23 de maio de 2018

Frase do dia

É bom saber que ao postar alguma coisa, os computadores irão se lembrar eternamente. (Eric Schmidt, CEO do Google)

Câmara Municipal

A transmissão da sessão mde ontem da câmara municipal de Mangaratiba começou, pontualmente, às dez horas da manhã, no devido horário regimental. No entanto, quem se dispôs a assistir pela internet, teve de “aturar” vinte minutos de enrolação ouvindo a música do Luiz Gonzaga e vendo imagens do município, pois a sessão de fato só começou às dez horas e vinte minutos.

Câmara Municipal II

Não havendo grandes novidades em termos de assuntos a serem tratados, os vereadores voltaram a abordar temas de interesse da população ainda sem solução por parte do executivo municipal, como a questão do transporte universitário, do buraco na RJ 14, da necessidade de lixeiras em Muriqui, do armamento, ou não, da guarda municipal. Foi possível notar que o fato de haver transmissão ao vivo, já fez algum efeito no cuidado de alguns vereadores explicarem suas posições sobre determinados temas.

Pela paz

Amanhã, dia 24 de maio, às 9h30, o movimento Angra Pede Paz promoverá uma caminhada pelas ruas do Centro de Angra dos Reis, pedindo Paz no município. O movimento é apartidário e a manifestação começará na Praça do Carmo, em frente ao PAM. Durante o ato comerciantes fecharão suas portas, por volta de 10h30. Às onze horas, igrejas do centro da cidade irão repicar os sinos por um minuto. Os manifestantes irão até o fórum, onde haverá uma celebração ecumênica e será tocado o hino Nacional finalizando o ato.

Utilidade pública

O Ministério do Turismo oferta curso gratuito online para atendimento de turistas, através de sua plataforma de ensino EAD, o canal Brasil Braços Abertos é uma iniciativa lançada no ano passado e já formou mais de 2,7 mil pessoas. É uma plataforma totalmente online e com vagas ilimitadas. O curso é ofertado pelo Ministério do Turismo em parceria ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Totalmente gratuito e online, podendo ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. É voltado para profissionais da área e para qualquer pessoa interessada no seguimento. Todo o conteúdo do curso é voltado para o atendimento de turistas e inclui conhecimentos básicos da língua inglesa.

Nem na ONU

O pedido do ex-presidente Lula ao Comitê de Direitos Humanos da ONU para “ser solto” no Brasil foi negado. Isso não significa grande coisa, orque afinal esse comitê não é instância de recurso a decisões da Justiça de qualquer país, mas é uma importante derrota do petista. O pedido de Lula era baseado em uma mentira, a de que o juiz federal Sérgio Moro estaria sendo parcial no julgamento. “O Comitê de Direitos Humanos não concederá medidas cautelas no caso de Lula da Silva”, declarou a porta-voz de Direitos Humanos da ONU, Julia Gronnevet. Um dia antes de ser preso, enquanto Lula negociava com a Polícia Federal, seus advogados entraram com a “queixa” na ONU. Uma eventual decisão de apenas recomendar medidas ocorreria por conta da avaliação dos peritos da ONU de que a prisão lhe impediria de exercer plenamente seus direitos políticos. Mas o apelo não foi considerado consistente, até em razão das provas contidas no processo de que Lula cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (Diário do Poder)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “23 de maio de 2018”

  1. Bom dia, Prof. Lauro e leitores,

    Acerca do armamento da Guarda Municipal, essa é uma discussão que precisa ser debatida e concluída pelo bem de Mangaratiba. E pelo que observo, tudo caminha para que, em breve, venha a ser encaminhada uma Mensagem do Chefe do Executivo apresentando projeto de lei nesse sentido.

    Fato é que, na atualidade, as Guardas Municipais já são tratadas como verdadeiras polícias locais e não apenas como instituições que devem proteger o patrimônio do Município. Tanto é que já existe até uma linha de financiamento do BNDES liberando recursos quanto à aquisição de equipamentos para forças policiais de estados, municípios e Distrito Federal, o que abrange viaturas, coletes balísticos, miras holográficas e armas de choque. Inclusive, ontem mesmo, eu estava tratando desse assunto com um vereador do meu partido que é ligado à área de segurança.

    Ora, mais do que nunca Mangaratiba precisa ficar atenta a essas questões e daí o governo municipal não pode continuar se omitindo em relação á Guarda Municipal. Aliás, justamente por causa dessa omissão foi que, no dia 19/04, o SISPMUM teve que distribuir mais uma ação judicial (autos eletrônicos n.º 0004592-65.2018.8.19.0030) para que o Chefe do Executivo encaminhe projeto de lei de sua iniciativa tratando de um Plano de Carreira próprio da categoria, o que é uma decorrência lógica da aplicação da Lei Federal n.º 13.022/2014. Tal processo, no momento, aguarda uma decisão do magistrado da Comarca quanto ao pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional.

    Entretanto, penso que as coisas seriam muito mais fáceis de se resolver caso o governo respeitasse mais a Guarda Municipal e os seus servidores, bem como atuasse com mais eficiência no enfrentamento dos problemas que tanto afligem a população. Só que, ao invés disso, o que vejo de muitos dos nossos atuais gestores é arrogância, descaso, incompetência e desprezo pelas angústias sofridas pelo cidadão, o qual paga os seus impostos sem receber o devido retorno.

    Que tenhamos dias melhores e a ministra Rosa Weber não se esqueça de Mangaratiba porque estamos abandonados.

    Ótima quarta-feira a todos!

    1. Eu so gostaria de saber de onde o professor Lauro tirou tal informação acerca do armamento da guarda municipal de Mangaratiba. Que eu saiba, foi criadacriada uma “ENQUETE” para saber da opinião de população de Mangaratiba em relação ao tal assunto. Mais uma vez o fessô lauro publicando notícias na qualele se baseia em suposições

  2. Pela paz
    Prá que serve uma manifestação destas além de atrapalhar a vida da cidade e encher o saco do cidadão que precisa passar por ali ?
    Pretendem comover o tráfico ou a milícia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: