22 de novembro de 2017

Frase do dia

Política é uma questão muito séria para ser deixada apenas para os políticos. (Charles De Gaulle)

Utilidade pública

O programa de Artesanato do estado do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/ TurisRio), estará novamente em Mangaratiba, desta vez para entregar a Carteira Nacional de Artesão para aqueles que se cadastraram em julho passado. O artesão que não pôde se cadastrar na ocasião, fique atento, pois o Programa do Artesanato do Estado deverá voltar em 2018 com uma nova rodada de cadastramento. O programa tem o objetivo de reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de empregos e melhoria da renda familiar. A entrega das carteiras acontecerá no dia 23 de novembro, a partir das 10 horas, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no centro de Mangaratiba. (Fundação Mário Peixoto)

Gastança

Um internauta atento e no papel de fiscalização dos gastos públicos, constatou que, em apenas onze meses, os vereadores de Mangaratiba gastaram quase seiscentos mil reais em diárias e viagens o que dá, em média, para cada um, cerca de quatro mil reais por mês.

Biometria

Alerta da Justiça Eleitoral. São falsas as notícias de que todos os eleitores terão de comparecer ao cartório eleitoral para recadastramento biométrico até o próximo mês de dezembro, sob pena de pagamento de multa.

Descrença

Levantamento Paraná Pesquisa revelou potencial de renovação acima de 70% nas eleições de 2018. De acordo com o levantamento, 71,5% dos entrevistados não votariam no mesmo candidato ou partido de 2014. No caso de deputados federais, o percentual sobe para 71,6% e 71,9% acreditam que o Brasil terá uma renovação política no ano que vem. A expectativa de renovação é reforçada pelos 54,7% que afirmaram ser alta ou muito alta a probabilidade de votar em um candidato estreante.

Partidos e políticos

Questionados sobre os partidos políticos atuais, 84,8% responderam que eles não representam, de fato, a população. Sobre os políticos no poder, 81,9% dos entrevistados afirmaram que eles não representam os interesses dos eleitores. Entre os nomes fora da política, o juiz federal Sérgio Moro é o que teria mais chances de receber o voto dos entrevistados. Com 35,5% de chances de ser votado, o magistrado foi o único a superar o “nenhum”, que teve 29,7%. A Paraná Pesquisas ouviu 2.120 eleitores de 145 municípios nos 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 15 e 19 de novembro.

Ghostbusters – os caça-fantasmas

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria de Auditoria de Pessoal Municipal, realizará, em cumprimento ao Plano Anual de Auditorias – PAAG 2017, auditoria governamental, na modalidade acompanhamento, nas 91 prefeituras e câmaras municipais fluminenses. O objetivo será verificar a legalidade das folhas de pagamento no que concerne especificamente à acumulação de remunerações e/ou proventos, bem como a eventuais pagamentos atribuídos a servidores já falecidos. Os ofícios de comunicação de início da referida auditoria, assim como a descrição dos arquivos a serem encaminhados, serão enviados aos titulares dos órgãos. (Fonte: TCE-RJ)

Vai mudar

O Plenário do Senado aprovou nessa terça-feira dois projetos de lei que instituem o voto distrital misto nas eleições proporcionais. As regras valem para a escolha de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais, mas não serão válidas para as eleições de 2018. O sistema distrital misto combina o voto proporcional com o distrital. De acordo com a proposta, o eleitor vai fazer duas escolhas na urna: o candidato de seu respectivo distrito e o partido de sua preferência. As cadeiras das casas legislativas serão preenchidas primeiramente pelos candidatos eleitos pelo voto distrital. Esgotadas essas vagas, as cadeiras remanescentes serão distribuídas entre candidatos dos partidos mais bem votados. De acordo com o texto, o número de representantes distritais deve corresponder à metade do número de cadeiras de cada circunscrição, arredondando-se para baixo no caso de números fracionários. Por exemplo: no caso de Mangaratiba, com quatorze cadeiras de vereador, sete serão escolhidos na modalidade do voto distrital. A proposta delega à Justiça Eleitoral a missão de demarcar os distritos, que precisam ser geograficamente contíguos. A divisão deve seguir como critério o número de habitantes. Entretanto, existem duas emendas que podem inviabilizar uma representação mais efetiva de cada um dos nossos distritos, uma que elimina a figura do suplente para os candidatos a cargos proporcionais e outra que estabelece que, no caso dos vereadores, o voto distrital vale apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores. (Com informações da Agência Senado)

 

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

4 comentários em “22 de novembro de 2017”

  1. Se o Brasil for governado pelo Moro vai ser um desastre. Vai ser a volta do PSDB vestido de toga. Não acho ele imparcial nos seus julgamentos e direciona a Lava-Jato contra o PT..

  2. Voto distrital será muito ruim para as lutas da classe trabalhadora que precisa se identificar é com o partido defensor das causas operárias.

  3. Boa tarde, Prof Lauro e leitores,

    Há tempos venho acompanhando as notícias sobre os excelentes trabalhos da historiadora Miriam Bondim que em muito têm contribuído para resgatar a História de Mangaratiba.

    Sem dúvida é de grande importância que essa produção de conhecimento tenha uma ampla visibilidade na mídia, o que de fato dignifica e enaltece a nossa cidade.

    Um abraço.

  4. Bom dia professor

    Porque o sr não fala do Picciane?

    Tem algum vínculo pessoal com ele?

    Kkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: