Frase do dia
A democracia é boa principalmente porque os outros sistemas são piores. (Jawaharial Nehru)
Diplomação
Está previsto para o dia de hoje o ato oficial da justiça eleitoral que encerra a disputa relativa à eleição suplementar em Mangaratiba, a diplomação dos eleitos. O ato deve acontecer no fórum de Mangaratiba, sob a presidência do juiz eleitoral do Município, dr Marcelo Borges Barbosa. Já a posse dos eleitos, ao que parece, continua prevista para a próxima terça-feira, dia 20 de novembro.
Prestando contas
O vereador Charles Graçano, presidente da câmara municipal de Mangaratiba e prefeito interino até a posse do prefeito eleito no último dia 28, Alan Bombeiro, divulgou nas redes sociais a nota a seguir de prestação de contas: “Antes de entregar o executivo municipal para a nova gestão do prefeito eleito Allan Bombeiro, não podia deixar de dar uma satisfação à minha população, uma espécie de prestação de contas, desses pouco mais de dois meses no comando da administração pública. Assumi a Prefeitura no dia 11 de setembro em meio a uma turbulência tanto econômica quanto política da cidade. Fui aos poucos tomando conhecimento de tudo o que acontecia na prefeitura, sem ter tempo de fazer um planejamento, simplesmente assumi uma responsabilidade que jamais poderia me omitir, e queria aqui também poder agradecer a toda a população pelo apoio maciço que recebi para poder cumprir essa árdua missão. Deixo claro que assumi uma prefeitura com os cofres zerados, com mais de 3 mil servidores contratados e com uma folha de pagamento totalmente inflada que comprometia o orçamento da mesma, neste sentido precisei enxugar a máquina administrativa e infelizmente fui obrigado a exonerar cerca de mil funcionários, entre os que trabalhavam e os que nem isso faziam. Peço desculpas por qualquer injustiça que tenha sido feita quanto as exonerações, mas foram necessárias para readequar a folha de pagamento do município dentro da lei de responsabilidade fiscal. Como não tive tempo para conhecer todas as Secretarias, atribui aos gestores das pastas o critério das exonerações, mesmo assim, houve muitas injustiças. Com essa medida, impopular, mas necessária, deixo hoje a prefeitura de uma forma em que o próximo gestor já tenha como trabalhar e investir na cidade e em seus moradores, coisa que não acontece há vários anos. Destaco que para que a Prefeitura possa transformar a vida das pessoas para melhor, é necessário que não haja novamente o inchaço da máquina, com nomeações irresponsáveis que culminaram em mais atraso para o município.”
Prestando contas II
Torço para que o novo gestor mantenha a prefeitura enxuta, pois não podemos cometer novamente o mesmo erro. Devemos buscar novas soluções para que a prefeitura não seja a maior empregadora da cidade, pois o modelo de governo adotado pelas últimas gestões já provou que a cidade não se desenvolveu quando usada como cabide de empregos da cidade. Em relação a sucessão municipal, fiz uma transição governamental responsável, harmônica e tranquila, como deveria sempre ser feito em mudança de gestão para que essa situação não prejudique a população e os serviços essenciais que a prefeitura oferece. Como Prefeito interino, apesar de pouco tempo, consegui atender algumas demandas e realizar algumas conquistas. Entre elas destaco: Conclusão da obra da Serra do Piloto (fruto de muito esforço e cobrança para que o Estado terminasse a obra); Entrega de 7 ambulâncias novas para a Saúde, além da chegada do novo veículo do SAMU e a van de transporte de pacientes para hemodiálise e exames fora do município. Finalmente conseguimos que a FAETEC abrisse suas portas para o povo; Reativação o PetMóvel, o programa gratuito de castração de animais; – Apesar de toda dificuldade, não deixamos faltar remédios nos postos de saúde, mesmo com a dificuldade de termos que atender os moradores de outras cidades; Não deixamos faltar merenda nas escolas; Guarda Municipal abastecida, assim como a regularidade dos serviços de coleta de lixo, limpeza urbana e iluminação pública; Realizamos a iluminação artística de Muriqui e se der tempo faremos em Itacuruçá. Conseguimos que a agência dos Correios permanecesse em Muriqui, oferecendo um espaço para a instalação do órgão; Sinalizamos as vias públicas em Muriqui e Itacuruçá. Fizemos um cronograma, mas infelizmente não tivemos tempo para chegar aos outros distritos; Implantamos o Regin, com o sistema de Alvará Online; Retornamos com a emissão de Carteira de Trabalho no município; Entregamos dois ônibus adaptados para a Educação; Implantamos a Coleta Seletiva; Mantivemos o pagamento de salários dos servidores municipais em dia e cumprimos com os parcelamentos e os débitos da prefeitura.
Prestando contas III
Essas foram apenas algumas das conquistas. Infelizmente sofri no fim do governo, tanto com fornecedores, quanto com profissionais, que já não tinham o mesmo ímpeto e comprometimento com a coisa pública. Volto para o legislativo municipal com o sentimento de dever cumprido. Apesar de querer fazer muito mais pela minha cidade, acho que cumpri bem o papel quando fui exigido. Desejo sorte ao novo prefeito e me coloco na posição de presidente da Câmara dos Vereadores à disposição para que possamos colocar Mangaratiba de volta aos trilhos do desenvolvimento. Meu gabinete estará sempre aberto tanto para o futuro prefeito, quanto para os novos secretários municipais e população. Tenho certeza que poderei somar ainda mais para a cidade com essa experiência que tive, apesar do curto período, de ter ficado a frente do executivo e ter tido a oportunidade de conhecer mais a fundo como as coisas funcionam na Administração Pública.
Habeas corpus
Causou grande alvoroço, em Mangaratiba, no dia de ontem, a informação que dava como certa a concessão de habeas corpus ao vereador afastado Vitor Tenório e ao ex-vereador Pedro Capixaba. Mais ainda, que o Vitinho também reassumiria a cadeira já no início do mês de dezembro. No final do dia, ainda sem publicação oficial nos sites do poder judiciário, a notícia era que Vitor Tenório teria perdido o recurso pelo placar de cinco votos a zero e Pedro Capixaba teria conseguido o HC pelo placar de quatro votos a um. Ambas as situações a conferir, após a publicação oficial.
Acelera, Brasil
O nome preferido do presidente Jair Bolsonaro para o Ministério da Educação é o da psicóloga Viviane Senna, irmã do falecido campeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Se ela topar, será anunciada ministra. Viviane visitou o presidente eleito em 19 de outubro a convite dele, para “conversar sobre educação”. Ela negou ter sido convidada, mas é exatamente quem ele gostaria de nomear ao cargo. Viviane desenvolve um trabalho de apoio a educação, do qual o presidente é admirador, que já capacitou mais de 60 mil professores. Ela preside o Instituto Ayrton Senna, que faz parcerias com governos para apoiar escolas. Atende a 1,5 milhão de crianças por ano no País. Graduada em psicologia pela PUC-SP, Viviane Senna atuou como psicoterapeuta e na formação de terapeutas.
Infelizmente, o governo Alan nem começou, mas já mostra que a prometida esperança de mudança não acontecerá. Escolheu um testa de ferro que foi muito infeliz em seu comentário em reunião de secretariado, que destrata pessoas próximas, e conhecido mau gestor enquanto presidente da PREVI. O nome dele é Braz, o novo Humberto Vaz….melhor dizendo Humberto Braz.
Quero saber quando vem o 13°??
Com a nova gestão venho aqui relembrar um grande samba de nosso Rio.
“Eu vou tomar um porre de felicidade, vou sacudir eu vou zuar toda cidade….”…E não é mera coincidência se um dia nossa linda Mangaratiba virar destaque em algum samba enrredo!….
Que venha a nova gestão, com seus gestores, e suas endrumentalhas, para a primeiro plano trazer a mangaratiba brilho, luz e com muito calor humano…
Um dia vcs vão entender minhas palavras!
Gostaria de saber onde podemos agendar para tirar carteira de trabalho no nosso municipio