13 de agosto de 2018

Frase do dia

Se queres prever o futuro, estude o passado. (Confúcio)

Às suas marcas!

Grande parte dos partidos políticos de Mangaratiba escolhem, hoje, em convenção, seus candidatos para a eleição suplementar do dia 28 de outubro. Apenas o PSOL já definiu seus nomes, com Emil Crokidakis Castro para prefeito e Sílvio dos Santos Soares como candidato a vice-prefeito.

Serenidade

Fico lendo alguns comentários no Facebook sobre o cenário político de Mangaratiba e fico pensando: quando as pessoas vão aprender a não se deixar levar por disse me disse? Criar sua própria opinião baseada em fatos comprovados, em contatos diretos e não em “verdades” que alguém disse. Para ter a minha opção política, tive contato direto com todos os pré candidatos (pelo menos os que já se manifestaram) e daí fiz a minha escolha. Admiro alguns deles como pessoas e ontem fiz questão de mostrar essa minha admiração tirando fotos com os mesmos. Vamos mudar a nossa forma de agir e escrever comentários, pois fica feio. O respeito deve sempre imperar! Essa briga entre as pessoas só traz inimizades e divisão para uma cidade, que hoje, precisa da união de todos para voltar a ser feliz. (Elisabeth Antunes, via facebook – editado)

Bicho papão

Mais uma “mão pesada” se revelando para assombrar a vida do prefeito interino e do ex-vereador Humberto Vaz, no caso, a Desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, terceira Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi dela, na última sexta-feira, a determinação de seguimento do processo que ambos respondem. Para consultar a movimentação, basta seguir o link

http://www4.tjrj.jus.br/ejud/ConsultaProcesso.aspx?N=201825400479

Bicho papão II

Aliás, o assunto já é notícia no blog do Eliseu Pires com o título “Cidade de Mangaratiba é governada por denunciado pelo MP”, em nota publicada no último sábado 11 de agosto. https://tinyurl.com/y7kcl7x8

Expresso Recreio

Como dizia um personagem da Escolinha do professor Raimundo: “Estava indo tão bem!”. Assim parece ser a situação do transporte público municipal quanto ao serviço prestado pela viação Expresso Recreio. Além de diminuir a frequência das linhas 112T e 116T (com autorização do detro), moradores de Itacuruçá e Muriqui reclamam que as linhas 454U (Itacuruçá x Itaguaí) e 455 U (Muriqui x Itaguaí), também reduziram drasticamente os veículos nas ruas.

O buraco

Na manhã de hoje, voltou a ser tema do RJTV primeira edição o enorme buraco que interdita a subida para a Serra do Piloto. A reportagem destacou que os moradores, quando precisam subir ou descer, demoram cerca de três horas para chegar ao destino. A promessa do DER era concluir a nova ponte em sessenta dias, e já se passaram cento e vinte dias. O novo prazo para a conclusão das obras passou para novembro.

Sigízia

A maré alta invadiu o Centro Histórico de Paraty e subiu no calçadão de Muriqui no fim da tarde de sábado. Na foto, é possível ver como ficou o local. De acordo com moradores outros pontos da cidade também ficaram alagados. O fenômeno é comum na região, especialmente no mês de agosto. A maré baixou por volta de 18h.

Maré de sizígia

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “13 de agosto de 2018”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores.

    Considero vergonhosa a situação do nosso Município que hoje é governado por um vereador que é réu numa ação penal onde o Ministério Público o acusa da suposta prática de fatos a meu ver gravíssimos.

    Conforme venho partilhando um entendimento jurídico nas redes sociais, da mesma maneira como o STF havia afastado o então presidente do Senado, Renan Calheiros, da linha sucessória do presidente da República, visto que o parlamentar é réu na Lava Jato, o mesmo deveria ocorrer no tocante ao exercício dos cargos de governador e de prefeito, por aplicação do princípio da simetria constitucional (o que vale pra União deve servir para os Estados e Municípios). Pois como tal autoridade pode responder a um processo tão grave ocupando ao mesmo tempo tão elevado cargo?

    Igualmente, em que pese o princípio da presunção de inocência, políticos denunciados em ações penais deveriam ser impedidos de se candidatar a cargos de chefia do Poder Executivo. E aí, mesmo não sendo uma tese já consolidada pela jurisprudência, considero que os partidos políticos, assim como o MP, deveriam começar a ingressar com impugnações de candidaturas com base em tal fundamento jurídico.

    Quanto ao processo penal no qual o prefeito em exercício de Mangaratiba é réu perante o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, eis que a denúncia contra ele foi recebida e o mesmo até o momento não conseguiu evitar de responder a ação movida pelo MP desde o ano passado. Trata-se de um problema que o vereador precisa resolver primeiro antes de pensar em ser candidato. Aliás, deveria ele, com transparência, ter recusado assumir interinamente a Prefeitura explicando para a população sobre a sua condição atual. E, neste aspecto, reconheço a postura adequada do ex-prefeito Dr. Ruy por haver assumido publicamente que se encontra inelegível e ter se retirado do cenário eleitoral de Mangaratiba até que se livre dos efeitos da condenação sofrida na esfera eleitoral.

    Seja como for, espero que a própria população seja capaz de se ater aos fatos reais e votar com consciência no dia 28/10, sem se deixar levar pelo “disse me disse”, como bem escreveu a professora acima citada no site de relacionamentos Facebook. Pois, derradeiramente, não merecemos ter um segundo prefeito preso ou cassado em tão pouco tempo.

    Ótima segunda feira a todos e que venham as convenções partidárias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: