13 de novembro de 2018

Frase do dia

O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros. (Santo Agostinho)

As sirenes

A respeito da postagem de ontem sobre as sirenes que dispararam no domingo, em Itacuruçá, apesar de ser dia de tempo bom, informa a Defesa Civil que tratou-se de um exercício de treinamento  preventivo, que foi amplamente divulgado para a comunidade e que faz parte da programação mensal de treinamentos. A programação da Defesa Civil prevê esse tipo de exercício sempre às onze horas da manhã do dia 11 de cada mês.

Pérola

Mais uma “pérola” oriunda da leitura do Diário Oficial do Município. Dessa vez, na edição de número 869, algum desatento não percebeu a diferença entre a validade dos atos que deveriam retroagir e os com validade a partir daquela data. Simplesmente deixou passar textos assim: “nomear fulano de tal com efeito retroativo a partir desta data.”

Utilidade pública

Foi sem querer, querendo

Especialistas em redes sociais não esperavam o desmentido do Twitter e Facebook agora, duas semanas depois da eleição, e sim quando foi “denunciado”  o suposto “impulsionamento” de mensagens para beneficiar o candidato presidencial Jair Bolsonaro. As duas redes sociais se omitiram mesmo sabendo que não passava de “fake news” a denúncia que impactou na intenção de votos. A 9 dias do 2º turno, a Folha divulgou que empresários pró-Bolsonaro teriam contratado o suposto impulsionanento por até R$12 milhões. O “escândalo” refletiu na campanha: Bolsonaro perdeu ao menos 5 pontos na intenção de votos na última semana do primeiro turno. Facebook e Twitter negam qualquer impulsionamento por Bolsonaro. Só não explicam porque demoraram 26 dias para anunciar isso. (Fonte: Diário do poder)

De volta à rotina

O eleitor que não votou nem apresentou justificativa no primeiro e segundo turnos do pleito tem 60 dias, a contar de cada turno, para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para isso, deverá preencher o requerimento de justificativa , e escolher de que forma o documento deve chegar ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito: entrega pessoal no cartório, envio pelos Correios ou via internet. A justificativa deverá ser apresentada para cada turno em que o eleitor esteve ausente ou deixou de apresentar justificativa. Assim, quem não votou nem justificou nos dias 7 e 28 de outubro deverá preencher dois requerimentos. O Requerimento de Justificativa Eleitoral – pós eleição deve ser preenchido corretamente com os dados do eleitor. Também é necessário declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada. O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão.

De volta à rotina II

Os cartórios eleitorais de todo o país voltaram a realizar, a partir do último dia 5 de novembro os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais, entre outras atividades. O Cadastro Nacional de Eleitores, que estva fechado desde 10 de maio devido às Eleições Gerais 2018, foi reaberto na mesma data. Também foram reiniciados a emissão da certidão de quitação eleitoral e o serviço de pré-atendimento, via internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais (Título Net). (Fonte: TSE)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: