20 de setembro de 2018

Frase do dia

Aquele que deseja o bem aos outros, partilha desse bem. Aquele que deseja o mal, partilha desse mal. (Maomé)

Negado

Como informado ontem aqui no blog, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal indeferiu o recuso de habeas corpus em favor do vereador afastado Vitor Tenório Santos. Como se trata da última instância recursal, só resta a ele se apresentar ao judiciário para começar a cumprir a prisão preventiva. A decisão foi tomada na terça-feira e publicada no dia de ontem no site do STF.

Habeas corpus

Rumores

Apesar de ser um desfecho previsível, ainda parecia haver um resto de esperança no grupo que apoiava o vereador afastado na disputa da eleição suplementar. Ao se dissipar essa pequena esperança, no fim da tarde de ontem já não haviam mais, nas redes sociais, ninguém se declarando seu apoiador.

Rumores II

No início da noite, a notícia a circular, ainda não confirmada, é que o vereador iria renunciar à candidatura e sua candidata a vice, a vereadora Cecília Cabral não substituiria o cabeça de chapa e sim desistiria da disputa. No final das contas, decorrente de todo esse processo, foi ela a mais prejudicada, tal e qual a velha anedota do sujeito pintando uma parede no alto de uma escada e vem alguém e diz: “Se segura na brocha que vou tirar a escada”.

O que resta

Considerando ser o Supremo Tribunal Federal a última e decisiva instância da justiça, só resta ao vereador afastado apresentar-se à justiça e tentar um novo recurso de habeas corpus já na condição de preso. Caso contrário, corre o risco de ser procurado pela polícia para ser preso tal e qual qualquer delinquente comum.

Reflexão

Podemos ser pessoas melhores. As vezes o grito está na garganta, a opressão que nos é imposta, faz com que sejamos tão estúpidos como os opressores. O momento é grave, não cabe oba oba e nem mesmo regozijo. Precisamos de esperança, de atitudes e de muita responsabilidade com o destino de Mangaratiba. Essa nossa vergonha não pode se repetir a cada ano. Vamos em frente, vamos constantemente exercendo nossa cidadania..antes, durante e depois! (Leila Castro)

Apenas teste

A Defesa civil de Mangaratiba anuncia, para hoje, um teste sonoro das sirenes de emergência na região do Axixá, em Itacuruçá.

Teste sonoro

Reciclagem

A equipe da secretaria do Meio Ambiente de Mangaratiba está implantando a coleta seletiva de resíduos, envolvendo as escolas. Os moradores de Mangaratiba podem procurar os pontos de entrega do seu distrito e entregar seus resíduos. Os que trabalham como catadores devem procurar o projeto para se inscrever. Segunda-feira, o caminhão com chamada de som vai iniciar sua rota em todos os bairros.

Reciclagem

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “20 de setembro de 2018”

  1. Boa tarde, prof. Lauro e leitores.

    Eu diria que foram bem sensatas e pertinentes ao momento as palavras da internauta Leila Castro. Pois o que precisamos é compreender qual o sentido da mudança que se busca executar dentro da política de uma cidade a fim de que não fiquemos só nas aparências, sendo que vinhos novos não se armazenam em odres velhos, como bem ensinava o mestre Jesus de Nazaré.

    Assim sendo, mudanças não devem servir para oportunizar vinganças, perseguições a adversários ou uma simples troca de comando, sem que o velho modus operandi se altere significativamente. E aí, se além da esperança, não estiverem presentes as atitudes positivas e a consciência de responsabilidade, o erro se repete.

    Que em toda essa caminhada não nos faltem a sabedoria, a humildade e toda a sensibilidade necessária.

    Ótima quinta-feira a todos!

  2. Bom caros amigos. Como sempre, me recorro a ajuda de vocês. Tenho grande apreço pelos novos vereadores suplentes, Rogério da máquina e Humberto Costa. Conheço o trabalho deles como empreendedores desse município. A minha dúvida é, será que eles assumem definitivamente? Obrigado.

    1. Caro Sandro e demais.

      Esta é uma pergunta que eu como advogado jamais não poderia lhe responder com certeza justamente porque não existem causas ganhas ou perdidas no Direito.

      Ambos os vereadores titulares encontram-se no momento afastados de suas respectivas funções, porém tal determinação é fruto de uma decisão provisória e que será substituída por uma definitiva ao final da demanda penal que enfrentam no Tribunal de Justiça, havendo o direito de interposição de recursos e dos demais remédios processuais cabíveis. E, até o final do mandato da atual legislatura, pode haver tanto a mudança quanto a manutenção desse afastamento.

      Outrossim, nada impediria que, em tese, venham a perder seus respectivos mandatos por decisão de seus pares com a instauração de uma comissão processante. Só que, a meu ver, nem os suplentes provocariam tal desgaste contra si próprios. Eu mesmo, no lugar deles, ficaria na minha fazendo o meu trabalho.

      De qualquer modo, acredito que a possibilidade dos novos chegarem até o final de 2020 ocupando o cargo é alta, embora não se descarte que um deles seja eleito ou vire secretário de algum governo. Só o Chicão da Ilha que, conforme o resultado das eleições, poderá assumir a cadeira de vice-prefeito enquanto o Charlies retornaria à Câmara após o fim da interinidade de seu governo.

      Vamos aguardar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: