Frase do dia
Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos, não podemos! (Papa Francisco)
Desculpa capenga
Segundo divulgado na página oficial da prefeitura de Mangaratiba no facebook, equipes da Guarda Municipal realizaram na última quinta-feira uma fiscalização em Itacuruçá e Muriqui. O objetivo da ação foi coibir comerciantes de outras cidades que, de acordo com denúncia recebida, estariam trazendo caminhões vindos de uma rede de distribuição e comercializando peixes onde já existem pescadores locais.
Em defesa
Ante a ameaça iminente contra a comercialização de pescado diretamente feita pelos pescadores nas praias, o vereador Wlad da pesca divulgou nas redes sociais um vídeo assegurando que é compromisso dele e do prefeito Alan bombeiro assegurar que os pescadores do município não seriam importunados, bastando para isso apresentar à fiscalização sua carteira de pescador artesanal. Informou, ainda, ter apresentado projeto de lei à câmara regulamentando a atividade.
Lamentável
Um policial militar foi morto na noite de sexta-feira no distrito de Muriqui. De acordo com informações do 33º BPM, Felipe Gonçalves Pereira estava em uma padaria do bairro onde morava quando o local foi assaltado. Ele teria reagido, foi baleado na perna e no rosto e levado ao Hospital Municipal Victor de Souza Breves, mas não resistiu. Os assaltantes chegaram em um Fiat Palio branco. Ainda segundo o 33º BPM, Felipe teria sido reconhecido como policial pelos bandidos, que atiraram sem possibilidade de defesa. (Fonte: Globo. com)
Olhando e registrando
Hoje na sessão da Câmara, alguns vereadores usaram seu tema livre. Três, para ser mais exata. Um, exaltou a nossa luta pela data-base e a falta de condições de trabalho dos servidores da educação. Embora eu tenha um pouco de receio por esse interesse repentino, acho válida a sua colocação e defesa. O segundo prestou homenagem ao Comandante da Marinha e só! O terceiro falou sobre os ataques que tem recebido na internet e sobre o MP ter noticiado uma investigação a sua pessoa. Falou, falou e disse alguns disparates, como… “Essas pessoas que estão falando de mim devem ser frustradas”, “São pessoas que não venceram na vida”, “Tem uma que o marido é pedófilo”. Hã? Enquanto isso, a nossa data-base nada! Enquanto isso, o Conselho Tutelar, que é muito próximo à Câmara, teve hoje o seu relógio arrancado por falta de pagamento da luz. Estão trabalhando no escuro. Hein? Enquanto isso, estão analisando para aprovarem uma matéria e que nem sabemos do que se trata. A vereadora Cecília ia até ler a introdução, mas parece ter sido interrompida por um outro Edil. Foi a impressão que me deu. Posso até ter me enganado. Que matérias são essas que alteram a Lei Orgânica? Emenda 1/17 e Projeto de Resolução 3/17. O que será? Engraçado que hoje quando nos manifestamos na plateia o Regimento Interno foi logo lembrado, mas ele não é lembrado no Título V, Das Sessões da Câmara, onde diz que: § 1° – Para assegurar-se a publicidade às Sessões da Câmara, publicar-se-ão a pauta e o resumo dos seus trabalhos através da imprensa, oficial ou não. Não vejo isso ser lembrado! E vamos fiscalizando! (Vânia Nunes, via facebook)
PS. Em respeito ao reparo da Leila Castro através da área de comentários de que esta postagem é de 2017, basta acrescentar aquele trecho de música: “Mudaram as estações… nada mudou.”
Em tempo!
Lamentável saber que a violência continua ceifando vidas em nossa região que está inegavelmente abandonada, tendo se tornado uma rota do crime através da Rio-Santos e do Arco Metropolitano.
Penso que, se houver uma redução nas vias de acesso dos distritos para a BR-101, mais videomonitoramento e um aumento no efetivo policial (e com uma maior colaboração da Guarda), pode ser que a situação de Mangaratiba melhore um pouco.
Fica aí o apelo de todos nós ao senhor governador, Dr. Wilson, e ao prefeito, além do governo federal no que diz respeito ao patrulhamento da estrada pela Polícia Rodoviária Federal.
Boa noite, Prof. Lauro e leitores,
Lendo atentamente a postagem da atual presidente do SISPMUM, Profª. Vânia Nunes, realmente ela é de 2017, mas, como bem colocou a Leila Castro em seu comentário acima, “nada mudou”. Aliás, na sessão da última quinta-feira (18/04), na Câmara Municipal de Mangaratiba, em que foi aprovada em primeira votação a Mensagem n.° 07/2019 (que capeia projeto de lei de autoria do Chefe do Executivo a fim de alterar o art. 11 da Lei Orçamentária Anual), nada foi suficientemente divulgado quanto à pauta.
Vale esclarecer que tal dispositivo da LOA limita em até 10% a autorização para a abertura de créditos adicionais suplementares, conforme a emenda modificativa que, no final de 2018, tinha sido proposta pelo ver. Rodrigo Bondim com fundamento no que o atual prefeito defendera em 2015, quando o mesmo era vereador durante o governo Ruy. Inclusive, eu me recordo muito bem da postagem feita pelo presidente da casa legislativa, ver. Charlies Graçano, quando a LOA para este ano foi aprovada com essa emenda.
No entanto, havendo os nossos edis já se entendido com a gestão Alan Bombeiro, aprovou-se, em primeira votação, na sessão de quinta-feira, o projeto do Executivo que prevê o aumento da suplementação. E o pior é que não vi uma satisfatória discussão acerca do tema e faltou um amplo esclarecimento ao público sobre o que se tratava aquela matéria.
Sinceramente, não concordo com a Câmara estar dando ao prefeito esse “cheque em branco” como sempre foi feito. Ainda mais agora em que dúvidas estão sendo levantadas acerca de milionários contratos da Administração Municipal como vem denunciando o blogue do jornalista Eliseu Pires.
Portanto, tendo em vista que o projeto precisa passar por uma segunda votação para ser aprovado e que, provavelmente, deve entrar na Ordem do Dia da próxima sessão (dia 25/04), considero fundamental haver uma ampla divulgação acerca dessa matéria a fim de que o eleitor cobre coerência e transparência dos nossos vereadores.
Ótima semana a todos!
Professor:
Estava na praia de Ibicuí às onze e pouco sentado conversando com meu amigo Max(ex Banco do Brasil)que estava em pé.
Surgiu uma “mancha branca”atrás da Marambaia que se locomoveu rapidamente e sumiu atrás da pedra da bunda.
Não sei o que era.
Sri Lanka:
O povo de lá está achando que orar a deus é uma atividade de alto risco…
Onipotente ?
Bom domingo!
Só para registrar que a publicação da Vania Nunes é do ano de 2017, apesar de que nada mudou…