Frase do dia
Nunca ande apenas pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram. (Alexander Graham Bell)
Mais um
Notícia divulgada em uma rede social a respeito da insegurança no município. “Madrugada tensa na Praia do Saco. Primeiro, assaltaram e balearam um motorista na subida da serra. Depois, os mesmos elementos, ocupando um Punto e um Voyage assaltaram no trevo entre o Ranchito e Nova Mangaratiba, agredindo moradores e alvejando um deles. Fugiram em direção ao Rio de Janeiro.”
O dia seguinte
As primeiras interpretações sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal divulgadas nas redes sociais estão, em grande parte, baseadas em suposições ou simples “torcida”. Há quem diga que o seguimento do processo demorará muito, vez que muito tempo seria gasto em recursos como “embargos de declaração”, antes de o TSE poder vir a se posicionar. Engano absoluto. Decisões do STF não são passíveis de recursos. Há outros que colocam a decisão final nas mãos da ministra Rosa Weber, relatora do processo referente a Mangaratiba no TSE e que tudo dependeria de seu posicionamento. Outro grande engano. O processo em questão teve sua tramitação suspensa justamente para aguardar a decisão do STF a respeito da aplicabilidade da lei da ficha limpa. A relatora no TSE obrigatoriamente deverá seguir a decisão da corte superior. De mais a mais, na votação do STF a ministra Rosa Weber também votou pela aplicabilidade da lei.
O dia seguinte II
Para quem contava com a lentidão do judiciário para ir “empurrando com a barriga” uma decisão sobre a situação de Mangaratiba, uma má notícia. Segundo o acompanhamento processual do TSE, ontem à tarde o Recurso Especial número Nº 0000234-21.2016.6.19.0054, que estava parado na Seção de Procedimentos Diversos do Tribunal, teve nova movimentação, seguindo de volta ao gabinete da ministra Rosa Weber para “conclusão” e consequente submissão à decisão do plenário. Nesta situação, poderemos ter novidades já na semana que vem, ou na seguinte.
O dia seguinte III
O STF decidiu que, quem foi condenado por um colegiado, mesmo antes de 2010 está inelegível por 8 anos. Ou seja, foi condenado? Conta-se 8 anos para que possa ser candidato de novo. Esse julgamento foi necessário porque alguns políticos concorreram em 2016 sob liminar, dizendo que não eram alcançados pela lei. Pronto, o são! Só pode ser candidato este ano que não teve condenação nos últimos 8 anos. Aí vai de Lula a qualquer postulante aos cargos eletivos de 2018.
O Dia seguinte IV
Vislumbrando o futuro, é prudente se reafirmar que quem deu causa à anulação de determinada eleição não pode ser candidato na eleição suplementar decorrente dessa anulação. Assim sendo, confirmada a cassação do registro do atual prefeito Aarão e seu vice Renildo Brandão, nenhum dos dois poderá ser candidato nessa eventual eleição suplementar.
O dia seguinte V
Já há alguns meses, vinha se tornando evidente o discreto afastamento de alguns vereadores em relação à atual gestão municipal. Alguns simplesmente “submergiram”, desaparecendo das ruas e das redes sociais. Outros, passaram a dar leves “sinais” de que poderiam passar para a oposição. Outros mais, simplesmente, parecem ter ido “estudar” em algum congresso distante.
Deu Ruim (de novo)
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro emitiu, durante a sessão ordinária realizada nessa quinta-feira, parecer prévio contrário às contas de Mangaratiba. Relatada pelo conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, as contas de Mangaratiba tiveram 3 irregularidades: déficit financeiro de R$ 28.507.598,70; cancelamentos de restos a pagar processados no valor de R$ 1.057.175,86; e assunção de obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do mandato, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa. Além disso, foram apontadas 16 impropriedades, 19 determinações e três recomendações nas contas sob responsabilidade do ex-prefeito Ruy Tavares Quintanilha.
Prof Lauro e Rodrigo P. Âncora .
Venho agradecer os esclarecimentos que os dois tem feito em relação ao o que acontece em Mangaratiba. Começo a ver uma luz no fim do túnel agora , a atual gestão está completamente engessada , nada acontece . O prefeito está fazendo a gestão “estou aqui mas estou dormindo “ . Peço que continuem com esse bom trabalho ,
Abraços
GM:
VC é que estava dormindo.
Estes dois fazem este bom trabalho a bastante tempo.
OBS.não é propriamente”completamente engessada”.
É outra coisa que eu não digo prá não ser processado.
Lamentavelmente confundi a com há.
Tô até parecendo o “colega”.
Em tempo 2!
Sem desqualificar a frase do dia, há quem entenda que Graham Bell, tido erroneamente como o inventor do telefone (segundo os italianos foi o florentino Antonio Meucci). E a pertinência dessa lembrança é que o atual prefeito, como já não terá nada mais a perder, pode muito bem pegar uma carona com a estupidez de Lula, forçar uma candidatura improcedente, sofrer uma impugnação do MP ou dos adversários, para então desistir e apoiar outro candidato.
Todavia, considero que, mesmo se Aarão pudesse vir candidato numa eleição suplementar, acredito que ele não ganharia a disputa devido ao elevado desgaste que hoje acumula.
Minha maior torcida é que a população aprenda com o grave erro cometido em 2016, quando deixou de apostar numa renovação política e voltou ao passado. E muitos fizeram isto para que não deixar o Município como estava porque tudo era muito ruim. Em suma, deixaram que o medo da vitória do então prefeito controlasse e para evitarem sua reeleição a todo custo, consideraram que o retorno ao passado fosse ser melhor. Apenas uns sete mil acreditaram na mudança…
Em tempo!
Para o pleito presidencial de outubro, em que o ex-presidente Lula pretende candidatar-se novamente à cadeira número um do país, mesmo tendo sido já condenado em segunda instância pelo TRF-4 no dia 24/01, o julgamento de ontem veio valorizar um pouco mais a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Ainda que para estas eleições gerais a discussão jurídica do recurso extraordinário julgado na quinta-feira não esteja diretamente relacionada, pelo fato da norma completar seus oito anos em 07/06 (data da publicação oficial da lei), e que não teremos mais casos de políticos com condenações com prazos menores fixados em decisões judiciais anteriores à vigência da LC n.º 135/2010, tornar-se-á uma verdadeira afronta daqui por diante qualquer partido insistir no registro de um candidato ficha suja.
Espero que tanto o ex-presidente quanto o senhor Aarão de Moura Brito Neto respeitem as leis pátrias e as decisões judiciais para não forçarem candidaturas que, consequentemente, serão impugnadas.
Bom dia, Prof. Lauro e leitores,
A Justiça Eleitoral precisa mesmo ser rápida agora com os julgamentos desses casos envolvendo o prazo de inelegibilidade anterior à aprovação da Lei da Ficha Limpa. E como tenho alertado, o resultado da decisão de quinta-feira (01/03) no STF, quanto ao recurso com repercussão geral, faz com que as finanças das prefeituras do nosso dilapidado, país cujos mandatários, agora sabedores de que estão com os dias contados (e não terão a chance se candidatar nas eleições suplementares porque deram causa à anulação de 2016), poderão saquear os recursos em detrimento dos interesses da própria municipalidade que administram. Logo, em todos esses municípios onde teremos eleições suplementares, os vereadores juntamente com a população precisarão fiscalizar como estará sendo gasto cada centavo. E, no caso de Mangaratiba, torna-se urgente inventariarmos logo os bens do Município para que nada venha a sumir nem antes ou depois.
Acerca do vice Renildo Brandão poder disputar as eleições suplementares, há o entendimento de que isso seria possível pois não foi ele, mas, sim, o senhor Aarão de Moura Brito Neto quem estará dando causa à anulação do pleito majoritário de 2016, caso o TSE venha a aplicar o entendimento do Supremo ao processo eleitoral que mencionou.
De qualquer modo, aguardaremos com a atenção e cautela as cenas dos capítulos finais dessa longa “novela”.
Ótimo sábado a todos!
” torna-se urgente inventariarmos logo os bens do Município para que nada venha a sumir nem antes ou depois”
Mais preocupante que bens materiais que sumiram em massa em passagens de governo anteriores foi o sumiço de dados que prejudicaram muito outras administrações.
Oieeeeee…
Uma coisa é fato!
Mangaratiba não anda com essa gestão, nem hj ou em pleitos anteriores.Ficam fazendo ações midiáticas nas ruas em alta temporada para q caiam nas graças da população antiquada dessa sociedade hipócrita Mangaratibense.
O funcionalismo sofrendo com perseguição, salários ridículos e os abonos, FGS, o funcionário efetivo tem q se submeter a humilhações quase se rastejar aos pés do secretariado e prefeito..Sem falar q é um direto do funcionário esses valores, deveriam de ser distribuídos para os funcionários…
Mais infelizmente a moda pegou o Município está quebrado e em crise…Estamos esperando o dinheiro da Vale, para tudo se tem uma desculpa, para velar a esperteza e falta de competência de um governo q simplesmente nem.o mínimo consegue fazer..
Nossa educação um fiasco, professores falando um português horrível, A saúde uma porcaria elevado ao cubo…Geração de emprego nenhuma!!
Sem falar q a vereança agora como relatado aqui no blog já está mudando de postura, A gestão atual deixou de ser a menina dos olhos de nossos representantes …Até 6 meses atrás determinados vereadores de Itacuruca é Muriqui q defendiam o Prefeito com unhas e dentes….Agora nem vemos mais esses vermes, Q estão lá não para fazer congresso, e sim tutelarem por Mangaratiba ..
Lamento!
Mais ter novas eleições será o ideal hj para Mangaratiba mais longe desses Canalhas..
Sangue novo no Executivo…
É vamos juntos amigos ” APAGAR O FOGO DE MANGARATIBA
Para bom entendedor um pingo é letra!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Infelizmente o povo não aprende a votar
Agora uma coisa t falo:
Pra apagar fogo, chama Bombeiro…
“O funcionalismo sofrendo com perseguição”
Espião,sou antigo no município e nunca vi um prefeito que não perseguisse funcionário desafeto.
A meu ver quem perseguiu menos lamentavelmente está morando em Benfica.
Vamos”APAGAR O FOGO DE MANGARATIBA” brevemente…
Mangaratiba é uma cidade “privilegiada”, no interstício de governo para 3 prefeitos, governam 5 ou 6… Que venham as eleições!
Bravo!
Precisão cirúrgica na postagem de hoje.
Professor,será que o Município voltará a respirar oxigênio em vez de de gases tóxicos?