02 de julho de 2019

Frase do dia

Saber transformar pequenos acontecimentos em fonte de alegria é habilidade de poucos. (Roberto Shinyashiki)

Avaliação positiva

Pela primeira vez, em muitos anos, as avaliações positivas sobre a tradicional festa de São Pedro, em Itacuruçá, superaram as negativas. A presença de muitas famílias, incluindo pessoas que diziam ter deixado de ir às festas do distrito foi bastante significativa. Os motivos para essa visível mudança de atitude foram, nas palavras de alguns moradores, a inexistência de música “funk”, a diminuição do número de barracas vendendo apenas “pastelaço” e “caipivodka”, o adequado policiamento impedindo as sempre esperadas, em outros anos, brigas no início da madrugada e a indiscutível valorização de alguns artistas locais.

A propósito

Disse uma moradora em rede social sobre a apresentação da cantora de Muriqui Mary Novaes na primeira noite da Festa de São Pedro: “Há muito tempo não vejo uma apresentação na festa de São Pedro assim. Show!”

Pau de sebo

Uma das atrações da Festa de São Pedro, resgatada das brincadeiras antigas em festas juninas, foi o “pau de sebo”, um enorme poste de madeira, untado de vaselina e graxa, tendo no topo um envelope com um vale de trezentos reais. Valia qualquer esforço para alcançar a prenda, inclusive pirâmide humana, mas ao final, parece que ninguém conseguiu chegar ao topo.

Turismo

Alguns dos responsáveis pelo turismo aqui em Mangaratiba, inconformados com o fato de nem todos apoiarem a realização de festas e mais festas como calendário turístico, procuram disseminar a ideia de que esse sim seria o caminho para alavancar o turismo no município. Não se dão conta, no entanto, que as festas e festejos de meio de ano não trazem público externo, vez que são feitas especialmente para moradores. Aliás, Brasília, que já foi o lugar de onde, em períodos de férias, mais saíam moradores para passear em outros lugares do que chegavam para visitar a cidade, apareceu em primeiro lugar no ranking do site Kayak de destinos em alta para viagens no período de férias, em julho.

Turismo II

O levantamento aponta crescimento de 225% nas buscas de viagem para a capital federal em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a secretária de Turismo do Distrito Federal, o resultado reflete os esforços do governo local para aumentar o fluxo turístico na capital trabalhando no aumento da captação de eventos, melhoria da infraestrutura para receber os visitantes, como por exemplo, a reativação dos centros de Atendimento ao Turistas e de pontos turísticos, atuando em conjunto com os órgãos federais e com o trade e mapeando atividades que podem ser realizadas na capital no mês de julho e em outras épocas do ano. As atrações foram divididas entre turismos Cívico, Náutico, Gastronômico, Cultural e Parques.

Turismo III

Já por aqui, a considerar o calendário divulgado pela secretaria de nome comprido e foco apenas em festas, os dois únicos eventos diferentes das efemérides festivas são a Bike fest e o DFK-Pesca de caiaque, ambos de iniciativa de grupos sem vinculação com o poder público.

Gestão pública

O que é registro de preços? O sistema de registro de preços é um meio formal para a administração pública registrar preços de determinado produto para futura e eventual aquisição. Esse procedimento viabiliza diversas contratações, esporádicas ou sucessivas, por meio de um único processo, sem que haja necessidade de fazer uma nova licitação para cada aquisição no decorrer do período. Com isso, reduz os processos de licitação, otimizando tempo e investimentos, além de possibilitar a compra imediata, caso seja necessidade do setor. O sistema de registro de preços tem se mostrado uma alternativa simples e econômica para os órgãos públicos. Além de não correr o risco de comprar sem necessidade, os governos podem realizar uma única licitação para produtos que adquirem durante todo o ano. Além disso, não precisam providenciar espaços para armazenagem de produtos, já que as aquisições podem ser feitas conforme a necessidade da administração. E o procedimento não obriga a Administração Pública a adquirir os bens licitados, se não precisar dos produtos licitados.No entanto, o fornecedor tem o compromisso de manter a proposta pelo tempo determinado no contrato, para atender ao setor, assim que houver necessidade.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “02 de julho de 2019”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores.

    A meu ver, o tipo de evento ideal nesta época do ano para atrair turistas é aquele que não oferece produtos comuns aos visitantes.

    Sobre as festas juninas, elas até ajudariam caso o ambiente aqui oferecido fosse bem distinto da cidade de origem do turista, fosse pela característica da festa ou mesmo de Mangaratiba. Isto é, se nossas praias ainda fossem limpas e a convivência entre pessoas tranquila, sem violência.

    Que a realização de eventos é importante para o turismo, n~]ao discuto, mas fato é que tem faltado muito em termos de infraestrutura para nos tornarmos uma cidade atrativa.

    Ótima terça-feira a todos!

    1. Prof. Lauro, por gentileza, me tire uma dúvida. Eu gostaria de saber se o município de Mangaratiba possui alguma instrução normativa que tenha alterado o código de obras, suas especificações e/ou o código ambiental. No tocante à exigência atual da referida secretaria de meio ambiente, exige-se a implantação de fossa biodigestora ao invés da fossa anaeróbica como consta no código de obras, embasado na norma da ABNT 7229.93.
      Isto porque os gringos, mestres do meio ambiente, que há pouco chegaram se comportam como proprietários do município de Mangaratiba.
      Abraços de mais um contribuinte vítima da caneta Bic esferográfica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: