04 de dezembro de 2018

Frase do dia

Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora? (James Allen)

Transportes públicos

Moradores do município, especialmente de Itacuruçá e Muriqui, reclamam, há um bom tempo, da irregularidade das linhas que ligam os distritos a Itaguaí. Todavia, avaliando a situação sob o ponto de vista da realidade dos fatos, não se pode colocar toda a culpa na empresa Expresso Recreio. Basta observar, logo no início da manhã, nos pontos de ônibus, a sucessão de automóveis particulares fazendo “cata-cata” de passageiros cobrando o mesmo preço da passagem de ônibus. E tem mais, a partir das quatro horas da tarde, esses automóveis estão proibidos de fazer o trajeto. É o momento em que são substituídos por Vans brancas, oriundas de Itaguaí e que, segundo alguns, são dominadas e comandadas por uma milícia.

LIMPE

Quando assumiu a gestão municipal há duas semanas, o novo prefeito se propôs a enfrentar o desafio de dez anos de idas e vinda, voltas e reviravoltas na política local e na administração municipal. Assim, logo nos vem a ideia de algo que necessita de reforma, uma limpeza geral. Foi dai que surgiu o L.I.M.P. E, essa combinação de letras caiu como uma luva para na descrição de alguns princípios importante da nossa Constituição Federal, e são eles:  Legalidade: podemos interpretar por legalidade, tudo aquilo que a lei nos autoriza fazer, ou seja, tudo que não é proibido por lei é permitido, o administrador público deve ficar atento na regência da lei imposta. Impessoalidade: independente do cargo público, o administrador público deve considerado e tratado apenas como um representante público, ele não deve receber nenhuma espécie de privilégio. Moralidade: quando unimos a Legalidade com a Finalidade, obtemos como resultado a Moralidade, o que significa que o administrador público deve ter como base ética, não devendo se limitar em distinguir o bem do mal. Para que a moralidade possa ser alcançada é necessário que a legalizada e a finalidade possam caminhar juntas, isso irá transparecer uma conduta ética para qualquer servidor público.Publicidade: os assuntos devem ser publicados para facilitar a fiscalização, o que proporciona transparência ao processo, tanto ao administrador quanto ao público, esse gerenciamento deve ser feito de forma legal, jamais de forma oculta. Eficiência: deve haver uma boa gestão por parte do administrador público é isso que o princípio garante, as melhores soluções devem ser propostas, utilizando como base a legalidade do que é permitido por lei, além de ser a mais efetiva.

IPTU 2019

A prefeitura de Mangaratiba divulgou, na edição de ontem do diário oficial, as tabelas e datas de pagamento do IPTU/2019. Para pagamento integral até 31 de janeiro, o contribuinte terá um desconto de 15%. Para pagamento até 20 de fevereiro, o desconto será de 10% desconto. Para parcelamento, o contribuinte poderá faze-lo em dez vezes, vencendo a primeira também em 20 de fevereiro e a última em 20 de novembro.

Aedes

Com a chegada do período chuvoso e mais calor, especialistas lembram a importância do engajamento da população na luta contra o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunia. Segundo infectologistas que acompanham a evolução dessas doenças, o número de casos, a partir do verão 2018/2019, pode aumentar.

Análise

Em dois meses, minha mãe completa 100 anos de vida e diz que nunca viu nada igual ao que está testemunhando hoje. Ela passou pela ditadura Vargas, pelas tentativas comunistas de tomada do poder, a começar em novembro de 1935, depois por tantos governos diferentes e tantos planos de salvação nacional, mas nunca viu uma reação como agora, contra o estado de coisas em que enterraram o país. Uma reação popular e pacífica, de uma maioria que cansou de ser enrolada, ludibriada, enganada – desculpem usar tantos sinônimos para a mesma mentira. Eu mesmo, em meus quase 80 anos de Brasil, nunca vi nada igual. Eu diria que se trata de uma revolução de ideias, tal a força do que surgiu do cansaço de sermos enganados. Mencionei a primeira tentativa comunista de tomada do poder, há 83 anos. Naquele 1935, houve reação pelas armas. Nas outras tentativas, no início dos anos 60, a reação veio das ruas, que atraiu as armas dos quartéis. A última, veio pelo voto, na mesma linguagem desarmada, com que começou a sutil tentativa tucana, para desaguar nos anos petistas, já com a tomada das escolas, dos meios de informação, da cultura – com aquela conversa que todos conhecemos. De repente, acordamos com a família destroçada, as escolas dominadas, os brasileiros separados por cor e renda, a cultura nacional subjugada, a História transformada. Mas acordamos. Reagimos no voto, 57 milhões, mais alguns milhões que tão descrentes estavam que nem sequer foram votar. O candidato havia sido esfaqueado para morrer, nem fez campanha, não tinha horário na TV, nem dinheiro para marqueteiro. Mas ficou à frente do outro em 10 milhões de votos. Ainda não se recuperou da facada, a nova intentona; precisa de mais uma cirurgia delicada, mas representou a reação da maioria que não quer aquelas ideias que fracassaram no mundo inteiro, que mataram milhões para se impor e ainda assim não se impuseram.

Segue                                                                                                                                 

O que minha mãe nunca viu é que antes mesmo de o vitorioso tomar posse, as ideias vencedoras da eleição já se impõem. Policiais que tiram bandidos das ruas já são aplaudidos pela população; juízes se sentem mais confiantes; pregadores do mal já percebem que não são donos das consciências; as pessoas estão perdendo o medo da ditadura do politicamente correto, a sociedade por si vai retomando os caminhos perdidos, com a mesma iniciativa que teve na eleição de outubro, sem tutor, sem protetor, sem condutor. Ela se conduz. O exemplo mais claro desse movimento prévio ao novo governo é a retirada cubana, no rompimento unilateral de um acordo fajuto, de seus médicos, alugados como escravos ao Brasil. Cuba “passou recibo” na malandragem e tratou de retirá-los antes que assumisse o novo governo, na prática confessando uma imoralidade que vai precisar ser investigada no Brasil, para apontar as responsabilidades, tal como ainda precisam ser esclarecidos créditos do BNDES a ditaduras, doação de instalações da Petrobras à Bolívia, compra de refinaria enferrujada no Texas, e tantas outras falcatruas contra as quais a maioria dos brasileiros votou em outubro. (Texto do jornalista Alexandre Garcia)

Turismo

lhabela recebeu o primeiro navio da temporada nesse sábado. A embarcação saiu da Argentina com 3 mil passageiros e passou pela cidade em um roteiro até Punta del Este, no Uruguai. Ao todo, segundo a prefeitura, são esperadas 64 embarcações na cidade. São esperados cerca de 250 mil turistas na temporada, que segue até março. O fluxo de turismo, segundo a gestão municipal, deve injetar R$ 65 milhões na economia local. O número representa 23% do registrado em 2017, quando 195 mil turistas passaram por Ilhabela. Os navios de cruzeiro costumam permanecer na cidade pelo período de um a três dias. Durante a estadia, a média de gasto por passageiro é de R$ 272, entre alimentação, vestuário e lazer.

Lula

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal analisará nesta terça-feira um novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os advogados de Lula apresentaram o pedido após Sérgio Moro, ainda como juiz responsável pela Lava Jato, aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça. Compõem a Segunda Turma do STF os ministros Edson Fachin (relator), Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. A defesa de Lula afirma que houve parcialidade de Sérgio Moro na condenação do petista, comprovada pelo fato de Moro aceitar o convite de Bolsonaro para ser ministro. Para a defesa de Lula, Moro demonstrou “inimizade capital” e interesses além do processo ao condenar Lula, no ano passado, por corrupção e lavagem de dinheiro, o que, no entender dos advogados, deveria afastá-lo do processo. Além da liberdade, Lula pede a anulação de processos nos quais Sérgio Moro atuou. A Procuradoria Geral da República apresentou parecer contra a liberdade do ex-presidente e apontou que a defesa faz “ilações frágeis”” contra Sérgio Moro. Para a procuradora-geral, Raquel Dodge, ao colocar o trabalho de Moro sob suspeição, a defesa tenta atingir todo o Poder Judiciário. O Supremo já negou ao menos outros seis pedidos de liberdade feitos pelo ex-presidente Lula desde abril. (Fonte: G1)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “04 de dezembro de 2018”

  1. é professor talvez o Sr ira me bloquear, mas a verdade dos fatos não poderá…
    em pleno exercício de moralização no país … O ALAN CONTRATA UM SECRETARIO DE GABINETE QUE ESTA ENVOLVIDO ATE O POESCOS COM FRAUDE NO SINDICATO…
    3 DENUNCIAS DE COMPRAS IRREGULARES E DESPESA DE REPAROS QUE NÃO FORAM FEITAS …SEGUNDO INFORMAÇÃO O MONTANTE É DE APROXIMADAMENTE 520 MIL …ISSO MESMO 520 MIL…

    O PREFEITO DEVERIA SE PRONUNCIAR SOBRE O CASO.

  2. Bom dia, Prof. Lauro e leitores,

    Fato é que o transporte irregular de passageiros entre os dois municípios afeta o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos dessas empresas de ônibus, inviabilizando que tenhamos um sistema eficiente na nossa região. Logo, além da consciência do usuário, o qual em certas circunstâncias nem sempre pode agir de outro modo, há que se tornar mais presente a fiscalização do DETRO, o qual poderá contar com o monitoramento dos agentes das prefeituras e dos cidadãos numa sugestiva parceria.

    No aguardo de que, com o governador eleito, algo possa melhora em relação a isso (não votei no Dr. Wilson), espero que o DETRO passe a ter uma nova política a partir de 2019 com efeitos que seriam percebidos só após vários meses de gestão.

    Ótima terça feira a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: