12 de julho de 2018

Frase do dia

Aja com teu subordinado como gostarias que teu superior agisse contigo. (Sêneca)

Primeira entrevista

O canal “Mangaratiba webTv” divulgou, no último dia 6 de julho uma entrevista com o prefeito interino, vereador Vitor Tenório Santos. Cuidadoso nas palavras, o ocupante temporário do executivo municipal evitou temas mais espinhosos ou críticas à gestão anterior, mas afirmou que, no tempo em que permanecer à frente da prefeitura fará o máximo para levar Mangaratiba de volta aos bons tempos. Prometeu, indiretamente, melhorias na saúde, nas obras de urbanismo e para os servidores. É esperar para ver.

Quem éo pai?

Os Teleinfos de Mangaratiba estão sendo gradualmente reativados, no entanto, lembra um morador, que o pai desse projeto foi o ex-secretário de tecnologia Pedro Lemelle, nada mais justo lembrar então quem é o verdadeiro pai deste filho bonito e agradecer ao vereador Emilson Coelho pelo resgate desse serviço comunitário.

Factóides

Em tempos de campanha eleitoral, a máxima de alguns candidatos parece ser a antiga “falem mal, mas falem de mim”. Eleito deputado federal em 2014 na esteira de ter sido o candidato à sucessão do Charlinho, em Itaguaí, o deputado Alexandre Valle, que passou mais de três anos literalmente sumido da região, de repente passou a buscar visibilidade tanto em Itaguaí quanto em Mangaratiba. Por aqui, no nosso município, não há registro de que ele tenha participado de qualquer ação relevante do poder público federal ou estadual capaz de nos beneficiar.

Factóides II

Já em Itaguaí, o deputado, que parece não contar com o apoio de nenhum vereador do município vizinho, dá sinais de ter escolhido como alvo de sua campanha a administração de seu antigo chefe acusando, através das redes sociais, que servidores da Educação teriam produzido e divulgado uma notícia falsa a respeito de seu possível apoio a uma manifestação que sequer reuniu cinquenta pessoas. Segundo ele, seu gabinete encaminhou o assunto à Polícia Federal para apuração dos fatos. Imediatamente, todos os servidores da sede da secretaria de Educação e Cultura, cerca de sessenta, na certeza de que a tal “fake” não foi engendrada naquela secretaria, publicaram uma nota de repúdio às afirmações do deputado também na expectativa de que a Polícia Federal apure esses fatos e responsabilize quem deva ser responsabilizado.

Factóides III

No âmbito da disputa política nacional, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz, presidente do STJ, negou, de uma só vez, 143 habeas corpus protocolados por terceiros desde domingo, pedindo a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra entendeu que, apesar de ser garantido a qualquer pessoa o direito de protocolar habeas corpus, essa via processual não se presta a “atos populares”. Na decisão, Laurita criticou os pedidos, com redação padronizada com o subtítulo “Ato Popular 9 de julho de 2018 – Em defesa das garantias constitucionais”. As peças, segundo a ministra, não tinham “nenhum substrato jurídico adequado”. Na decisão, ela acrescentou que: “O Poder Judiciário não pode ser utilizado como balcão de reivindicações ou manifestações de natureza política ou ideológico-partidárias. Não é essa sua missão constitucional”, acrescentando que as 143 petições foram entregues em papel, no protocolo do STJ, sobrecarregando os servidores da corte. (Fonte: Diário do Poder)

Bela reflexão

Hoje, ao procurar notícias sobre os meninos na Tailândia, me deparei com um post onde falava que os pais estavam acampados na entrada da caverna e que as autoridades não divulgavam qual dos meninos que foram libertos. O jornalista procurou saber porque não davam uma informação tão importante para eles. E como os pais se mantinham ali sem procurar saber se era ou não o seu filho que fora salvo. O jornalista se deparou com um provérbio cultural na Tailândia: “Evitarás ofender aquele que te ajuda, pedindo mais do que aquilo que ele te dá”. As autoridades não divulgavam para os pais, para evitar que uns se alegrassem e os outros continuassem em sofrimento. Sem saber qual estava fora da caverna, todos oravam uns pelos outros. E os pais não buscavam mais informações, pois sabiam que as autoridades estavam fazendo o que podiam para salvar a todos. Então, eles não queriam ofender a quem os ajudava, existindo mais do que aquilo que podiam dar. Que lição extraordinária! Quantas vezes ofendemos e insultamos aqueles que nos rodeiam com nossas insatisfações pessoais. Exigindo sempre mais. Aprendi que não posso exigir aquilo que não podem me dar e aprendi a respeitar os meus limites. Aprendi a ser grato, e aprendi a dizer não quando me ofenderem e me insultarem. Respeito e gratidão são as palavras chaves. Que Deus nos ajude e nos dê sabedoria para colocar em prática aquilo que Ele nos tem ensinado.(Ana Silva Paz de Carvalho, via facebook)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “12 de julho de 2018”

  1. Bom dia, Prof, Lauro e leitores.

    Verdade é que não serão só algumas semanas ou meses para um gestor “levar Mangaratiba de volta aos bons tempos”, como teria dito o prefeito exercício em sua entrevista, baseando-me na nota acima.

    Espero que o cidadão não confunda o maquiamento da cidade através de obras com políticas públicas, sendo que a sensatez me diz que um governante num momento desses pode no máximo é buscar garantir uma tranquila administração do momento crítico até a realização do pleito suplementar e a posse de quem for escolhido para um mandato tampão até o fim de 2020.

    Diga-se de passagem que a recuperação de Mangaratiba só ocorrerá no decorrer de anos com resultados para a próxima década visto que lá se vão mais de dez anos de contínua irresponsabilidade da parte dos últimos que sentaram naquela cadeira. Daí só com um trabalho sério, determinado e ouvindo a população que chegaremos a algum lugar e quem sabe sonharmos no período de gestão 2021-2024.

    Ótima quinta-feira a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: