Frase do dia
Dinheiro de pobre parece sabão; quando pega, escorrega da mão. (Parachoque de caminhão)
Fogo amigo
A propósito da postagem publicada em uma rede social em nome do prefeito Alan bombeiro atacando os profissionais e servidores da educação e classificando o movimento como “politiqueiro”, o secretário de educação de Mangaratiba publicou nota oficial cujo trecho transcrevemos: “O secretário de Educação de Mangaratiba Valdemar A. R. Neto, e toda minha equipe, recebemos o prefeito Alan Campos (Alan Bombeiro) na sede da secretaria de Educação de Mangaratiba. O motivo da visita foi de esclarecer e pedir desculpas a todos os profissionais da Educação do município pelo mal-estar causado pela nota emitida pela prefeitura sobre a reunião realizada com representantes do SEPE (Sindicado dos Professores), na última terça-feira. O prefeito fez questão de evidenciar que não teve conhecimento do teor da nota e que ficou muito triste quando soube, e determinou sua imediata exclusão, tomou as devidas providências para que tal situação não volte a acontecer.
A propósito
Lembrando o bordão do humorista Renato Aragão, é em horas assim que é preciso aparecer alguém nos arredores do gabinete do prefeito que diga a seus auxiliares: “Ô psit…o eleito foi ele, e não você.”
Sexta-feira da paixão
Apesar de residirmos à beira-mar e com boa produção de pescados, nem sempre está ao alcance da população de menor renda manter tradições como a abstinência de carne na sexta-feira da paixão, em vista do preço quase abusivo do pescado. Nesse sentido, foi muito bem recebida a iniciativa da secretaria do meio ambiente em distribuir, para os moradores do bairro Cachoeira, em Muriqui, cerca de 350 quilos de camarões apreendidos por conta de pesca irregular em período de defeso.
A propósito
Em defesa dos pescadores artesanais locais, é oportuno dizer que não são eles os que desrespeitam as regras do defeso. Diz uma matéria publicada no jornal Extra: “No litoral do Rio de Janeiro, a milícia marítima não explora apenas a cobrança de taxas para permitir a pesca de quem não tem o Registro Geral de Atividade Pesqueira ou é flagrado pescando em período proibido. Na Baía da Ilha Grande e no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde, há um outro tipo de negócio explorado por paramilitares. De acordo com pescadores e com uma fonte envolvida na fiscalização da pesca predatória, uma frota composta por pelo menos 20 barcos irregulares, que presta serviços para milicianos, foi utilizada nos meses de março, abril e maio últimos para pescar irregularmente o camarão rosa na região. Protegido nos três referidos meses por conta do defeso (época de proibição da pesca para fins de reprodução), o crustáceo é capturado vendido por um preço médio de cem reais o quilo. O lucro com as vendas por cada embarcação, nesta época, chega à casa de R$ 60 mil. Levando em conta o número de embarcações da milícia, o dinheiro arrecadado pelo bando gira em torno de R$ 1, 2 milhão nos meses de captura proibida. A presença de barcos da milícia, que geralmente partem de pontos de Pedra de Guaratiba e de Sepetiba, na Zona Oeste, não é nenhum segredo e já foi comunicada oficialmente ao Ibama, encarregado de fiscalizar a pesca predatória.”
Mudando para não mudar
O Grupo Globo começou a informar internamente a alguns funcionários das rádios CBN e Globo que as duas marcas devem desaparecer. Serão substituídas, possivelmente, pelas grifes GloboNews FM e Multishow FM.
Curiosidade
Nas últimas semanas, o noticiário internacional deu forte destaque ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Fala-se, todo o tempo, em “Brexit”, mas poucos entendem o singelo significado da palavra. Brexit é, simplesmente, a abreviação da expressão “British Exit”, ou, saída britânica.