26 de março de 2018

Frase do dia

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade. (Buda)

Conjuntivite

Chegou a Mangaratiba o surto de conjuntivite que já afetava moradores de diversos municípios do Rio de Janeiro. A conjuntivite é aquela sensação de ter os olhos queimando e lacrimejando, com coceira frequente. Por ser altamente contagiosa, é comum a disseminação em núcleos familiares e ambientes de trabalho. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana fina e transparente que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Além da conjuntivite viral, existe a tóxica ou alérgica, que é causada pela penetração de filtro solar, maquiagem e outros cosméticos nos olhos. Os principais sintomas são: olhos avermelhados e lacrimejantes, sensação de corpo estranho ou areia no olho, coceira, inchaço nas pálpebras, desconforto com a claridade. Já o tratamento, no caso de aparecerem os sintomas, é imprescindível procurar um médico. Em geral, é indicado o uso de colírio anti-inflamatório, compressas de água gelada também são recomendadas para aliviar os sintomas. Outra providência preventiva importante é a de lavar as mãos com mais frequência ou utilizar alcool gel.

Quem será contra?

Tramita na Câmara Municipal de Mangaratiba o projeto de Lei número 03/2018, de autoria do vereador Fernando Freijanes, que dispõe sobre a transmissão ao vivo das sessões do Legislativo através do portal da instituição na internet e/ou por outros veículos de comunicação do Município. Segundo a justificativa apresentada pelo edil, “A execução do projeto proporcionará a centenas  e, até a milhares de pessoas o direito de ouvir a transmissão das sessões “ao vivo”, pois se alguns não podem chegar ao parlamento, o parlamento vai até eles. É utilizar a tecnologia a serviço da informação. Tornaremos público as ações da Câmara de Vereadores de Mangaratiba, podendo assim resgatar a credibilidade do vereador no município. Enquanto a sociedade, a esta será oportunizada o direito de acompanhar, avaliar e julgar os atos de cada parlamentar.”  Embora a transmissão das sessões da Câmara não signifique que haverá uma total transparência no nosso Legislativo, certamenteserá o início de uma nova etapa desse processo de mudança que tanto desejamos ver acontecer. Primeiramente porque irá expor oficialmente para toda a sociedade o que ocorre no parlamento municipal, obrigando os nossos vereadores a serem mais coerentes com os seus discursos porque estarão sendo vistos criticamente pela opinião pública que, impiedosamente, irá comentar nas redes sociais qualquer deslize cometido. Inclusive no que diz respeito às discussões do que é aprovado na Ordem do Dia, sempre no final das sessões. Segundo é que a maneira como as matérias do Expediente são lidas, geralmente informando só as ementas das proposições, os seus respectivos números atribuídos pela secretaria e os nomes dos autores, precisará ser revista. Isto porque, caso a Mesa da Câmara continue a fazer leituras resumidas, no mínimo os projetos precisarão ser disponibilizados na internet na mesma dataporque os telespectadores mais atentos, por óbvio, criticarão a falta de transparência. E, igualmente, as mesmas indagações poderão ocorrer com relação aos balancetes dos órgãos públicos e os pareceres que chegam das comissões permanentes se não forem depois divulgados com inteiro teor no site.

Banatita

Memória  de Mangaratiba

BanaTita

Cautelas

Quantos desses testes você já fez? Com qual celebridade você se parece? Como você seria se fosse do sexo oposto? Que tipo de animal você seria? Perguntas tentadoras com respostas curiosas. Testes que parecem um tanto ingênuos e até divertidos compartilhados no Facebook mascaram a incessante caça por dados pessoais; informações que rendem um bom dinheiro para alguém e que, sem pensar muito, você concorda em ceder simplesmente em troca de um resultado aleatório. Ao colecionar informações de dezenas, centenas, milhares de usuários, empresas constroem bases capazes de traçar perfis e grupos e vendem esses dados para uma rede publicitária comportamental online. Até aí, pouca gente enxerga algum perigo ou algo maléfico em trocar informações pessoais por um momento divertido. O problema é que muitas vezes essa coleta de dados pode ser usada para algo nem tão legal. Em posse do seu nome, foto, perfil, idade, data de nascimento, e-mail e todas fotos que aparece, acredite, dá pra fazer muita coisa. Definitivamente, chegou a hora de a gente criar consciência de como essa troca de dados pode impactar nossa vida. Vai muito além da personalização de ofertas. Se, por acaso, você fez algum desses testes e está arrependido, ainda dá tempo de proteger seus dados, negando o acesso de qualquer aplicativo às suas informações pessoais. Nas configurações dos aplicativos dentro do Facebook é possível remover o acesso de qualquer aplicação que considere suspeita. O problema é que, mesmo depois disso, se a empresa ainda usar seus dados contra a sua vontade, não haverá lei para te proteger – pelo menos por enquanto. Não se engane: sempre que você usa um produto gratuito na internet, o produto pode, na verdade, ser você. (Fonte: Olhar Digital)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

3 comentários em “26 de março de 2018”

  1. “A execução do projeto proporcionará a centenas e, até a milhares de pessoas o direito de ouvir a transmissão das sessões “ao vivo”, pois se alguns não podem chegar ao parlamento, o parlamento vai até eles. É utilizar a tecnologia a serviço da informação. Tornaremos público as ações da Câmara de Vereadores de Mangaratiba, podendo assim resgatar a credibilidade do vereador no município. Enquanto a sociedade, a esta será oportunizada o direito de acompanhar, avaliar e julgar os atos de cada parlamentar.”

    Elementar, meu caro Watson, como dizia Sherlock Holmes. Se estamos perto de uma outra eleição em Mangaratiba, os caras estão providenciando um palanque para eles. Algum vereador, na certa, vai se lançar candidato pra disputar com o bombeiro. Estão apagados, desacreditados, queimados. Uma Câmara que s´[o sabe fazer indicação e não fiscaliza como deveria os atos do Executivo.

  2. Estou admirado que uma vereadora foi assassinada no rio de janeiro com repercussão mundial
    e o professor não deu uma palavra ate hoje,grande blog

  3. Banatita:
    Fui criado com Banatita !
    Até seu último endereço na reta de Piranema.
    Se estou forte e bonitão agradeço à Banatita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: