07 de outubro de 2018

Frase do dia

As eleições estão ai a nos inspirar para uma renovação, mas podem acabar nos perdendo novamente em decepção. (Ivan Teorilang)

Novidade

Pedir voto a partir da meia-noite deste domingo é contra a legislação eleitoral brasileira. De acordo com especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a prática também é proibida no aplicativo de mensagens Whatsapp e pode dar multa de até 15 mil reais e detenção. O crime eleitoral prevê multa de 5 mil a 15 mil reais, segundo o artigo 39, § 5º, e a pena pela propaganda eleitoral ilegal é de seis meses a um ano de reclusão. Daniel Falcão, professor de direito eleitoral no Instituto Brasiliense de Direito Público, recomenda evitar até mesmo o compartilhamento de mensagens pedindo votos em grupos de família no WhatsApp. Renato Ribeiro de Almeida, professor na Escola Paulista de Direito, vê o pedido de voto pelo aplicativo como boca de urna. Por outro lado, o aplicativo pode ser usado para fazer denúncias de crimes eleitorais. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios aceitará denúncias via mensagens neste domingo. (Revista Exame)

A importância do voto

Hoje é um dia de extrema relevância para a democracia, para o país e para o povo em geral. Escolheremos representantes que terão como função legislar e executar em prol do pleno funcionamento da sociedade por 4 anos, tempo suficiente para de fato mudar a situação atual para melhor ou deteriora-lá.  Estas eleições serão as primeiras em que votarei e me senti na obrigação de para isso, analisar cuidadosamente as proposta e o perfil de cada candidato, no intuito de me conscientizar sobre minha escolha que fará diferença no lugar que vivo. Esteja ciente de que o voto que você deposita está diretamente relacionada com o futuro do seu país e do seu estado e consequentemente na sua qualidade de vida, pois a política rege a comunidade. Que neste domingo, você saia de casa certo de que seu voto irá para alguém capaz e íntegro. Não vote apenas a pedido de alguém. Se informe sobre os candidatos e seus históricos no geral. E, principalmente, reflita sobre o estado em que nós e nossa nação se encontram. Exerça seu direito, que exigiu uma batalha árdua para a conquista, com excelência. Viva a democracia, a liberdade de expressão e viva a consciência de que temos em nossas mãos o poder para a transformação! (Da jovem Luana Costa, via facebook)

Fake

É falso que a Polícia Federal  tenha feito a apreensão de uma van com urnas eletrônicas adulteradas e que a Rede Record tenha noticiado isso, como indica uma mensagem que passou a circular no WhatsApp. O boato afirma que, dos 152 equipamentos que teriam sido confiscados, 121 estariam “preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72% dos votos”. Procurada, a PF informou que não há registro de uma ocorrência do tipo. Buscas no site da Record Tv e no portal R& não indicam nenhuma matéria recente sobre apreensão de urnas eletrônicas. Outros veículos de imprensa também não reportaram nenhum caso como o descrito na corrente. O site E-farsas e a campanha do PT também desmentiram essa peça de informação. (Fonte; Projetocomprova)

Polarização

Almoço

Repercussão

A imprensa dos Estados Unidos dedicou o dia de ontem à análise do momento político brasileiro na véspera da eleição presidencial. As edições dos principais jornais impressos e sites e veículos online destacam a tendência de crescimento da candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República, segundo as pesquisas de intenção de voto e o comparam ao presidente norte-americano Donald Trump. Segundo o jornal The New York Times, o quase “desaparecimento de Bolsonaro do cenário político só aumentou sua liderança”. O jornal compara a campanha de Bolsonaro, que sofreu um atentado no dia 6 de setembro, passou por duas cirurgias e ficou três semanas internado, à fórmula que levou Trump à vitória em 2016, bem como à trajetória de líderes populistas de outros países. A manchete diz que “Candidato da extrema direita Jair Bolsonaro amplia liderança na corrida presidencial do Brasil”.  Na reportagem, o jornal informa que, como “última tentativa”, os 13 candidatos presidenciais fizeram campanha pelo país em debates e comícios. O jornal The Washington Post apresentou Bolsonaro como uma “versão de Trump”, devido a seus “posicionamentos de extrema direita”. Além disso, destacou que a campanha do candidato se baseia em “ataques à imprensa tradicional e na criação de de ‘fatos alternativos’” na internet. A rede ABC News dedicou reportagem especial, veiculada ontem, a Bolsonaro. Segundo a reportagem, nas eleições presidenciais, o “candidato à la Trump obtém voto entre as mulheres” e contextualizou com as matérias favoráveis e contrárias. De acordo com a rede, o candidato é “muitas vezes comparado” a Trump “por comentários sexistas que ele fez ao longo dos anos”. A rede também compara Bolsonaro a Trump no amplo uso de redes sociais pelo candidato do PSL. Assim como Trump, Bolsonaro recorre às redes com frequência para lançar mensagens e vídeos. (Fonte: Agência Brasil)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “07 de outubro de 2018”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores.

    Pelo que soube, a votação de hoje no Município teria ocorrido tranquila. Aliás, tranquila demais se comparada com a de 2016, com uma aparente presença menor, o que se explicaria pelo fato de haver ainda muitas transferências já que tais eleitores não se interessariam em viajar para votar aqui.

    A grande revelação destas eleições está sendo o juiz Dr. Wilson Witzel, o qual conta com uma ampla aceitação no Município e em vários outros locais do RJ.

    Aguardemos os resultados oficiais.

    Ótimo final de domingo a todos!

  2. Como disse Vargas LLosa a respeito de hoje:
    Vou escolher entre a AIDS e o Câncer Terminal…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: