16 de janeiro de 2019

Frase do dia

É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar. (Jô Soares)

Pagamento

Nota oficial sobre o pagamento dos servidores comissionados da prefeitura de Mangaratiba. “A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Finanças, vai efetuar a liberação bancária do pagamento dos salários dos servidores comissionados referente ao mês de dezembro. O dinheiro estará creditado já nesta quarta-feira. A Administração Municipal reafirma a prioridade que tem dado ao assunto e a busca constante de uma solução para a crise financeira enfrentada pelo município. Para que a população mangaratibense possa ter noção de como o Município conseguiu efetuar tal liberação, foi necessário esperar a transferências de receitas externas para complementar o caixa e chegar ao valor total da folha. Ao todo será creditado o valor de R$ 3.402.837,13.

Pagamento II

A Prefeitura teve dificuldades para quitar a folha por conta do baixo fluxo de caixa e dos pagamentos dos vinte dias de salário dos servidores que atuaram na antiga gestão referente ao mês de novembro, dez dias de salários dos servidores da gestão atual referente ao mês de dezembro, 13º salário integral e o pagamento do mês de dezembro. Segundo o Secretário de Finanças, Luiz Cláudio, a Prefeitura, por ordem do Prefeito Alan Costa, está tomando todas as ações para melhorar a receita, controlar os gastos e enfrentar problemas antigos, como a dívida com fornecedores, parcelamentos, déficit da Previdência e com as demais despesas. Por fim, o governo reafirma seu compromisso de realizar todo o esforço para priorizar o pagamento dos servidores do Poder Executivo, manter os serviços essenciais funcionando em favor da sociedade de Mangaratiba e não se afastar da sua tarefa de conduzir os destinos da nossa cidade com transparência e com responsabilidade. (Fonte: PMM)

Utilidade pública

Estão abertas as inscrições para o Transporte Universitário em Mangaratiba, no período de 14 de janeiro a 1° de fevereiro, e podem ser solicitadas no setor de protocolo da Prefeitura. A solicitação será aceita somente para alunos universitários. Os documentos necessários (cópias) são: RG, CPF, Título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de renda pessoal ou familiar, comprovante de matrícula na Instituição e/ou comprovante de mensalidade paga (em nome do aluno) e 02 fotos 3×4 atualizadas.

Arrecadação criativa

Queixa de um internauta a respeito da nova cobrança de taxa de emissão de certificado de licenciamento de veículo em substituição á vistoria anual que deixou de ser obrigatória. “Como pode um pedaço de papel de pouco mais de 10 centímetros quadrados custar mais de 200 reais para ser emitido, qual será a justificativa? o Ipva é pago separado, Dpvat também é pago separado. Como foi este cálculo que chegou à 202 reais? Cadê os asfaltos bem feitos? Já não bastam os seguros supercaros e ainda temos que pagar essas taxas absurdas?” (Rômulo Focatto)

Que tal? Senhores vereadores.

Cola

Desatento e quase sempre faltoso às aulas, Joãozinho sempre contava com a solidariedade dos colegas de turma na hora das provas. Certo dia, contudo, a professora decidiu fazer perguntas orais e diretas. Abordando o tema descobrimento da America, apontou o dedo para Joãozinho e disparou a pergunta: “Quais os nomes das três caravelas de Cristóvão Colombo?” Silêncio total na sala. Quem sabia não queria correr o risco de ser pego passando cola. Mesmo assim, vendo o apuro em que se metera Joãozinho, um amigo arriscou dizer baixinho: “Santa Maria, Pinta e Nina”. Joãozinho não titubeou. “Eu sei, professora: Santa Maria Pequenina.”

Donos de um país

Nesses tempos de grande atenção do mundo ocidental quanto aos conflitos do oriente médio, vem a público uma informação no mínimo interessante e curiosa sobre a monarquia da Arábia Saudita. É que trata-se de uma monarquia tão profundamente estabelecida que o nome do país tem como origem o nome da única família com direito ao trono, a família Saud. Consolidada no início do século XX pelo rei Abdel Aziz Al Saud, o rei da Arábia Saudita é também considerado o chefe da Casa de Saud e o primeiro-ministro. O príncipe herdeiro é também o Vice-Primeiro Ministro. O país, portanto, desde então, tornou-se o “reino árabe de Saud”, ou Arábia Saudita.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “16 de janeiro de 2019”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores.

    Sobre o uso de som alto, conforme a foto do Município de Bertioga, considerando posturas municipais não se enquadram dentre as matérias cuja iniciativa legislativa é exclusiva do Executivo, que são aquelas listadas no § 1º, do art. 61, da CRFB/1988, realmente os vereadores podem fazer algo.

    A meu ver, Mangaratiba merece um novo Código de Posturas ou ao menos uma revisão que conte com uma ampla participação da nossa sociedade para tratar de problemas que tanto afligem o morador de Mangaratiba.

    Sendo assim, parabenizo-o por lembrar dessa importante questão e aproveito para ressaltar sobre a necessidade de haver no nosso Município a aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nas vias e logradouros públicos fora dos locais e equipamentos destinados para este fim.

    Ótima quarta-feira a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: