Frase do dia
Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser. (William Shakespeare)
Mangaratiba 4.0
Novas lideranças e gestores políticos trazem a esperança de para Mangaratiba. Após dez anos de “entra prefeito, cassa prefeito, prende prefeito, entra novo prefeito, cassa novo prefeito”, na próxima terça-feira teremos, o que todos esperamos, um período de mais serenidade e trabalho e menos turbulências.
Simbólico
Nas terras onde reinou absoluto o maior traficante e proprietário de escravos do Brasil-colônia, chega a ser simbólico que o prefeito eleito com a maior votação de todos os tempos no município tome posse justamente no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. A propósito, considerando que a cerimônia de posse está prevista para as dez horas da manhã, o blog sugere ao prefeito e seu vice que comemorem indo almoçar a tradicional feijoada dos quilombolas da Marambaia.
Conexões musicais
Utilidade pública
O Comando da Aeronáutica está iniciando processo de Convocação para a Seleção de Profissionais de Nível Superior, com o objetivo de atrair voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, devidamente habilitados e que atendam às condições e às normas estabelecidas em Aviso de Convocação. As inscrições ocorrerão no período de 19 a 30 de novembro de 2018. As localidades, as especialidades, os requisitos específicos e maiores informações estão no Aviso de Convocação. As áreas com vagas disponíveis são: Enfermagem, Medicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Veterinária
http://www3.fab.mil.br/quadro_de_oficiais_temporarios.php
Educação de qualidade
Os alunos Carolina Saboia de Oliveira e Gabriel Silva de Oliveira receberam as medalhas de premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia como segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os dois são estudantes do 5º ano da E.M. Fusao Fukamati, localizada em Chaperó, e se destacaram ao atingirem as notas 9,43 e 9,23. Palavras da mãe de Carolina, Cleide de Oliveira “As pessoas acham que por estudar em escola pública, não é possível um resultado assim. Mas meus três filhos sempre estudaram em escolas municipais e eu estou muito contente com o desempenho deles”.
Médicos cubanos
O governo não divulga números da corrida por asilo político, a fim de evitar perseguição de espiões cubanos que os vigiam no Brasil. Os médicos em geral estão satisfeitos no Brasil e não querem retornar à vida de privações, sobretudo de liberdade, sob a ditadura. Há um ano, quando não se falava em cancelar o acordo, 180 cubanos pediram asilo e salário integral. Em dezembro, passavam de 300. O governo confirma a “corrida” dos médicos cubanos, mas somente em duas semanas poderá consolidar os números enviados de todo o País. (Fonte: Diário do poder)
Boa tarde, Prof. Lauro e leitores.
Realmente é bem pertinente a sua sugestão do prefeito eleito seguir para a Marambaia após a posse do dia 20/11 sendo que, ao ler a edição de hoje do blogue, já tomei a iniciativa de encaminhamento da ideia ao mesmo e a pessoas mais próximas a ele. Se será possível, não sei. Porém, a ideia coincidiu com o passeio que uma amiga já intencionava fazer no qual me inscrevi junto com a esposa em duas vagas no barco por ela fretado.
No entanto, permita-me fazer uma pequena observação corretiva a respeito de sua nota. Pois me parece que o Comendador Breves, a quem implicitamente se refere, mesmo tendo sido um dos maiores (senão o maior) escravagista do século XIX no Brasil, além de ter vivido a maior parte de seus anos na época imperial (não mais na colônia) e haver traficado internamente, não seria considerado o maior traficante que tivemos.
Assim, segundo pesquisei, seria o baiano e mestiço Francisco Félix de Sousa a quem caberia tal desonroso título pela ótica dos nossos dias. Inclusive porque ele teria se fixado depois no Benin, na populosa região da Costa da Mina, de onde eram trazidos os cativos já no período em que a Inglaterra passou a combater esse comércio hediondo de seres humanos.
Todavia, dentro do Brasil imperial, durante o período de opulência no ciclo do café que era amplamente cultivado no Vale do Paraíba, não restam dúvidas de que o senhor Joaquim de Souza Breves lucrou horrores com o tráfico de mão-de-obra escrava. Inclusive numa época quando a atividade tinha se tornado ilegal, mas acontecia descaradamente bem próximo ao Rio de Janeiro nas baias de Sepetiba, Angra e Paraty.
Que “karma” histórico, não? Mas, felizmente, pelo andar da carruagem das esperadas nomeações do prefeito eleito, adianto em dizer que poderemos ter alguém com grande conhecimento e dedicação no que se refere a valorização da nossa História a frente da FMP e que dará o devido valor às tradições afros em Mangaratiba. Nada mais do que justo e, sem ter qualquer influência minha nisso, espero que se confirme a nomeação desse talentoso gestor mais a sua equipe na fundação.
Ótimo sábado a todos!
De confiança, profissional e de caráter ilibado, em Mangaratiba só conheço um o Professor Cary Cavalcante, seria uma ótima escolha!
Educação de qualidade
Parabéns Carolina e Gabriel. Exemplos de quem quer, consegue….