Frase do dia
Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo. (Mahatma Gandhi)
Cesteiro que faz um cesto
Rumores da época asseguravam que o jornalista Fábio Pontes, mentor e responsável pela publicação denominada Revista Rota Verde, só denunciou o ex-prefeito Capixaba porque tentou um “acerto” financeiro com o grupo que estava no poder à época e que não foi aceito. Ao cumprir a ameaça, publicando as primeiras denúncias, o Ministério Público decidiu investigar e a história saiu de controle. Ao que parece, tentaram repetir o “modus operandi” com a prefeita de Saquarema, o que acabou dando errado desta vez.
Metástase
Já não há mais dúvida de que Mangaratiba sofre de uma doença muito severa. Nos últimos dez anos, a política de Mangaratiiba produziu mais escândalos, cassações e prisões que a maioria dos demais municípios do estado e, pelo cenário de processos ainda em tramitação nos tribunais, é certeza de que teremos muitos outros episódios.
Fantasma Capixaba
Circulam no município falsas informações de que o ex-prefeito Evandro Capixaba teria sido visto bebendo em quiosques e andando nas ruas de Muriqui. Asseguraram que ele está em Muriqui usando tornozeleira eletrônica. O autor original do boato não deve saber que presos em prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica, não podem frequentar bares. De outra parte, para conseguir esse benefício, há a necessidade de decisão judicial e o processo que o condenou estã sem movimentação desde junho passado. A realidade é que ele continua preso no complexo penitenciário de Benfica.
Atualização cadastral
A Prefeitura deu início esta semana à Campanha de Atualização Cadastral Fazendária. A Secretaria de Fazenda destacou a importância da atualização dos contribuintes que possuem imóveis no município além dos comerciantes da cidade. Os dados, que compõem o Cadastro Municipal, são usados para o lançamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e das taxas de controle e fiscalização, ISS (Imposto Sobre Serviços) e outros. Veja tudo sobre como fazer o recadastramento em http://tinyurl.com/cadastro-fazendario
Gastronomia
Será realizado entre 10 e 12 de novembro, no Centro de Mangaratiba, o festival gastronômico que contará com workshops e oficinas gastronômicas, pratos à base de peixe nos restaurantes participantes, concurso e shows, movimentando o turismo e comércio locais. A ação é promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista da Costa Verde com o patrocínio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Serviço Social do Comércio e o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro, que constituem o Sistema Fecomércio-RJ. Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Mangaratiba.
PAU QUE DÁ EM XICO, NÃO DÁ EM FRANCISCO?
Engraçado como a lei funciona no nosso município. Choque de ordem em td os distritos, mas “pulando” certos lugares……
Porque será que não pode dar um “choque de ordem ” na fazenda muriqui? Entra e sai de uma molecada com aquelas motos e quadriciculos sem placas…
Mesma coisa no Condomínio do Sahy! A Guarda de trânsito pode fiscalizar estacionamento de visitantes mas tem que fazer vista grossa para dezenas de quadriciculos sem placas, motos…
A LEI NÃO SERIA PARA TODOS? SQN…
Outra vez torna a faltar água em Muriqui e a cidade nem encheu no feriadão.
Prefeitura nao consegue sequer pagar o 13°, nao consegue sequer propor um aumento decente ao funciobalismo.
Vivemos com esse misero salario sem reajuste a anos, totalmente fora dos parameyros normais de qq outra municipalidade.
Agora fazer prwdio na P do saco, menos ta …
Olhar para o povo e funcionarii
Tem muita gente em Mangaratiba só esperando pra mudar de condomínio e vestir aquele uniforme listradinho. Capixaba não era santo mais achei muito alta a pena dele.Torço pra encontrá-lo novamente livre. Como pessoa, não como político, é gente boa.
Bom dia, Prof. Lauro e leitores,
Interessante ver como o turismo no primeiro distrito está evoluindo através de eventos como o #BecoLivre e agora este sobre gastronomia.
Mesmo sem uma praia balneavel (e talvez isto até contribua no momento), o Centro esta se tornando uma outra opção, digamos alternativa, para ser visitado e isso é excelente.
Minha ideia é que, nos próximos anos, a Prefeitura e suas secretarias se mude de lá para a região da Praia do Saco, perto do Fórum e da Delegacia, de modo que passemos a ter um centro histórico com casarões tombados e restaurados, servindo como museus e centros culturais, com o estacionamento em frente ao cais utilizado para virar uma grande praça de eventos e direcionando todo o comércio local para um turismo de qualidade.
Ao mesmo tempo, na Praia do Saco, seria construído um prédio grande para reunir toda a Administração Municipal, deixando apenas a Cultura é o Turismo na parte histórica da cidade. Até o hospital seria levado pro Ranchito pois seria mais estratégico para atendimento das pessoas acidentadas na Rio-Santos e prestar atendimento emergencial a pacientes de todo o Município.
É minha opinião, mesmo sabendo que muitos no Centro, especificamente os comerciantes locais, não concordam. Porém, quando se fala em política urbana, considero fundamental termos uma visão que vá além das circunstâncias atuais.
Ótima sexta-feira a todos!