10 de maio de 2018

Frase do dia

Os benefícios fazem amigos; a verdade, inimigos. (Provérbio Português)

Fora do ENEM 2018.

Informe da Coordenação Estadual do INEP, órgão do MEC, comunica que o município de Mangaratiba foi retirado da lista dos municípios do Estado do Rio de Janeiro como opção de local de prova e pela primeira vez. A justificativa foi a “contenção de despesas”, já que, segundo o INEP, os locais destinados a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no município, entre eles o Colégio Estadual João Paulo II e o CIEP municipalizado Cândido Jorge Capixaba ficaram abaixo no quesito presença. Portanto, o relativo esvaziamento levou a essa decisão intempestiva e ilegal, lesando os alunos e candidatos residentes no município e gerando diversos transtornos. A comunidade escolar do Colégio Estadual João Paulo II recebeu a notícia com indignação! Os prejuízos aos nossos alunos serão incontáveis. (Gustavo Oliveira)

Merece destaque

No último dia 05 de maio,a Defesa Civil de Mangaratiba alinhavou parceria voluntária com o grupo do Jeep Club de Campo Grande. A iniciativa visa fortalecer o sistema municipal de Defesa Civil com o objetivo de melhorar a resposta a possíveis desastres no município.Será criada na Defesa Civil o primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil chamado de( NUDEC 4×4), com mais de 40 voluntários com seus respectivos jeep 4×4 . No que se refere as ações desta NUDEC ,os voluntários atuarão em possíveis desastres prestando apoio com seus veículos em locais de difícil acesso,apoiando na comunicação através de radio amador, realizando campanha de arrecadação de donativos e etc. Todos os voluntários da NUDEC 4×4 participarão de palestras e treinamentos com a Defesa Civil Municipal e a Defesa Civil Estadual, para que estejam aptos a prestar o serviço voluntário em área de desastre. A Defesa Civil de Mangaratiba,agradece a todos os voluntários do Jeep Clube de Campo Grande pela parceria.

Defesa civil

Agora só falta você, Mangaratiba

O Tribunal Regional Eleitoral definiu em sessão na noite dessa quarta-feira que as eleições suplementares para definir os novos prefeitos e vices de Cabo Frio e Rio das Ostras serão realizadas no dia 24 de junho. Em Cabo Frio, a população irá escolher o sucessor de Marquinho Mendes, Cassado pelo TSE no final do mês de abril. Já em Rio das Ostras, a nova votação definirá quem vai ocupar o cargo no lugar de Carlos Augusto Balthazar, que teve o registro de candidatura negado também pelo TSE. A norma citada pela relatora Rosa Weber para a inelegibilidade dispõe que “são inelegíveis, para a eleição que disputaram ou na qual tenham sido diplomados, bem como para as que ocorrerem nos oito anos seguintes, as pessoas que tenham contra si representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo relativo a abuso de poder econômico ou político”. O Tribunal acolheu recursos interpostos pelo Ministério Público Eleitoral e outros, que sustentaram que estavam inelegíveis no momento do pedido de registro de candidatura às Eleições de 2016, condição que durou de 5 de outubro de 2008 a 5 de outubro de 2016. O primeiro turno das eleições de 2016 ocorreu em 2 de outubro, três dias antes de vencer a inelegibilidade.

O mapa do poder

O Supremo Tribunal federal compartilhou com a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba documentos apreendidos pela Polícia Federal na Operação Catilinárias, que teve como principal alvo o ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Entre a papelada reunida em endereços ligados a Cunha e apresentada pelo Ministério Público Federal ao juiz federal Sérgio Moro, estão duas folhas com anotações sobre o loteamento de cargos nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Roussef e um mapa com indicações da bancada do PMDB da Câmara. Os manuscritos sobre os governos petistas comparam a ocupação de posições em ministérios e autarquias federais nas gestões Lula e Dilma. Sob a administração do ex-presidente (“Gov Lula”), a tabela “cargos” tem menções à Diretoria Internacional da Petrobras e “1/2” da Diretoria de Abastecimento da estatal. (Fonte: Revista Veja)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

2 comentários em “10 de maio de 2018”

  1. Em tempo!

    Apesar dos apoiadores do governo negarem a todo custo, Mangaratiba certamente terá novas eleições. Não é por menos que a cidade vive em clima de pré-campanha… Inclusive, percebo isso na própria situação.

    Aliás, tentando juntar uma coisa com a outra, fico à indagar por que tanta gente nomeada no último DOM de 08/05, salvo engano a edição de número 805? Curioso que um percentual da folha do Município com pessoal já se encontra bem comprometido e o prefeito parece preferir gastar com os comissionados do que com os nossos servidores efetivos.

    Não vejo a hora da ministra Rosa Weber e os seus Pares no TSE definitivamente nos livrarem desse pesadelo que está sendo o governo Aarão.

  2. Bom dia, Prof. Lauro e leitores,

    Não consigo concordar com essa decisão do INEP em tirar Mangaratiba dos locais de provas do ENEN.

    Como se sabe, cerca de 800 candidatos em média fazem por ano em Mangaratiba o Exame Nacional do Ensino Médio e agora passarão pelo transtorno de terem que se deslocar para cidades vizinhas!

    Pior, professor, é que isso está ocorrendo num Município onde há sérios problemas de mobilidade quanto aos transportes públicos, de modo que será muito prejudicial para a coletividade de estudantes que desejam ingressar no ensino superior tal decisão que veio nos surpreender está semana.

    Mais do que nunca, precisamos todos nos unir diante desta causa, principalmente os maiores interessados que são os estudantes. E aproveito para lembrar que está prevista uma reunião para amanhã (11), sexta-feira, às 10 horas no C. E. João Paulo, para debater o assunto.

    Ótima quinta feira à todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: