28 de novembro de 2017

Frase do dia

Não siga as pegadas dos antigos, procure o que eles procuravam. (Matsuo Basho)

Substituição na câmara

Respeitando comunicação do Tribunal Regional Eleitoral que comunicou à Câmara Municipal de Mangaratiba a confirmação da cassação do vereador Anderson Quadros, o presidente da casa, vereador Vitor Tenório, convocou o primeiro suplente, Rodrigo Bondim, para assumir o mandato no dia de hoje, às dez horas da manhã.Bondim

Entendendo a situação

Apesar de integrantes  do mesmo partido, da mesma coligação e do mesmo grupo político nas eleições do ano passado, após o pleito, e tendo ficado como primeiro suplente, o agora vereador Rodrigo Bondim ingressou com ação na justiça eleitoral denunciando que o eleito, Anderson Quadros, com o apoio direto do então prefeito Dr. Ruy  Quintanilha, estando no poder, cometeram diversas irregularidades que influenciaram diretamente no resultado das urnas.  O Juiz eleitoral do município, com a concordância do ministério público, determinou a cassação do mandato do vereador e tornou o ex-prefeito inelegível por oito anos. Ambos recorreram à instância superior, o Tribunal Regional Eleitoral, onde o processo foi julgado e mantidas ambas as condenações. Os dois ainda podem (e deverão) recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, em busca da revisão da decisão, no entanto, a atual jurisprudência determina que esse último recurso deve ser feito fora do cargo. Assim, o TRE-RJ determinou o afastamento do vereador e a posse do primeiro suplente, no caso o próprio Rodrigo Bondim.

Apelo

De uma moradora em rede social. “Bom já que estou no clima, gostaria de pedir encarecidamente aos governantes que olhem por aquela estrada da Serra do Piloto (trecho histórico), é desumano o que passam os pacientes que precisam passar por ali todos os dias, alguns em estado bem crítico, sendo sacolejados de um lado para o outro, agravando ainda mais toda dor, todo mal estar que o tratamento causa. Sei bem de toda a questão histórica, mas sei também que isso não significa não cuidar, não significa deixar na situação que está! Eu peço, se for possível, que se coloquem no lugar dessas pessoas, elas merecem isso? Não é causa de um e sim de todos, unam forças em prol dessas pessoas e todas as outras que fazem uso daquela estrada.Muito obrigada. (Carla Rosa, via facebook)

Começou bem, mas…

Assim está novamente o transporte de Mangaratiba, após termos trocado uma Expresso pela outra. Fato presenciado agora esta manhã conforme relatei ao DETRO: “Ônibus da linha Itaguaí – Mangaratiba, via Itacuruca, Axixá e Muriqui, com destino a Mangaratiba transportando passageiros em pé. O ônibus que deveria passar por volta das 7:30 em Muriqui não passou. Veículo acima da lotação sem que passageiros possam se segurar. Veículo RJ 230.030. Fato verificado agora em Muriqui.” (Rodrigo Ancora da Luz)Expresso Recreio

2018 – A batalha final

O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou hoje (27) que 2018 será o ano da “batalha final” da Operação Lava Jato porque as próximas eleições determinarão o futuro da luta contra a corrupção no país. Dallagnol lembrou que a escolha de deputados federais e senadores levará ao Congresso aqueles que aprovarão medidas que permitam o combate à corrupção. Por isso, a sociedade precisa avaliar cuidadosamente os candidatos. (Fonte: Diário do poder)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

9 comentários em “28 de novembro de 2017”

  1. Considero o episódio da ‘nova’ Expresso um fato isolado, pois viajei no último dia 30/11 na empresa parceira, de Itacuruçá a Nova Iguaçu, e tudo ocorreu muito bem, sem quaisquer incidentes. Com todos os desafios e dificuldades, as empresas estão de parabéns!

  2. O apelo feito pela Sra. Carla Rosa nas redes sociais, evidenciando a passagem de pessoas enfermas na área da Estrada da Serra do Piloto, sinalizada pelo IPHAN como rota histórica dos nossos colonizadores, representa o atraso existente dos poderes públicos, em pleno século 21, que sequer atende os anceios da população que por ali transitam. A péssima conservação dos monumentos históricos somados a área de acesso compostos de pedras pontiagudas e buracos ocasionados pela erosão do solo, inviabiliza a passagem normal dos veiculos, ocasionando o desconforto de seus ocupantes, principalmente os doentes transportados pelas ambulâncias ao serem socorridos. Particularmente considero uma falta de respeito do poder executivo a comunidade que aqui vive e que diuturnamente por ali transitam. Vários candidatos a cargo eletivo deste município obtiveram votos a seu favor utilizando-se de promessas direcionadas a melhoria daqueles trechos degredados, mas que nunca foram cumpridas. Alguns alegam que grande parte da comunidade não deseja que essa obra seja realizada, o que duvido muito, considerando, além dos fatos acima narrados, a questão das constantes manutenções realizadas em seus veículos. Enquanto isso permanecemos utilizando essa única estrada de acesso, onde por diversas vezes houve tentativas de assalto com situações de risco de vida e perda dos nossos bens, sem que nenhuma providência seja tomada, em nome de uma história já bastante deteriorada pelo tempo e que só é lembrada quando os historiadores de Mangaratiba resolve se promover diante de um público que sequer são convidados para visitar as ruínas históricas, tendo em vista que as mesmas já se encontram em estado lastimável.

  3. O combate à corrupção é uma solução da burguesia desviar o foco do proletariado da mais valia como se fosse a causa da miséria da população. Nos últimos anos, fizeram das investigações uma maneira para os juízes tucanos criminalizarem o PT. É tudo uma farsa. Vamos acordar! Não vão conseguir jogar lama no Lula que será o nosso presidente em 2018. Se for pro segundo turno com Bolsonaro aí que ganhamos de lavada da direita. O povo brasileiro já entendeu que é tudo armação de uma mídia golpista. Por isso o Lula está em primeiro.

  4. A opinião da moradora Carla Rosa é a pura prova que certos valores só podem ser defendidos quando as necessidades mais básicas do trabalhador são satisfeitas. Nenhum camponês ou proletário vai querer defender patrimônio histórico e ecologia se lhe falta salário digno, comida na mesa, um teto pra morar, escola pros seus filhos e saúde. Na Serra do Piloto nem médico está tendo. Quem atende aquele povo lá é a Leninha que é técnica em enfermagem. Quando acaba luz nem gerador tem no PS e a ambulância precisa descer às pressas pela estrada mesmo com o pneu careca pra vacina não estragar. O lugar é um paraíso pra quem tem grana e pode morar bem num sítio. O camponês do distrito está completamente esquecido por esse governo que é um dos piores que tivemos.

  5. Boa noite, Prof. Lauro.

    Inicialmente agradeço por dar voz a reclamações de simples cidadãos como eu a exemplo da postagem acima transcrita que eu havia feito no sítio de relacionamentos Facebook contra a Expresso Recreio.

    Com relação à posse do Exmo. Vereador Rodrigo Bondim, sua fala de hoje no Plenário da Câmara surpreendeu a muitos de seus Pares quando ele disse que não iria participar dos eventos de capacitação interestaduais. É eu concordo com o seu posicionamento. Pois, embora tais congressos não sejam, a princípio, ilegais, os mesmos não se mostram condizentes com a realidade do Município.

    Torço para que o nobre edil desenvolva um bom trabalho e acredito que ele agora reúne uma experiência maior do que no outro mandato para encarar os desafios no Parlamento Municipal.

    Um abraço

    1. Nenhum político da direita pode representar a mim que sou proletário.Tenho consciência de classe. Com ou sem congressos, todos os vereadores trabalham para a burguesia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: