Frase do dia
A honestidade é sempre a melhor política. (George Washington)
Unidade de comando
Chamou a atenção de um morador o tratamento diametralmente oposto entre as ações do secretário de fazenda, determinando a interdição e lacrando quiosques em Muriqui baseado em notificações e avisos formalizados por administrações anteriores. Em outras palavras é o mesmo que dizer que ações de governos anteriores são válidas, sem necessidade de reavaliação por parte da nova administração.
Unidade de comando II
Já no caso do condomínio Bela Vista, entendeu o secretário do meio ambiente que as ações dos governos anteriores liberando o empreendimento deveriam sim ser revistas e as obras embargadas. Como consequência, significou dizer que um empresário não mais pode confiar na palavra do poder público. Independentemente de quem é a figura física que está no poder, a Prefeitura é impessoal. Também se torna uma espécie de aviso para qualquer empresário que se proponha a investir em Mangaratiba, mesmo que tome todos os cuidados, se arrisca a perder dinheiro.
Desafios
A secretaria de comunicação social da prefeitura conta com bons e dedicados servidores em seus quadros. No entanto, na divulgação de eventos, há que se ter o necessário cuidado com as palavras. Um simples anúncio sobre onde estará o Petmóvel no mês de dezembro, gerou muitas brincadeiras numa roda de conversa. Dizia e reafirmava o texto que o trailler e equipes de castração de cães “desembarcou” no primeiro distrito. Lembrou um morador que, quem desembarca veio de barco.
Logomarca
Ao contrário do que diziam os opositores da atual gestão municipal, a nova logomarca não custou nenhum centavo aos cofres públicos, apesar de ter sido desenvolvida pelo mago do design Hans Donner. Diz a prefeitura em nota: “Prefeito Alan Costa e Hans Donner explicam como aconteceu o processo de criação da logomarca da nova gestão da cidade. Um tempo de mudanças chega para Mangaratiba. Esse foi um dos principais motivos que levaram o designer conhecido mundialmente Hans Donner a criar a logomarca que vai dar cara a nova gestão pública da cidade. Há algumas semanas o prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, esteve com Hans no prédio da Rede Globo de Televisão, no Leblon. Na pauta do encontro, a intenção do designer em oferecer um presente para a cidade: a criação da logomarca de uma gestão que promete profundas mudanças na forma de fazer política em Mangaratiba. “O Hans Donner confidenciou que tem um carinho especial por Mangaratiba. Disse que em suas viagens a São Paulo, seja de avião ou de carro, sempre observa nossa cidade por causa das belezas, principalmente na serra. Isso foi um fator crucial que o levou a ofertar a logo para cidade”, disse Alan.
Segue
“Ele me perguntou sobre detalhes da cidade. Destaquei as características fundamentais de Mangaratiba, que são as belezas naturais. Frisei a questão do casamento perfeito entre o mar e as montanhas, a força do turismo e das atividades marítimas. E ele projetou uma logomarca fantástica, que representa tudo isso. A logo traz o mar, a montanha, a representatividade do pescador artesanal com o barco, a praia mostrando aquilo que é bem natural em Mangaratiba e que mostra a vocação do município”, destacou o prefeito.O designer explicou como veio a inspiração para a criação da logomarca de Mangaratiba. Tudo gira em torno do tempo. O próprio Hans Donner tem uma relação especial com a questão do tempo, do uso do tempo, de como a pessoa usa o tempo. Quando o designer ouviu do prefeito a história de como ele chegou ao cargo de prefeito e os fatos que marcaram Mangaratiba nos últimos anos, ele teve a compreensão de que a gestão Alan Costa marca um novo tempo para a cidade, um tempo de mudanças. “A inspiração e a criação da marca gira em torno de uma história muito especial. Ele viu o atual momento da cidade, e viu no Alan uma pessoa que pode trazer as mudanças que a cidade precisa. Tenho certeza de que sob seu comando Mangaratiba vai entrar em um novo tempo”, concluiu o secretário de Comunicação da Prefeitura Antonio Carlos Aniceto.
Turismo
O exemplo está bem ali perto. De janeiro a dezembro a cidade histórica de Paraty apresenta eventos para os mais variados públicos, com a divulgação do Calendário Turístico e Cultural 2019. A Cidade dos Festivais mantém a tradição com eventos em todos os meses do ano, mostrando que praia, mata, esporte, fé e descontração podem estar em um lugar único: Paraty.
Hoje foi assim! Marzão, sol a pino e peixe que é bom nada. Como uma Baía tão grande como a nossa ficou tão degradada? Saí de Itacuruça e fui para a lage das enxadas, depois Parmelo. Seguindo, fui a ponta sul de Jaguanum, depois lama, voltei na ponta sul, bati todos as lages e recantos até a Ilha Martins, bóias no porto de Itaguai, Ilha da Madeira e por fim retornei pelo canal da Ilha de Itacuruça. Nada de peixes. Peguei maré correndo, parada, cheia, vazando e nada de peixes. Usei jigs, plugs, camarão, sardinha e nada. Só mesmo um mixole e um bagre. Mmuito triste o estado da nossa baía de Sepetiba. O que tinha de peixes há uns 20 para trás. Vou tentar mais umas vezes e depois só lage da Marambaia, Jorge Grego e Baía da Ilha Grande. Aqui será só curtir as ilhas e praias. (Carlos Ferrinha Ferreira, via facebook)
A conta do Coaf
Alguém por aí anda divulgando, por malandragem ou má-fé, que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras teria “flagrado” a movimentação de um milhão e duzentos mil reais na conta do motorista de um dos filhos do presidente eleito Jair Bolsonaro. Esqueceu de dizer, ou omitiu propositalmente, que foram depositados seiscentos mil reais na conta e, tempos depois, sacados seiscentos mil reais.
Em tempo 2!
Paraty está de parabéns por sua organização e iniciativa empreendedora na área do turismo. Temos muito o que aprender com esse município da nossa região.
Apesar do curto período da atual gestão, o calendário eventos de Mangaratiba poderia ser criado conforme as nossas possibilidades de programação e divulgação.
Em tempo!
Achei a arte da logomarca muito bem feita e acho que o slogan de “um novo tempo” atrai grande responsabilidade para o atual gestor e seus auxiliares para que venha a fazer diferente. Porém, diga-se de passagem que essa tarefa nunca será exclusiva de quem foi eleito para governar uma cidade por mais que o prefeito venha a ter uma significativa parte nisso.
Ótima quarta-feira a todos!
Caro Prof. Lauro e leitores.
Foram bem pertinentes as observações colocadas acerca dos embargos das obras do condomínio Bella Vista em Muriqui.
Embora a Administração Pública possa rever os seus atos, realmente afeta a segurança jurídica quando um empresário é surpreendido com um ato que paralisa o seu empreendimento que já se encontrava autorizado e licenciado pela própria Prefeitura.
No entanto, acredito que existem grandes possibilidades da Administração Municipal, depois de receber uma resposta esclarecedora do empreendedor, voltar atrás e liberar as obras.
Bom dia , Não custou agora mas vamos ver quem vai ganhar a licitação de publicidades da prefeitura kkkkk
A era do idiota já passou , depois quero ver o blog publicar os ganhadores .
A conta do Coaf:
Não é bem isso não Professor…