14 de novembro de 2018

Frase do dia

A democracia é boa principalmente porque os outros sistemas são piores. (Jawaharial Nehru)

Diplomação

Está previsto para o dia de hoje o ato oficial da justiça eleitoral que encerra a disputa relativa à eleição suplementar em Mangaratiba, a diplomação dos eleitos. O ato deve acontecer no fórum de Mangaratiba, sob a presidência do juiz eleitoral do Município, dr Marcelo Borges Barbosa. Já a posse dos eleitos, ao que parece, continua prevista para a próxima terça-feira, dia 20 de novembro.

Prestando contas

O vereador Charles Graçano, presidente da câmara municipal de Mangaratiba e prefeito interino até a posse do prefeito eleito no último dia 28, Alan Bombeiro, divulgou nas redes sociais a nota a seguir de prestação de contas: “Antes de entregar o executivo municipal para a nova gestão do prefeito eleito Allan Bombeiro, não podia deixar de dar uma satisfação à minha população, uma espécie de prestação de contas, desses pouco mais de dois meses no comando da administração pública. Assumi a Prefeitura no dia 11 de setembro em meio a uma turbulência tanto econômica quanto política da cidade. Fui aos poucos tomando conhecimento de tudo o que acontecia na prefeitura, sem ter tempo de fazer um planejamento, simplesmente assumi uma responsabilidade que jamais poderia me omitir, e queria aqui também poder agradecer a toda a população pelo apoio maciço que recebi para poder cumprir essa árdua missão. Deixo claro que assumi uma prefeitura com os cofres zerados, com mais de 3 mil servidores contratados e com uma folha de pagamento totalmente inflada que comprometia o orçamento da mesma, neste sentido precisei enxugar a máquina administrativa e infelizmente fui obrigado a exonerar cerca de mil funcionários, entre os que trabalhavam e os que nem isso faziam. Peço desculpas por qualquer injustiça que tenha sido feita quanto as exonerações, mas foram necessárias para readequar a folha de pagamento do município dentro da lei de responsabilidade fiscal. Como não tive tempo para conhecer todas as Secretarias, atribui aos gestores das pastas o critério das exonerações, mesmo assim, houve muitas injustiças. Com essa medida, impopular, mas necessária, deixo hoje a prefeitura de uma forma em que o próximo gestor já tenha como trabalhar e investir na cidade e em seus moradores, coisa que não acontece há vários anos. Destaco que para que a Prefeitura possa transformar a vida das pessoas para melhor, é necessário que não haja novamente o inchaço da máquina, com nomeações irresponsáveis que culminaram em mais atraso para o município.”

Prestando contas II

Torço para que o novo gestor mantenha a prefeitura enxuta, pois não podemos cometer novamente o mesmo erro. Devemos buscar novas soluções para que a prefeitura não seja a maior empregadora da cidade, pois o modelo de governo adotado pelas últimas gestões já provou que a cidade não se desenvolveu quando usada como cabide de empregos da cidade. Em relação a sucessão municipal, fiz uma transição governamental responsável, harmônica e tranquila, como deveria sempre ser feito em mudança de gestão para que essa situação não prejudique a população e os serviços essenciais que a prefeitura oferece. Como Prefeito interino, apesar de pouco tempo, consegui atender algumas demandas e realizar algumas conquistas. Entre elas destaco: Conclusão da obra da Serra do Piloto (fruto de muito esforço e cobrança para que o Estado terminasse a obra); Entrega de 7 ambulâncias novas para a Saúde, além da chegada do novo veículo do SAMU e a van de transporte de pacientes para hemodiálise e exames fora do município. Finalmente conseguimos que a FAETEC abrisse suas portas para o povo; Reativação o PetMóvel, o programa gratuito de castração de animais; – Apesar de toda dificuldade, não deixamos faltar remédios nos postos de saúde, mesmo com a dificuldade de termos que atender os moradores de outras cidades; Não deixamos faltar merenda nas escolas; Guarda Municipal abastecida, assim como a regularidade dos serviços de coleta de lixo, limpeza urbana e iluminação pública; Realizamos a iluminação artística de Muriqui e se der tempo faremos em Itacuruçá. Conseguimos que a agência dos Correios permanecesse em Muriqui, oferecendo um espaço para a instalação do órgão; Sinalizamos as vias públicas em Muriqui e Itacuruçá. Fizemos um cronograma, mas infelizmente não tivemos tempo para chegar aos outros distritos; Implantamos o Regin, com o sistema de Alvará Online; Retornamos com a emissão de Carteira de Trabalho no município; Entregamos dois ônibus adaptados para a Educação; Implantamos a Coleta Seletiva; Mantivemos o pagamento de salários dos servidores municipais em dia e cumprimos com os parcelamentos e os débitos da prefeitura.

Prestando contas III

Essas foram apenas algumas das conquistas. Infelizmente sofri no fim do governo, tanto com fornecedores, quanto com profissionais, que já não tinham o mesmo ímpeto e comprometimento com a coisa pública. Volto para o legislativo municipal com o sentimento de dever cumprido. Apesar de querer fazer muito mais pela minha cidade, acho que cumpri bem o papel quando fui exigido. Desejo sorte ao novo prefeito e me coloco na posição de presidente da Câmara dos Vereadores à disposição para que possamos colocar Mangaratiba de volta aos trilhos do desenvolvimento. Meu gabinete estará sempre aberto tanto para o futuro prefeito, quanto para os novos secretários municipais e população. Tenho certeza que poderei somar ainda mais para a cidade com essa experiência que tive, apesar do curto período, de ter ficado a frente do executivo e ter tido a oportunidade de conhecer mais a fundo como as coisas funcionam na Administração Pública.

Habeas corpus

Causou grande alvoroço, em Mangaratiba, no dia de ontem, a informação que dava como certa a concessão de habeas corpus ao vereador afastado Vitor Tenório e ao ex-vereador Pedro Capixaba. Mais ainda, que o Vitinho também reassumiria a cadeira já no início do mês de dezembro. No final do dia, ainda sem publicação oficial nos sites do poder judiciário, a notícia era que Vitor Tenório teria perdido o recurso pelo placar de cinco votos a zero e Pedro Capixaba teria conseguido o HC pelo placar de quatro votos a um. Ambas as situações a conferir, após a publicação oficial.

Acelera, Brasil

O nome preferido do presidente Jair Bolsonaro para o Ministério da Educação é o da psicóloga Viviane Senna, irmã do falecido campeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Se ela topar, será anunciada ministra. Viviane visitou o presidente eleito em 19 de outubro a convite dele, para “conversar sobre educação”. Ela negou ter sido convidada, mas é exatamente quem ele gostaria de nomear ao cargo. Viviane desenvolve um trabalho de apoio a educação, do qual o presidente é admirador, que já capacitou mais de 60 mil professores. Ela preside o Instituto Ayrton Senna, que faz parcerias com governos para apoiar escolas. Atende a 1,5 milhão de crianças por ano no País. Graduada em psicologia pela PUC-SP, Viviane Senna atuou como psicoterapeuta e na formação de terapeutas.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “14 de novembro de 2018”

  1. Infelizmente, o governo Alan nem começou, mas já mostra que a prometida esperança de mudança não acontecerá. Escolheu um testa de ferro que foi muito infeliz em seu comentário em reunião de secretariado, que destrata pessoas próximas, e conhecido mau gestor enquanto presidente da PREVI. O nome dele é Braz, o novo Humberto Vaz….melhor dizendo Humberto Braz.

  2. Quero saber quando vem o 13°??
    Com a nova gestão venho aqui relembrar um grande samba de nosso Rio.
    “Eu vou tomar um porre de felicidade, vou sacudir eu vou zuar toda cidade….”…E não é mera coincidência se um dia nossa linda Mangaratiba virar destaque em algum samba enrredo!….
    Que venha a nova gestão, com seus gestores, e suas endrumentalhas, para a primeiro plano trazer a mangaratiba brilho, luz e com muito calor humano…
    Um dia vcs vão entender minhas palavras!

  3. Gostaria de saber onde podemos agendar para tirar carteira de trabalho no nosso municipio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: