20 de março de 2018

Frase do dia

Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima. (Buda)

Mendigos em Muriqui

Moradores de Muriqui reclamam que, especialmente à noite, a praça principal do distrito está sendo ocupada por moradores de rua.

Pergunta

Questiona um morador: “Como desenvolver o turismo de Mangaratiba, se os gestores deixam o município se favelizar e não se interessam em conversar com os principais atores que já atuam no turismo do município há décadas, como as várias agências de ecoturismo como a minha e nem, muito menos, com os vários Monitores Ambientais formados no próprio órgão ambiental do estado, para o desenvolvimento de base comunitária do município?”

Barbas de molho

Policiais da Delegacia Fazendária em conjunto com agentes do Ministério Público estadual realizam uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra vereadores do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, suspeitos de praticar crimes de peculato, associação criminosa, fraude em procedimentos licitatórios e lavagem de dinheiro. Os mandados foram cumpridos nas residências dos investigados e nas dependências da Câmara Municipal. Alvos dos mandados o presidente e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Mesquita, Marcelo “Biriba”e Amaury Trindade da Silva, respectivamente; o presidente da Comissão de Licitações da Casa, Fabio de Brito; e os representantes legais das empresas LW Comércio e Serviço de Refrigeração e P.C. Araújo Informática – Me.

Segue

As investigações realizadas pelo Grupo de Trabalho MP/Delfaz constataram que as sociedades LW Comércio e Serviço de Refrigeração e P.C. Araújo Informática – ME, vencedoras em licitações realizadas pela Câmara Municipal de Mesquita, em 2017, não existiam nos endereços descritos no CNPJ. De acordo com a polícia, há suspeita de um esquema fraudulento de empresas fantasmas utilizadas somente para emissão de notas fiscais, sem contraprestação do serviço contratado Câmara Municipal. As investigações também demonstraram que as empresas não tiveram concorrentes nas licitações vencidas. ”Há fortes indícios de que tais sociedades realmente não existam e que somente são utilizadas para lesar os cofres públicos através de contratos celebrados com a Câmara Municipal de Mesquita”, descreve trecho do requerimento de busca e apreensão encaminhado à Justiça. Essa foi a primeira ação em conjunto realizada grupo de trabalho, composto por membros do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Delegacia Fazendária da Polícia Civil. A parceria pretende otimizar as investigações sobre crimes contra a administração pública, fraudes em processos de licitação e ações de organizações criminosas, entre outras práticas ilegais praticadas por agentes com foro por prerrogativa de função. (Fonte:Jornal Extra)

Melhor idade

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio promulgou, nessa segunda-feira, o projeto de lei que define como idoso no Estado do Rio todo cidadão que tiver idade igual ou superior a 60 anos. O projeto fora vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão. Ao avaliar o veto, a Alerj derrubou a avaliação do governador. Desta forma, a lei já tem validade em todo o Estado. As leis estaduais em vigor voltadas para esse público, como a que define gratuidade em transportes intermunicipais por micro-ônibus, foram modificadas, alterando a idade mínima de 65 para 60 anos. No total, são 25 leis que garantem gratuidade para espetáculos em espaços públicos, meia entrada em espetáculos, prazo de 30 dias para despacho em processos administrativos e prioridade de atendimento em agências bancárias, entre outros.

As principais modificações

 Desconto de 50% em salas de espetáculo de propriedade do Estado do Rio. Gratuidade em Estádios, Ginásios e Parques Aquáticos. Prazo de 30 dias para despacho em processos administrativos. Prioridade de atendimento em órgãos estaduais. Prioridade de atendimento em bancos. Prioridade no embarque e desembarque em transportes coletivos (não é gratuidade). Meia entrada em cinemas. Prioridade de atendimento em supermercados. “Passe Origem”, benefício para idosos visitarem cidade onde nasceram. Declaração Estadual dos direitos do idoso. Gratuidade em eventos esportivos. Lei sobre cartazes informando prioridade de atendimentos (muda de 65 pra 60). Motoristas de coletivos intermunicipais podem parar fora do ponto para idosos. Ingresso gratuito em museus e casas de cultura de propriedade do Estado do Rio. Preferencia de tramitação em processos judiciais envolvendo idosos. Passe livre em transporte intermunicipal feito por micro-ônibus. Prioridade de atendimento em hospitais. Isenção de pagamento em banheiros. Isenção em taxas para renovação da Carteira de Motorista. Assentos para espera em bancos, correios etc. Destinação preferencial para idosos de apartamentos térreos em programas habitacionais. Adequação dos balcões de atendimento a idosos em bancos. Adequação de guichês que vendem passagens para os idosos. Atendimento preferencial em lojas de planos de saúde (Fonte: Jornal Extra)

Décimo terceiro dia

Continua “enfeitando” a principal avenida da Brasilinha, em Itacuruçá, essa montanha de galhadas resultante de uma limpeza de quintal.

Décimo terceiro

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “20 de março de 2018”

  1. “leis estaduais em vigor voltadas para esse público, como a que define gratuidade em transportes intermunicipais por micro-ônibus, foram modificadas, alterando a idade mínima de 65 para 60 anos”

    Tem que ter transporte público e gratuito pra toda população. Chega de dar subsídios para as empresas de ônibus! Abaixo o capitalismo!

  2. “Como desenvolver o turismo de Mangaratiba, se os gestores deixam o município se favelizar”

    Os políticos da direita dessa Sucupira deixam crescer favelas no município porque autorizam condomínios nas melhores áreas do território. Os caras não fazem uma expansão pensando na moradia do pobre, Acham que só burguês e os comparsas do Cabral vêm morar em Mangaratiba. O povo tem que parar de dar voto pra esses caras!

  3. Boa tarde, Prof. Lauro e leitores.

    Realmente são pertinentes os questionamentos feitos pelo morador acerca do turismo conforme reproduziu acima. Eu eu diria que para termos um turismo de base comunitária, como ele bem colocou, está faltando não só diálogo como interesse.

    Apesar de já termos tido alguns eventos na cidade cuja temática era o turismo, a exemplo de uns poucos seminários e fóruns organizados pela Prefeitura, nunca vi desenvolver-se um trabalho eficiente focado nas comunidades a fim de inseri-las nas atividades turísticas. É o que está carecendo nas localidades rurais e ilhéus, como na Serra do Piloto, Ingaíba, Jaguanum e Marambaia, motivo pelo qual a própria população muitas das vezes responde desinformada às dúvidas dos visitantes.

    Desde que vim morar no Município, faço frequentes caminhadas pelo meio rural, porém não tenho encontrado um ambiente preparado para o ecoturismo desenvolver-se. Não costumo ver placas indicativas dos pontos de visitação e trilhas, nem comerciantes integrados com a atividade e muito menos a população. Os moradores nem sempre entendem o que alguém possa estar fazendo no local por não terem ainda a percepção do potencial natural e paisagístico do lugar onde vivem.

    Espero que essa mentalidade um dia venha a mudar nos próximos anos e a pasta destinada ao turismo finalmente passe a ser melhor trabalhada nesse sentido pelos nossos gestores.

    Ótima noite a todos!

  4. Décimo terceiro dia

    Olá Prof Lauro, veja pelo lado econômico: Estão esperando que seja feita mais uma limpeza no quintal, assim, se faz um recolhimento só.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: