26/27 de novembro de 2017

Frase do dia

Tão profunda é a credulidade das multidões, que  uma bandeira nova, por mais frágil que seja, se bem desfraldada na rua, levanta uma legião. (Eça de Queirós)

Sugestão

Ontem precisei de atendimento de emergência no Posto de Saúde de Muriqui. Sabe o que encontrei lá? Muito boa vontade e competência dos funcionários e uma puta incompetência do governo. Falta tudo! Até álcool 70 graus. Mandei comprar 10 frascos de 50 ml. Vamos fazer uma campanha para compra do básico. Começando com o senhores Prefeito e vice doando 40% dos seus salários , depois os secretários doando 30 % e assim chegando aos coordenadores a té aqueles que não fazem nada e só recebem. Vereadores também deverão contribuir com 50% de seus salários. Essa grana pode ir para o Instituto José Miguel que poderá gerenciá-la na compra dos medicamentos. (Paulo Fabrício Nigro, via Facebook)

Boa ideia

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Projeto de Lei 706 de 2015, que cria a obrigatoriedade dos supermercados, hipermercados e similares de disporem do serviço de empacotador nos caixas de atendimento prioritário. A proposta visa dar mais qualidade no serviço prestado aos clientes preferenciais. Além disso, a medida também tem por finalidade gerar mais empregos, principalmente, neste momento de crise econômica e desemprego.

Utilidade pública

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao Curso de Formação de Operador Ferroviário: Auxiliar de Maquinista da MRS Logística. São cerca de 50 vagas distribuídas para residentes de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O curso é gratuito e as aulas serão realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Juiz de Fora, com duração de aproximadamente três meses. Os candidatos devem ter acima de 18 anos, possuir Ensino Médio completo, conhecimentos em informática e residência fixa em uma das localidades das vagas. Os interessados devem se inscrever pela internet. Pessoas com deficiência terão prioridade de escolha. Durante a seleção, os candidatos passarão por etapas eliminatórias, que envolvem análise curricular e de requisitos; provas de português, matemática e redação; avaliação psicológica; dinâmica e entrevista individual; e exames médicos.

Segue

Na fase das aulas, o aluno terá ajuda de custo mensal e as despesas de alimentação, hospedagem e transporte serão definidas em função da localidade de moradia que os candidatos indicarem na inscrição. Caso seja aprovado no curso, o candidato se torna apto a se tornar um auxiliar de maquinista. A realização não garante uma vaga ao candidato, mas sim o prepara para qualquer oportunidade futura na MRS.

O que faz o auxiliar de maquinista

O profissional viaja na companhia do maquinista no trem para que possa observar práticas e formas de condução. Durante o período, ele também passa pelo “Simulador de Trens”, que, segundo a empresa, é a forma de ensinar ao auxiliar os procedimentos necessários para a condução de um trem na prática. O colaborador passa por avaliações até que seja aprovado e promovido a maquinista. Outras informações podem ser visualizadas no site da MRS..

Curiosidade – Ponto facultativo

Quem revelou as origens do ponto facultativo foi Jorge Americano. Sob forte influência positivista a República, de 1889, havia sido rompida a ligação entre Igreja e Estado. Por essa razão as repartições públicas e escolas não preservavam os dias santificados, desrespeitando o mandamento da Igreja Católica, que determina guardar domingos e dias santos. Os funcionários públicos sofriam descontos nos vencimentos se faltassem na sexta-feira da Paixão e no dia de Natal, e os professores eram avisados de que o não comparecimento constituiria falta grave, por impedir de terem aula os alunos que aparecessem. Compareciam alguns, mas muito poucos. No governo Rodrigues Alves (1902 – 1906) entrou em ação o espírito conciliador brasileiro para solucionar a controvérsia. Nascia o ponto facultativo. Mas era facultativo só para os porteiros das repartições. Se eles não fossem, os funcionários públicos eram impedidos de assinar o ponto, porque a repartição estaria fechada. Assim a ausência ao trabalho foi estendida a todos. Jamais qualquer porteiro compareceu às repartições, naquelas datas e nenhum funcionário reclamou, administrativa ou judicialmente. O único protesto foi da Igreja Positivista do Brasil. Foi assim que nasceu essa extravagância, tipicamente brasileira. (Ney Carvalho, escritor e historiador)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

10 comentários em “26/27 de novembro de 2017”

  1. Esta semana o ex-vereador Rodrigo Bondim deve retornar à casa. Mais um carinha da direita que não me representa.

  2. Por haver comentado os comentários, agora vou só comentar a frase Eça. Discordo que seja a frase do dia porque pra mim o povo brasileiro está descrente de tudo.Tem uma bandeira nova tremulando nas redes sociais que é o discurso intolerante do deputado Jair Bolsonaro mais que não alcança o proletariado. Apenas uns pequenos burgueses. Em 2018 ganha a bandeira do PT de Lula. O novo não diz nada porque não passa de uma repetição dos 502 anos de colonialismo.

      1. O maior cabo eleitoral do Lula hoje é o golpista Michel Temer. Se prenderem o Lula, o Brasil entra em convulsão e explode uma guerra civil. Quem ele apoiar, ganha.

  3. Boa ideia.
    Esta poderia ir para o Febeapá – O Festival de Besteira que Assola o País.
    Empacotador obrigatório ?
    Sugestão.
    Outra besteira.
    Pagamos impostos para termos contrapartida.
    Descontar de políticos municipais que roubam tão pouco,é como diria Sérgio Cabral:Covardia.

    1. Discordo de você, cara. O idoso e a pessoa com deficiência podem precisar de auxílio para empacotar as compras. Fazer a funcionária do caixa cumprir a tarefa é exploração porque não recebe pra isso. A lei do DF é bem útil. Os patrões que contratem mão-de-obra para atender melhor o cliente.

    2. Em Mangaratiba, os donos de mercado cobram uma fortuna nos preços dos produtos. Não poderiam contratar um empacotador com carteira assinada pra cada caixa?

  4. Boa noite, Prof. Lauro.

    Li a postagem sobre sugestão de doações de remédios que replicou do Facebook no perfil do Paulo Fabrício Nigro (não do senhor Severo Diniz). Porém, como respondi a ele por lá mesmo, é que sendo Instituto José Miguel Olympio Simões um órgão social da prefeitura de Mangaratiba, se as doações forem feitas em dinheiro, vamos cair no mesmo problema das dificuldades da Prefeitura em licitar como vem acontecendo o ano de 2017 inteiro.

    Acredito que a melhor solução para resolvermos a situação da falta de medicamentos seja uma ação civil pública em que os recursos do próprio Município seriam penhorados para o Ministério Público ou uma instituição privada fazer as aquisições dos remédios e distribuí-los. Afinal, estamos tratando de compras que totalizam muito mais do que oito mil reais e que não podem ser fracionadas.

    Além do mais, muitos dos medicamentos em falta são controlados e isso obriga que um farmacêutico participe dos trabalhos de distribuição aos pacientes que precisarão apresentar laudo médico atualizado e receitas.

    Não é tão simples assim.

    Boa semana a todos!

    1. Essa sacanagem só terá fim quando o povo de Mangaratiba aprender a não votar mais nos políticos da direita. Sou contra a filantropia porque não resolve o problema e não aprovo o paciente ficar entrando na Justiça para situações particulares enquanto a maioria. Remédios para a população tem que ser por meio de políticas públicas que é a maneira mais democrática de todos os que precisam terem acesso.

    2. Queira me esclarecer, Rodrigo, quanto está custando a obra que o Sispmum está fazendo na sede do sindicato? O presidente Braz pretende exibir as contas de todos os gastos do imposto sindical na assembleia de amanhã? Qual o motivo da obra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: