18 de janeiro de 2018

Frase do dia

Rio quarenta graus, cidade maravilha, pugratório da beleza e do caos. (Fernanda Abreu)

Bem observado

O Conselho Municipal de Saúde de Mangaratiba já realizou as Conferências Distritais de Muriqui, Itacuruça e Conceição de Jacareí, com objetivo de eleger os Delegados para a Conferencia Municipal de Saúde. Nenhum vereador apareceu nem mandou representante. Comissão de Saúde apareça. Vocês vão ter que julgar as contas da Saúde. Acabou esse negócio de julgamento e aprovação politica das contas. (Paulo Fabrício de Nigro)

Febre amarela

Relato reproduzido em várias páginas das redes sociais. “Hoje fui ao posto de Itacuruça levar meu filho de 3 meses pra tomar vacina e chegando lá ele não pode tomar porque hoje foi dia de campanha da febre amarela, e tinha um bebê chorando muito de apenas um mês. Resumindo: a mãe da criança foi vacinada e só depois que ela se vacinou é que avisaram que ela não podia ser vacinada contra febre amarela e agora não pode mais amamentar a criança.  Atendi o pedido da tia e amamentei aquele bebê que imediatamente parou de chorar,mamou até dormir, só de pensar que aquele foi seu último leite materno me doeu o coração, a mãe saiu de lá chorando com receita médica e agora vai ter que comprar leite pro seu bebê, muito cuidado mães que amamentam não tomem essa vacina! (Marilza Mendes, na página Itaguaí Minha Terra)

Febre amarela II

Segundo relatos, no posto de saúde de Muriqui havia apenas uma enfermeira aplicando vacina e cadastrando as pessoas. Como consequência, formou-se uma longa fila apenas para pegar senha para poder se vacinar a tarde.

A Febre amarela Muriqui

A propósito

Tal e qual estudantes em férias escolares, os nobres vereadores,  com exceção honrosa do vereador Wlad da Pesca, desde que entraram em recesso simplesmente desapareceram, até mesmo das redes sociais.

IPTU 2018

Hoje já é o décimo oitavo dia do mês de janeiro de 2018 e, até agora, a prefeitura de Mangaratiba não divulgou o calendário, nem disponibilizou os carnês para o pagamento do IPTU  relativo ao ano em curso. Tradicionalmente, esses carnês eram fornecidos à população logo no início do ano, com a possibilidade de pagamento, com desconto, até a data do vencimento.

Utilidade pública

Todos os Microempreendedores Individuais (MEI) que não fizeram nenhum pagamento dos tributos nos três últimos anos e também não estão em dia com as Declarações Anuais do Simples Nacional poderão ter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas cancelado a partir de terça-feira, 23. O prazo final para regularização acaba na segunda-feira, 22. Até lá, é preciso quitar pelo menos um dos pagamentos pendentes entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 e preencher as declarações dos anos de 2015 e 2016. Para quem perdeu o prazo dos pagamentos, haverá juros de 1% ao mês acrescido da taxa Selic – fixada em 7% ao ano –, além multa de 0,33% ao dia, limitado a 20% do valor a ser pago. Também é possível solicitar parcelamento da dívida no site do Simples Nacional. Aos que não entregaram a DASN, a multa é um pouquinho mais alta, com valor mínimo de R$ 50 por documento não enviado. Empreendedores com CNPJ cancelado ficam proibidos de reativar o cadastro e passam a ser considerados informais caso continuem exercendo atividade econômica e emitindo notas fiscais. “Se isso ocorrer, o empreendedor deverá passar novamente por todo o processo de formalização para que seja gerado um novo CNPJ. Além disso, poderá ter seu nome incluído na dívida ativa, ou seja, a dívida ficará em seu CPF e poderá ter dificuldades para realizar empréstimo, emitir certidões negativas e até mesmo abrir outra empresa”, alerta o Sebrae em nota. (Fonte Agência Estado)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “18 de janeiro de 2018”

  1. Boa tare, Prof. Lauro e leitores,

    Na Conferência Distrital de Muriqui realizada pelo Conselho Municipal de Saúde na E. M. Nossa Senhora das Graças, tive a oportunidade de estar presente como advogado da ONG Mangaratiba Cidade Transparente, acompanhando uma de suas diretora, Priscila Louzada.

    Como a ONG ainda não completou um ano de fundação, ela ainda não pode indicar delegados para a Conferência Municipal de Saúde que será dia 30/01, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, às 9 horas da manhã. Porém, a entidade participou dessa distrital de Muriqui mais com o objetivo de se inteirar dos assuntos e fazer o indispensável controle social.

    Segundo informações da Secretaria de Comunicação e Eventos divulgadas em 10/01 no portal da Prefeitura na internet, ainda ocorrerão três distritais antes da Conferência Municipal, a saber:

    -> Praia Grande, em 19/01 (amanhã), na Escola Praia Grande, às 17 horas

    -> Centro, em 22/01, no Colégio Coronel Moreira da Silva, às 17 horas

    -> Praia do Saco, em 24/01, no CIEP, às 17 horas

    Desejo que mais pessoas e autoridades de todos os Poderes participem mais, bem como a sociedade civil organizada possa estar mais atenta sobre a importância de eleger delegados para a Conferência Municipal visto que esta, por sua vez, irá eleger os novos conselheiros municipais que comporão esse importante organismo de participação na gestão pública.

    Bom descanso noturno!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: