13/14 de maio de 2018

Frase do dia

Sou filho da mesma mãe da minha mãe, a mãe Terra. (Jansen Del Vecchio)

Ambulâncias

A crise da gestão pública em Mangaratiba parece não dar nenhuma trégua à população. Na área da saúde, depois do longo período de dificuldades com relação a medicamentos e insumos, agora a questão passa a ser as ambulâncias. O filho de um comerciante de Itacuruçá sofreu um acidente de motocicleta. Chamado o socorro, descobriu-se que a ambulância do posto de saúde do distrito estava quebrada, sendo necessário recorrer à do PS de Muriqui que, por sua vez, estava em outra missão. O hospital municipal só dispunha de uma ambulância, também em missão. Resultado, após cerca de uma hora e meia aguardando atendimento, o jovem rapaz foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mesmo assim em caminhão de combate a incêndios.

Efeito imediato

Comentário de um morador a respeito do assunto: “Dezesseis meses já se passaram e fico triste em saber que mais uma ambulância do SUS, que deveria atender à população de Mangaratiba, encontra-se quebrada como esta do posto de saúde de Itacuruçá. Devido a isso, a ambulância a UBS de Muriqui está tendo que atender aos dois Distritos ao mesmo tempo! Engraçado que os veículos são alugados como, na verdade, poderiam ter sido adquiridos pela Prefeitura. Portanto, deixo aqui a minha postagem de repúdio e indignação contra essa situação, que não se resolve mesmo após 16 meses da atual gestão do prefeito Aarão.” (Rodrigo Âncora da Luz)

Devagar com o andor

Política em um município com cerca de quarenta mil habitantes não pode ser feita com o fígado, mas com a razão. Pensando de forma coerente, quais seriam os interessados em assumir compromissos públicos com o município senão aqueles que já demonstraram interesse neste assunto? Quem quer ser candidato pode sim ir em busca do apoio do Dr. Rui., do Charlinho, da Andréia, do José Luiz do Posto e até mesmo do Capixaba. De outra parte, é prudente lembrar que o atual prefeito não será cassado. O que está previsto acontecer nos próximos dias é a rejeição do registro de sua candidatura para as eleições de 2016 porque, segundo entendimento do STF, ainda faltavam quatro dias para que ele estivesse apto a disputar as eleições. Nesse sentido, o próprio Aarão pode vir a ser candidato nessa eventual eleição suplementar,

Perdendo aliados

Quanto mais problemas a atual administração municipal enfrenta e não soluciona, mais perde aliados. Político, antes de tudo, precisa se preocupar com seu próprio mandato, para o qual foi eleito e prometeu diversas coisas à população. Não sendo assim, decerto não terá sucesso em nenhum novo pleito. A mais recente notícia a respeito desse aspecto da política dá conta que o atual líder do governo na câmara já iniciou seu processo de afastamento da atual gestão municipal.

13 de maio

A Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, foi assinada em 13 de maio de 1888. A data, no entanto, não é comemorada pelo movimento negro. A razão é o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no País. Naquele momento, faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade. Após o fim da escravidão, de acordo com o sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995), em sua obra “A integração do negro na sociedade de classes”, de 1964, as classes dominantes não contribuíram para a inserção dos ex-escravos no novo formato de trabalho. Houve, então, um debate sobre a necessidade de prover algum recurso à população recém-saída da condição de escrava. Esse recurso, que seria o acesso à terra, importante para que as famílias iniciassem uma nova vida, não foi concedido aos negros. Mesmo o já precário espaço no mercado de trabalho que era ocupado por essa população passou a ser destinado a trabalhadores brancos ou estrangeiros.

Nossa Senhora de Fátima

13 de maio de 2018 – Vaticano. “O diabo é um derrotado”, “podemos dizer que é um moribundo”, mas ainda tem grande poder, grande capacidade de sedução, é como um cachorro raivoso acorrentado que tem a capacidade de morder quando vê a oportunidade. Assim o Papa Francisco o descreveu e insistiu na necessidade de não se aproximar do demônio, não dialogar com ele e refugiar-se na Virgem Maria quando ele ataca com suas tentações. Na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta, o Santo Padre advertiu que “o diabo sabe quais palavras usar” para seduzir as pessoas, e “nós gostamos de ser seduzidos”. O diabo, continuou o Pontífice, “é perigosíssimo. Apresenta-se com todo o seu poder, as suas propostas são mentiras e nós, tolos, acreditamos. Sabe falar bem, é capaz de cantar para enganar. É um derrotado, mas se move como um vencedor. A sua luz é radiante como fogos de artifício, mas não dura, desaparece, enquanto a luz do Senhor é tênue, mas permanente”.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “13/14 de maio de 2018”

  1. Boa noite, Prof. Lauro e leitores.

    Nesta segunda-feira (14/05), aproveitei para levar em mãos ao Ministério Público uma representação acerca do caso das ambulâncias tendo em vista ser algo que considero urgente e que põe em risco a vida e a segurança das pessoas.

    Na ocasião, acabei verificando dois novos inquéritos civis instaurados pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Angra dos Reis, porém na área da educação. Um deles, o IC n.º 10/2018 (MPRJ n.º 2018.00313460) trata do transporte universitário sendo que a sua portaria de instauração é datada de 12/04 e foi fixada no mural dia 17 do mês passado.

    Apesar da Defensoria Pública haver ajuizado uma ação sobre o assunto a fim de que o serviço seja prestado aos alunos, deve-se levar em conta que o procedimento aberto pelo MP tem uma competência mais ampla e pode alcançar questões sobre as condutas dos gestores e da empresa contratada na esfera administrativa. Inclusive em relação a eventuais atos de improbidade.

    Ótimo descanso noturno a todos.

  2. Ambulâncias
    A da Serra,que está isolada,quebrou há 10 dias e está sendo substituída por uma kombi velha.
    Você pode ter o melhor plano de saúde,mas a emergência é aqui.
    Política suicida dos nossos governantes ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: