Frase do dia
Quem esquece de onde veio, não faz ideia de para onde vai. (Bráulio Bessa)
Carnaval 2019
A Prefeitura de Mangaratiba esclarece que não realizará a festa oficial de Carnaval neste ano de 2019. A preparação das festividades foi interrompida após avaliação das despesas do município, em conjunto com a Secretaria de Turismo e o Prefeito. Desde o início da preparação das festividades, o Prefeito determinou à Secretaria de Turismo que os custos da festa deveriam passar pelo clive da disponibilidade financeira, de forma que a decisão pela realização da festa não comprometesse as finanças do Município e a rotina de investimentos. Dessa forma, definiu-se uma série de condições para a realização da festa, como a redução dos custos e a busca de parcerias. Entendendo que o momento, econômico e político, exige cautela e responsabilidade e considerando a inviabilidade da realização do carnaval oficial de Mangaratiba sem as parcerias previstas, o Prefeito, junto com o Secretário de Turismo, decidiram pelo cancelamento da festa oficial, mantendo, portanto, o apoio aos blocos de rua com a Guarda Municipal e a logística de Trânsito. Todavia, a Prefeitura se compromete a viabilizar, ao correr do ano, outras festividades culturais de grande porte e relevância, considerando sempre a situação econômica do Município. Reconhecemos que a festa gratuita preparada pela Prefeitura é tradição há alguns anos e muito aguardada pela comunidade, por isso, a Prefeitura pede desculpas aos mangaratibenses e aos colaboradores e conta com a compreensão da população, já que esta medida está sendo tomada para não comprometer os serviços essenciais do município, procurando assim manter em dia o compromisso com a população. (Nota oficial da Prefeitura de Mangaratiba)
A propósito
Já no município vizinho de Itaguaí, os antigos carnavais serão relembrados em evento que acontecerá no fim da tarde e noite desta quarta-feira.
Orla de Muriqui
A proibição para estacionamento na orla de Muriqui, nos fins de semana, me agradou bastante. Claro que é o ponto de vista de moradora e não de comerciante ou visitantes, por isso, peço até que me desculpem se minha opinião desagradar aos outros segmentos da população. Mas, como nem tudo é perfeito, existem falhas que agora, já tão perto do carnaval, será impossível de se reorganizar. As motos na contramão, os famigerados pontos de funk e a falta que uma ronda policial faz, é inaceitável. De sábado para domingo, por volta das 4:00 hs da manhã, presenciei um linchamento absurdo que acordou todos aqui em casa, inclusive as crianças. E convenhamos, é um espetáculo de selvageria apocalíptica! O cidadão que não é adepto desta prática de “justiça” pelas próprias mãos, fica impotente em tentar evitar que um “possível” ladrão seja morto e que no lugar dele, brote uns 10 assassinos. Extermina-se um possível “fora da lei” e gera outros 10 “fora das leis”. Gritamos, ligamos para PM, DPO e nada de termos o respaldo para que isso fosse evitado. Ninguém atende os chamados! Claro que os gritos contribuíram para que outras pessoas tentassem ajudar, sob o risco de serem agredidas ou se transformasse em confusão generalizada, pois na mesma proporção que nossos gritos incentivaram outros a sair da passividade de espectador da barbárie, também irou os “justiceiros” que intensificaram o linchamento em nome da “moral e dos bons costumes”. Enfim, o rapaz foi retirado dali por almas mais sensatas e socorrido (assim espero). Gostaria de deixar este alerta de que o furdunço, vem sempre no horário em que a presença das instituições que deveriam garantir nossa paz se faz necessária e que nunca estão disponíveis. Ah! E as fiscalizações diurnas? Se ocorreu, esqueceram do trecho em que moro, pois mesas, cadeiras, sujeira e invasão de espaço, continuaram. E para aqueles que dirão: “Tá com peninha do suposto ladrão, leva para casa!” Respondo:” Tá com peninha dos possíveis assassinos, leva para casa e dê farinha láctea para eles ficarem bem fortinhos e justiçarem mais adiante, a primeira criança que pular um muro para pegar uma bola.” (Leila Castro, via facebook)
Chuvas de verão
A chuva que caiu forte, no fim da tarde de ontem, não chegou a durar meia hora na maioria dos distritos, entretanto, causou muitos estragos na Serra do Piloto, como se pode constatar nas imagens abaixo, divulgadas pela página Portal Mangaratiba.
Não é de hoje – Hemeroteca
A notícia printada a seguir é do extinto jornal “O Paíz”. O ano, 1922, há quase um século.