intermediar soluções legais para que as famílias não sejam prejudicadas. O prefeito Alan também pediu para que os moradores não deixem que se instalem mais pessoas no local pois é justamente o que está causando impedimentos judiciais para a solução do caso. Também alertou para o perigo de construir em área de lixão, pois o solo é instável e contaminado. (Fonte: Robertinho Castilho, via facebook) (* grifo nosso)

Flip

Enquanto Mangaratiba “faz barulho” por conta de efemérides que pouco ou quase nada contribuem para alavancar o turismo nessa época de baixa temporada, o município vizinho de Paraty continua dando seu “banho” anual de competência na atração de visitantes. Não por outra causa, o município recebeu, na semana passada, o título de patrimônio mundial da Unesco na área ambiental e cultural. Começou ontem a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty, que reunirá 41 autores, músicos, atores e artistas entre 10 e 14 de julho. Pela primeira vez, a festa literária terá mesas mais curtinhas, de 45 minutos, intercalando com as tradicionais de 1h15. Também terá uma competição de poesia falada com poetas internacionais, o Flip Slam. Seguindo a tendência iniciada em 2016 de incluir mais convidadas na programação, a Flip deste ano tem maioria de mulheres: são 22, ou 53,6%. Ela também é, sobretudo, brasileira: São 22 convidados nacionais, 12 de países de língua não inglesa e 7 de países inglesa. Com homenagem a Euclides da Cunha, a edição quer promover debates que o escritor levantou ao longo de seu trabalho e o tom político será forte durante os cinco dias de debates e apresentações.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: