15 de outubro de 2018

Frase do dia

Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde. (Anatole France)

Inacreditável

A informação é tão surpreendente que foi preciso ao blog confirmá-la, através de fontes diferentes. Repetindo uma “maluquice” feita na Índia e divulgada nas redes sociais, três jovens de Muriqui se deitaram no vão entre os trilhos, logo após o pontilhão de Muriqui, momentos antes da passagem do trem de minério. Na posição que escolheram, não daria tempo de o maquinista perceber a situação e parar a composição. Passaram sobre eles as duas locomotivas e mais cento e trinta e quatro vagões carregados de minério. Ao que parece, os jovens tiveram apenas leves escoriações.

O oitavo mandamento

Assim que terminar o atual período eleitoral, muitos dos que se dizem cristãos, tanto no plano nacional quanto aqui no município, deverão se penitenciar profundamente. Afinal, através das “fakenews” que divulgam, estão descumprindo, descaradamente, o oitavo mandamento, aquele aprendido desde o catecismo e que diz: “não levantarás falso testemunho.”

Confissão

Estou aqui confessando o meu erro. Vocês querem saber quem contribuiu para o dr. Ruy Quintanilha perder as eleições de 2016? Eu. Querem saber o motivo? Eu ficava nas páginas denegrindo o Aarão Brito e o Alan Bombeiro e esquecendo de mostrar as propostas do dr. Ruy, Na verdade, eu acabei fazendo campanha para os adversários. Foi isso o que aconteceu. Não tenho vergonha de admitir isso. Vergonha é não assumir o erro e continuar com ele! Hoje, infelizmente, essa política suja está se repetindo de uma forma mais cruel e sem noção> Vamos dar um basta nisso! Chega de perseguições, chega de calúnias, chega de denegrir as pessoas, chega! chega! Mangaratiba merece evoluir, merece voltar a ser um paraíso. Esse é o meu recado. Quem for do bem, vem comigo. (Margareth Coelho, via facebook)

Duas semanas

Apesar de haver diminuído, sensivelmente, a pressão política em relação à eleição suplementar em Mangaratiba, ainda nos deparamos com relatos desse tipo: “Se é fato que dois contratados da Fundação Mário Peixoto foram demitidos por terem me cumprimentado no portão do Museu Municipal, conforme me foi relatado, sinto indignação e revolta que a prática escravagista de humilhar e perseguir trabalhadores ainda seja aplicada em Mangaratiba nos dias atuais. Paradoxalmente minha autoestima agradece, pois ratifica minha importância no município e para o município. Minha avó tinha razão: quando o diabo não vem, manda o secretário! Mas a vida tudo cobra e na manhã de 29 de outubro, tenho fé, muitos escravagistas que ainda povoam a política de Mangaratiba despertarão espirrando sem parar por alergia de acordar num novo tempo de justiça. Sou, sempre fui e serei Alan Bombeiro 45.” (Fábio Rodrigues)

Fim de semana

O próximo final de semana promete ser bastante movimentado no município, especialmente no distrito de Itacuruçá. Além da já divulgada inclusão do Beco Livre no “Programão Carioca” divulgado pelo jornalismo da rede Globo, teremos mais uma edição do DFK3, pesca de caiaque, que promete reunir mais de mil pescadores. A imagem abaixo é da edição do ano passado.

DFK

Devagar com o andor

Líder na corrida para o governo do Rio, o ex-juiz federal Wilson Witzel pode ter sua candidatura impugnada. Isso porque Witzel se exonerou voluntariamente do cargo de juiz no dia 28 de fevereiro deste ano para se lançar candidato. Só que desde 2015 ele respondia a um processo administrativo no Conselho Nacional de Justiça e somente em 18 de setembro o processo foi arquivado. Com isso, Witzel entra no artigo 1º da Lei da Ficha Limpa que diz que o magistrado que se exonera voluntariamente com pendência de um processo disciplinar fica inelegível por oito anos de forma automática. No primeiro turno, o ex-juiz obteve 41,28% dos votos válidos, mais de 3 milhões de votos, enquanto Eduardo Paes teve 19%, com 1,5 milhão.

Dia do professor

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Dia do professor II

Triste realidade

Dia do professor III

Quem já andou pelos corredores de uma escola, sentou naquela mesinha de frente para uma turma ou fez “chamada”, sabe exatamente o quê sentiram esses professores homenageados por alunos de uma escola pública.

Dia do professor III

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

 

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “15 de outubro de 2018”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores.

    Muito triste nos deparamos com a desvalorização dos nossos professores como costuma ocorrer na educação pública e privada. Acho que, dificilmente, um profissional do ensino sonha que seu filho siga os mesmos passos quando crescer.

    Mais do que nunca é preciso fazer cumprir as metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), valendo lembrar que o vencimento inicial dos nossos docentes não chega nem a metade do piso nacional que é atualmente de R$ 2.455,35 para uma jornada de 40 horas semanais laboradas. Trata-se de um enorme desafio para os próximos prefeitos que forem eleitos começarem a resolver ano a ano.

    Ótima semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: