19 de agosto de 2018

Frase do dia

É preciso ser honesto pra cobrar honestidade, é preciso ser sincero pra cobrar sinceridade. Só quem é verdadeiro pode cobrar a verdade. (Bráulio Bessa)

Tremor de terra

Nesse fim de semana, o terremoto em Mangaratiba não foi físico, nem na Serra do Piloto, mas político e em todo o município. O fato é que caiu como uma bomba a aceitação pelo ministério público da ação que contesta a ocupação interina da prefeitura pelo presidente da câmara, em simetria com a proibição estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal que impediu o senador Renan Calheiros de suceder interinamente o presidente Michel Temer, enquanto estiver respondendo a processo criminal.

Tremor de terra II

O acolhimento da tese por parte do ministério público e a declaração do juiz da comarca de se considerar impedido de julgar o feito, foram, sem dúvida, indicadores de que a liminar tem grandes chances de ser acolhida pelo juiz tabelar, no caso o de Seropédica. Mais ainda, como se trata de medida liminar pleiteando a aplicação de entendimento já definido pelo Supremo Tribunal Federal, não há que se abrir espáço para defesa, acusação ou recursos. Haverá, apenas, a decisão do juiz tabelar. Isso significa que, no correr da semana, é possível que o prefeito interino seja afastado do cargo.

Tremor de terra III

A se concretizar o afastamento, como ficará a administração pública e os contratados pelo governo interino? Ao assumir, o juiz da comarca pode anular todos os atos da administração interina desde 1 de julho. Pode criar uma comissão de servidores efetivos para determinar as necessidades mínimas da administração. O que ele certamente não fará será oficializar contratações feitas “de boca”, ainda não publicadas no diário oficial. De outra parte, o vereador Vitinho voltará a ocupar a presidência da câmara e continuará sendo candidato.

Tremor de terra IV

Ao que parece, confirmando denúncias que informavam que as nomeações ou manutenção em cargos comissionados dependiam de manifestação pública nas redes sociais, de repente, desde a última sexta-feira, essas manifestações caíram cerca de noventa por cento. Até mesmo uma reunião realizada pelo candidato e sua vice, em Itacuruçá, na tarde de sábado, teve apenas 22 presentes.

Reunião Vitinho

Denunciando a farsa

Fico estarrecido com esses engôdos que as pessoas usam para tentar iludir ou enganar o povo. Realmente, os computadores estavam parados e isso não é novidade pra ninguém que frequenta a escola da Gamboa. Os computadores com certeza estão funcionando como ficamos sabendo, ou seja houve uma manutenção, o que não é mais que obrigação da prefeitura. Não vejo nenhum louvor nisso. Agora dizer que todos estão com internet é o fim da picada, aliás sempre teve internet na escola. Pra vocês ficarem sabendo, antigamente funcionava o telecentro na escola. Aos sábados, a garotada lotava aquela sala de computadores, inclusive nós claro, jogávamos friv, fazíamos trabalhos, tinha fila e mais fila de espera, para mexer nos computadores. Naquela época sim, todos os computadores tinham internet. Publicar mentira é querer tirar o povo como idiota. De acordo com meus amigos e meus primos que estudam lá, se tiver um ou dois computadores com internet é muito. Então, antes de publicarem mentiras e tentar enfeitar o pavão, procurem saber melhor. (Norberto da Gamboa, via facebook)

Nota de três reais

Jornalões caíram na conversa fiada da defesa do ex-presidente Lula sobre suposta “liminar” favorável ao preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Trata-se na verdade de uma “recomendação”, com valor semelhante ao de uma “nota à imprensa” ou “nota de solidariedade”, de caráter pessoal, dos funcionários que integram um comitê técnico de Direitos Humanos, onde não há países representados. Parciais, eles nem se deram ao trabalho de pedir informações ao Brasil sobre o caso. A “recomendação” do comitê técnico nem sequer foi endossada pelo Alto-Comissariado dos Direitos Humanos, este sim, órgão da ONU. O confuso comitê recomenda que Lula tenha “acesso à mídia e aos companheiros de partido”, conforme o pedido da defesa feito em 2016. Ainda que a “recomendação” fosse da própria ONU, a assembleia geral não é instância de recurso da Justiça. E o Brasil é um País soberano. A “recomendação” foi arrumada pelo lobby de petistas ocupantes de boquinhas obtidas em Genebra por indicação de governos do PT. (Fonte: Diário do poder)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

6 comentários em “19 de agosto de 2018”

  1. Boa tarde, Prof. Lauro e leitores.

    Sobre a ação popular, inicialmente vamos aguardar o juiz tabelar do Dr. Marcelo Borges aceitar o declínio de competência para que o mesmo possa então julgar o caso e deferir ou não a liminar. Pois, na hipótese do magistrado de Seropédica, Dr Guilherme Grande assim Ferreira Chaves, entender que, pela omissão da nossa Lei Orgânica Municipal, caberia a Câmara eleger um novo presidente que tenha condições juridicas de ocupar o cargo de prefeito interinamente, isto excluiria o juiz daqui da ordem sucessória, fazendo com que seja instaurado um conflito de competência a ser resolvido pelo Tribunal de Justiça.

    O momento agora é de espera pois, caso ocorra um indesejado conflito de competência,
    (TOC TOC na madeira), este precisará ser primeiramente resolvido pela segunda instância, para então se definir qual juiz irá julgar o pedido referente a liminar.

    Vamos acompanhar e ver o que acontece nas próximas horas sendo que o processo encontra-se já concluso ao magistrado para decisão.

    Ótimo final de segunda feira a todos!

  2. Professor.
    Sou um velho dentista do município.
    Vivi perseguições várias.
    Inclusive do seu amigo Carlos Bussato que mandou Carlinhos me exonerar (eu era contratado) de manhã após ter conversado com o saudoso Aarão na véspera.
    Evandro perseguiu menos..
    Na última vez que conversei com o Alan pedi que uma vez eleito desmontasse a quadrilha montada na odontologia.
    O lobo mau (Davi)recentemente promoveu o filho(Igor)como chefe.
    Postei no grupo que tínhamos 6 chefes e nenhuma anestesia.
    Fui banido e mandado para a serra.
    Acredito que estamos próximos do fim desta era.
    E dos vereadores adoradores.
    Quem viver verá…

    1. Caro Eduardo e demais.

      Sem dúvida esse coronelismo precisa acabar em nosso município e na maioria das cidades brasileiras. Não peguei Mangaratiba na época do Charlinho pois, até 2012, só vinha ao Município na condição de veranista. Minha falecida avó paterna, Profa. Darcilia Ferreira da Silva Pinhão, chegou a morar aqui por alguns anos na década passada, embora o elogiasse. Só que ela nunca foi funcionária de Mangaratiba. Era aposentada em duas matrículas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

      De qualquer modo, falando genericamente dessa situação, entendo que a democratização dos municípios seria o primeiro passo para que possamos começar a desfrutar de um mínimo de liberdade no Brasil. Porém, a realidade é que você encontra mais democracia no âmbito da esfera federal do que local.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: