Frase do dia
O futuro tem muitos nomes: para os fracos, é o inatingível; para os temerosos, o desconhecido; para os valentes, a oportunidade. (Victor Hugo)
Fim do verão
No calendário, o verão só termina em 21 de março. No município, no entanto, que basicamente vive da temporada de verão, parece já ter terminado. Consequência de muitos dias chuvosos e falta de outros atrativos a não ser o mar. Resta aguardar a temporada de verão 2018/2019.
Pesca esportiva
Uma das atividades que poderia ser muito melhor aproveitada como o incentivo ao turismo é a pesca esportiva. Todos os finais de semana, dezenas de pescadores se deslocam em grupos para praticar o esporte na nossa baía, normalmente partindo de Itacuruçá. Não contam, no entanto, com nenhum apoio ou incentivo do poder público. O cais turístico, por exemplo, não tem mais nenhum tipo de fiscalização como, por exemplo, o ordenamento do atracamento das embarcações que, amarradas umas nas outras, muitas e frequentes vezes obrigam o passageiro a pular de uma para outra até chegar naquela em que irá passear.
Buracos
E os buracos se multiplicam nas ruas do município. As imagens abaixo são de ruas de Muriqui e Itacuruçá, postadas por moradores em redes sociais que já se articulam em abaixo-assinado para cobrar providências do poder público.
Era uma vez uma promessa
Eu postei, pra externar minha satisfação ao assistir o vídeo onde o Senhor Prefeito dizia que iria reverter a verba do carnaval em medicamento. Todos os comentários, e foram muitos, sem exceção, vieram dizendo que era mentira e minha resposta sempre foi, eu prefiro crer! A esperança é a última que morre! Acredito sim num município melhor! Tenho plena consciência que o povo cansou de ser enganado e deixou de crer, mas eu, ainda que minhas postagens sejam pesadas, faço parte de uma minoria, muito minoria, que não desistiu de acreditar na melhora! Eu, como munícipe, exijo ver a nota dos medicamentos comprados, porque a verba do carnaval sai antes do carnaval, certo? Quem quiser ficar calado, que fique, mas eu tenho um pai acamado e duas crianças que precisam do bom funcionamento do Hospital de Mangaratiba. E ai? (Mary Novaes)
Quem quer, faz
Há alguns anos, um secretário de turismo lançou a promessa de que “em breve” teríamos uma grande novidade no município, uma viagem de trem turística denominada “Trem dos Mares da Costa Verde”. A intenção nunca saiu do campo das promessas. Já o mesmo não acontece em outros municípios. Rio de Janeiro e Minas Gerais se preparam para finalmente dar início às operações do Trem Rio-Minas. A futura linha turística vai ligar a cidade fluminense de Três Rios e a mineira Cataguases. A previsão é que o novo serviço entre em funcionamento no segundo semestre de 2018. Com cerca de 120 quilômetros de extensão, o percurso do Trem Rio-Minas passará por um total de oito estações, que ficarão nos municípios de Três Rios, Chiador, Sapucaia, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases.
Segue
Paulo Henrique Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem, que está à frente do projeto, afirma que as viagens do Trem Rio-Minas serão realizadas aos sábados, domingos e feriados. Uma composição fará o trecho Três Rios-Cataguases, enquanto uma outra cumprirá o sentido inverso, ambas com partidas programadas para 9 horas da manhã. Cada um dos percursos deverá durar cerca de duas horas e cinquenta minutos. Fruto de um investimento de mais de R$ 800 mil, a composição do Trem Rio-Minas que fará o trajeto Três Rios-Cataguases deverá ter capacidade para transportar até 560 passageiros. Ela será composta de uma locomotiva modelo G12, um vagão gerador, dois vagões lanchonete/restaurante, cinco para classe turística e um para pessoas portadoras de deficiência. Já a composição do trecho Cataguases-Três Rios terá também uma locomotiva, quatro vagões de classe turística e um de buffet, que, ao mesmo tempo, será gerador de energia. A capacidade deverá ser de até 320 passageiros. Todas estão sendo reformadas na oficina da ONG Amigos do Trem, localizada na cidade de Recreio, que conta com uma equipe com 12 funcionários.
Geração de empregos
De acordo com Paulo Henrique do Nascimento, com o início das operações do Trem Rio-Minas, deverá ser gerado cerca de 500 empregos diretos e indiretos. O presidente da ONG Amigos do Trem ainda acrescenta que já estão sendo realizadas negociações com diversas empresas de turismo para a criação de futuros pacotes de viagens. (Fonte: Jornal O Dia)
Boa tarde, Prof. Lauro e leitores,
Lendo a respeito dos buracos que encontro em todos os lugares por onde vou dentro de Mangaratiba, eis que, lamentavelmente, este município está abandonado e jogado às traças.
Se este fosse primeiro ano de governo, até poderíamos dar um desconto para o atual prefeito. Só que agora já temos praticamente 14 meses e tudo continua muito precário: faltando remédios, ruas mal iluminadas, servidor sem a sua data base, ruas esburacadas, aulas que não se iniciaram, universitários precisando de transporte…
Não podemos esquecer que hoje o prefeito tem já aprovado o seu PPA, a LDO e a LOA, todas leis elaboradas por sua iniciativa e aprovadas sem muitas modificações significativas, o que o torna indesculpável. Sem nos esquecermos de que o Município tem arrecadado e não é pouco.
Boa segunda-feira a todos!