24 de novembro de 2017

Frase do dia

Há gente que quer garantir lugar no céu, mas só se realiza garantindo para o vizinho um lugar no inferno. (Roberto Campos)

Mui amigos

Apesar de compor a base de apoio ao atual governo municipal, o vereador Davi Farias, mais conhecido como Doutor Davi, praticamente declarou guerra ao secretário e ao sub-secretário de Assistência Social discursando na tribuna da câmara e publicando a seguinte nota nas redes sociais: “Há dois meses atrás, fiz uma denúncia no plenário da Câmara contra um grande absurdo que tive o desprazer de testemunhar na página do Facebook da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, onde era postado diariamente imagens dos mais variados tipos de festejos e comemorações durante a semana do idoso como: festas arregradas a queijos e vinhos, bailes de gala, safaris em Porto Belo, passeios e viagens, dentre outros. Quando fiz a denúncia e também o vídeo que postei em meu Facebook, fui muito claro que não tenho nada contra festas e muito menos contra a terceira idade de meu município. Muito pelo contrário, pois atendo praticamente todos os dias pessoas idosas que me procuram em meu gabinete, seja para uma visita ou para pedir orientações das mais variadas. Desde então, durante algumas seções, tenho sido alvo de manifestações por parte de alguns idosos, que em minha opinião foram induzidos por mentiras descaradas por parte do Secretário e alguns de seus coordenadores, ou se não por aqueles que só se beneficiavam em tais comemorações. Quem assistiu ao vídeo viu que demonstro toda minha insatisfação, mas volto dizer em nenhum momento ataquei ninguém. E, neste meu discurso, um colega vereador pediu a parte, onde ele disse que tais festas eram promovidas através de “intera”. O que é pior ainda. Pois algumas festas são realizadas dentro do espaço público, nos CRAS da cidade. O que mostra claramente a total falta de conhecimento de nossas Leis, por parte do Secretário, que vem fazendo arrecadações ilegais para promover festas sem nenhum tipo de prestação de contas. O que é ilegal. Fico mais triste ainda quando os idosos que participam de tal manifestações são indagados de o porquê de estarem na Câmara fazendo tal movimento. E, a maioria afirma que ouviram dizer que o Vereador Dr. Davi, disse que quer acabar com a Terceira Idade. Ouviram dizer? Desde quando se julga algo porque ouviu dizer? Quero aqui afirmar, que a partir de agora vou mostrar na prática o que de fato eu disse, que é mostrar para toda população o descaso que o Secretário tem com a TERCEIRA IDADE CARENTE de nosso Município. (Dr. Davi Farias, vereador)

História de Itacuruçá

Vem aí o segundo Encontro com a História de Itacuruçá nos anos 40, 50 e 60 do século passado, com coquetel de abertura no próximo dia 1 de dezembro e exposição de fotografias até o dia 15 de dezembro. O evento acontecerá no Centro Cultural Ferroviário Jornalista Odejaime de Holanda.

Buscando recursos

Informa o Deputado Federal Alexandre Valle: “Acabamos de aprovar no plenário da Câmara a alíquota para fins de incidência da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais-CFEM. O valor fixado foi de 3,5% do valor bruto e 15% dessa alíquota para os municípios impactados pela mineração. No Rio de Janeiro, 21 municípios serão beneficiados entre eles Itaguaí e Mangaratiba, que terão um aumento efetivo nas suas receitas. (Alexandre Valle – Deputado Federal)

Buscando recursos II

A ONG Mangaratiba Cidade Transparente protocolou uma petição no Cartório do Juízo Único da Comarca para acompanhamento como amicus curiae do processo onde a Prefeitura pretende celebrar acordo com a MBR, empresa do grupo da Vale, sobre uma enorme dívida existente. É importante conhecermos o teor desse acordo, pois o débito com o Município já chega a mais de quatrocentos milhões. Nossa cidade não pode deixar de arrecadar, já que se encontra com problemas de caixa, conforme vem sendo alegado pelo governo. (Mangaratiba Transparente)

Solidariedade

Hoje esteve em minha casa um senhor chamado Valmir, que conheci por intermédio da acompanhante do meu pai Rejane, que me doou 5 pacotes de fraldas. Ele tem um grupo de 50 “Amigos do Bem ” que doam um pacote de fralda por mês e ele busca e entrega aos acamados que precisam. Pra somar com ele, quero montar uma lista de “Amigos do Bem” que possam doar um kit por mês. Informo que esses kits já se encontram montados na drogaria na praça (em Muriqui), valor $15 reais. Só pedir um kit do “amigo do bem”. Assim quando nosso amigo Valmir seguir com seu projeto de fraldas, lá vai mais uma doação, o kit! Faremos fotos sempre, pra que as pessoas acompanhem essa luta do bem! Kit – 1 Soro Fisiológico, 1 Esparadrapo e 10 pacotinhos de fase. Farei a inscrição dos “amigos do bem” que poderão ajudar com um kit por mês! (Mary Novaes, via Facebook) Nota do blog. Os interessados em colaborar devem entrar em contato com a moradora de Muriqui Mary Novaes através de sua página no Facebook.

Solidariedade (falta de)

Amigos, ontem à noite nosso grupo do Sopão Alcides de Castro foi impedido de entregar sopas, água e roupas a irmãos que ficam no estacionamento do Hospital Souza Aguiar pois, segundo os seguranças do local, o Prefeito Marcelo Crivella determinou que apenas grupos ligados à Igreja Universal podem lá entrar para trabalhos de caridade!

Deu Ruim

Processo nº: 0005786-59.2017.8.19.0055
Tipo do Movimento: Decisão
Descrição: Cuida-se Ação penal proposta pelo Ministério Público em face de FABIO PONTES DA SILVA e IATANDERSON BASTOS BRUM, em razão da suposta prática de crime(s) previsto(s) no(s) artigo(s) 158, § 1º, CP do CP, por fatos ocorridos em XXXX. A denúncia foi oferecida em 14/11/2017. Nos termos do artigo 41, do Código de Processo Penal, a inicial contém a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação dos acusados, a classificação do crime e o rol das testemunhas, permitindo, assim, o exercício do direito constitucional à ampla defesa e contraditório, previstos no art. 5º, LV da Constituição da República. Além de estar lastreada em elementos informativos, colhidos na fase pré-processual, a denúncia faz referência expressa à data, ao horário, ao local, e à conduta perpetrada pelo(s) acusado(s), de forma a lhe(s) permitir o conhecimento da imputação e o exercício do contraditório e da ampla defesa, configurando, assim, a justa causa necessária à deflagração da ação penal, estando ausentes todas as hipóteses do art. 395 do CPP, que devem estar inequivocamente comprovadas para dar causa à absolvição sumária. Por esses motivos, recebo a denúncia oferecida em face de FABIO PONTES DA SILVA e IATANDERSON BASTOS BRUM, em razão da suposta prática de crime(s) previsto(s) no(s) artigo(s) 158, § 1º, CP do CP. Cite(m)-se o(s) denunciado(s) a apresentar defesa prévia, por escrito, no prazo de 10 dez dias. Defiro cota ministerial. Com a juntada da defesa prévia, certifique-se sobre a apresentação, anotando-se o nome da defesa, bem como sobre o cumprimento da cota ministerial. Verifique o cartório se a capitulação do crime e a qualificação do acusado e das testemunhas estão de acordo no sistema. Inclua-se o Ministério Público no sistema, se couber. Ao MP sobre fls 133 e ss.

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

6 comentários em “24 de novembro de 2017”

  1. Esse Crivella foi a pior escolha que o carioca poderia ter feito. Puseram um religioso para ser prefeito de uma cidade. É lamentável. Hoje o Rio, lugar onde eu nasci, vive um retrocesso cultural sem precedentes. Muito triste.

  2. Estou gostando dessa Ong, apesar de preferir um sindicato ou partido de esquerda fazendo esse papel. Antes eu achava que fosse uma turma do Alan Bombeiro que estivesse lá porque nas fotos da inauguração que fizeram na OAB estava o advogado do Sispmum, senhor Rodrigo Ancora, e o ex-secretário do Aarão dos governos passados, senhor José Joaquim Madeira, que agora dirige o PSDC, partido que coligou com o PSDB nas eleições municipais. Ainda bem que eu estava enganado porque nenhum dos nomes está na direção dessa Ong. A presidenta, professora Elizabeth Antunes Moreira, não é lá tão tucana. Ela veio com o Alan ano passado mais já está com um pé no PSOL. O vice da Ong é o Emil Crokidakis Castro que veio candidato a prefeito pelo PSOL. São pessoas de esquerda e que vão estar ao lado da classe trabalhadora sempre. Mais acho que foi desnecessário os companheiros terem criado a Ong porque estão deixando de fortalecer o partido como um instrumento legítimo de luta dos proletários contra o capitalismo.

    1. Boa tarde a todos,

      Já que os nome da ONG e de algumas pessoas foram citados neste comentário, gostaria de esclarecer que Organização Não-Governamental Mangaratiba Cidade Transparente é apartidária, embora seus integrantes, caso queiram, possam se filiar a partidos políticos e até concorrerem a eleições, desde que se afastem de algum cargo de direção na entidade.

      O fato de haver pessoas de diferentes pensamentos e orientação política convivendo numa mesma ONG, vem justamente comprovar que a instituição é realmente desvinculada da política partidária de modo que todos estão ali combatendo unidos o maior câncer da nação brasileira – a corrupção.

      Tendo em vista ser a luta contra a corrupção algo que não se restringe a uma ideologia, seja de “esquerda” ou de “direita”, torna-se ainda mais justificável termos um trabalho não partidário capaz de agregar pessoas das mais diferentes tendências de ideias. Porém, o mesmo não ocorre quando um partido resolve agir por si já que nem todos podem concordar com as propostas e atitudes da agremiação.

      Ótimo final de semana!

      1. Você deveria sair desse partido de direita cheio de corruptos vendilhões da pátria. Por que não se filia na Rede Sustentabilidade? Não te chamo pra ir pro PSOL porque não é teu perfil. A Rede mais tua cara que o PSDB.

  3. O deputado Alexandre Valle não me representa. Aprovou a reforma trabalhista do Temer, portanto joga contra a classe operária. Chega de votarmos em políticos da direita!

  4. Essa guerra entre vereadores e o secretariado só tem uma explicação. Os caras querem cargos no governo do Aarão. Nenhum deles faz política voltado para o coletivo. Assim é a democracia burguesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: