11 de outubro de 2017

Frase do dia

A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba. (Guimarães Rosa)

A questão da água

Segundo relatos, até as captações e distribuição clandestina de água no município estão severamente prejudicadas por conta da longa estiagem. Em Itacuruçá, uma grande área do Cerrado, que costuma ser abastecida por uma ligação “particular” de um sempre presente candidato a vereador (que cobra vinte reais pela ligação), também está sem poder  fornecer a seus “clientes” e esses estão se recusando a pagar a tal “taxa”.

A questão da água II

Ano passado, a falta de água no município foi motivo de manifestações e também foi usada por adversários políticos como se tal crise fosse uma novidade em Mangaratiba. Só esqueceram que existem medidas que requerem tempo, planejamento e estratégias em outras esferas governamentais. Porém, existem medidas imediatas e paliativas para contornar a crise e minimizar os transtornos a todos. Mas é necessário ter coragem, respeito e determinação para tomá-las.

E se a Cedae for privatizada?

Cedae só funcionará se não puder ser usada pelos deputados e governadores. As gestões municipais somente se deixam usar por políticos “maiores”. Ações contra esse abandono devem ser contínuas e não desconstruídas. Com a privatização quero ver como ficará em 2018 esse uso. Apesar de saber que sempre darão um jeito de lograr a população.

Previsão do tempo

São Pedro, ao que parece, também não anda muito cooperativo com a questão da falta de água no municxípio. O site Climatempo prevê, para hoje, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Depois, só volta a haver alguma chance de chuvas no domingo, que deverá ser chuvoso durante o dia e a noite. Depois disso só lá pelo dia 23 de outubro que há previsão de sol e aumento de nuvens de manhã com pancadas de chuva à tarde e à noite. Os demais dias, seca total e temperaturas altas.

Não será hoje

O julgamento da tal “modulação” dos efeitos da decisão do STF que definirá quem poderá ser alcançado pela nova interpretação da Lei da Ficha Limpa, não ocorrerá hoje já que, na segunda-feira, algum interessado entrou com uma nova petição no processo, o que fez com que o mesmo fosse enviado ao gabinete do ministro Luiz Fux para decidir tal questão antes de retornar ao plenário.

Avanço

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou proposta que obriga o Estado a indenizar vítimas de violência sexual ou doméstica quando ficar provada omissão ou negligência do poder público. Pelo texto, a indenização administrativa por danos morais será de até 60 salários mínimos. A vítima poderá também entrar na justiça para exigir reparação por danos morais de maior valor, a critério do magistrado que julgar o caso. Foi aprovado um substitutivo da relatora, deputada Flávia Morais para o Projeto de Lei 7441/10, da deputada Jô Moraes. O texto original garantia à vítima de violência doméstica ou sexual indenização de R$ 50 mil, acrescida de pensão mensal de R$ 510, corrigida anualmente, aos filhos menores de 18 anos ou incapazes. (Agência Câmara)

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

5 comentários em “11 de outubro de 2017”

  1. Professor.
    Continua o anticlímax !
    Procuro a atualização do seu BLOG e não encontro(desde 0:00).
    Conforme Carmen Lúcia:”O brasileiro não dormiria, se conhecesse tudo o que eu sei.
    Diga tudo,incluindo o fedor que emana de Itaguaí!!!
    Verdade é preciso,água não…
    OBS.:”‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’, de ‘O Pequeno Príncipe’
    Sem viadagem…

    1. Meu caro, na quarta-feira o circo foi todo armado no picadeiro chamado STF só pra livrar o Aecim. Olha como a nossa (in)Justiça é tão bondosa com os tucanos e tirana com o PT. Moro condenou o Lula sem que ele fosse dono do apartamento no Guarujá ou do sítio no Atibaia. São os dois pesos e duas medidas dentro de um Estado capitalista. Acorda!

  2. Vou começar a distribuir mediante pagamento agua do meu humikde quintal, itacuruca as pessoas tem uma faciludade de inverter valores e transformar o ilegal em trampolim politico.Ainda bem que tal sujeito sempre foi um candidato pequeno e sem expressao, imaginem vcs se ele ganha a vereança.Se com bem publivo e que constitucionalmente é de todos ele se julga dono e ainda por cima cobra para distribuir, imaginem se ele tem mais poder nas maos.hshjahajhaahhahhahaha

  3. Bom dia, Prof. Lauro e demais leitores,

    Como sabemos, além de precisarmos de uma melhor rede de distribuição e de reservatórios maiores, eis que a falta d’agua não é um problema sem solução pois pode ser resolvida através dos anos com a fixação de metas a serem alcançadas. E, nas ocasiões de carestia como foi ano passado (e está sendo agora nesta primavera seca), medidas temporárias podem ser buscadas para amenizar o caos. Inclusive, através da Justiça como fez a Procuradoria Geral do Município na gestão anterior do Exmo. Procurador Dr. Felipe Freijanes, quando o Município ajuizou uma ação civil pública chegando a obter uma decisão favorável de antecipação da tutela por ser algo urgente.

    Pelo que acompanho eletronicamente, essa ação ainda tramita no Fórum e pode ser utilizada para a obtenção de novas medidas em favor da coletividade. Trata-se do seguinte processo cujo último andamento recebido por email transcrevo a seguir:

    Processo: 0003741-94.2016.8.19.0030

    Distribuído em 13/09/2016

    Comarca de Mangaratiba – Vara Única – Cartório da Vara Única

    Endereço: Estrada São João Marcos, S/N ao lado da delegacia
    Bairro: El Ranchito
    Cidade: Mangaratiba

    Ação: Abatimento proporcional do preço / Responsabilidade do Fornecedor

    Assunto: Abatimento proporcional do preço / Responsabilidade do Fornecedor

    Classe: Ação Civil Pública

    Autor: MUNICÍPIO DE MANGARATIBA
    Réu: COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTOS

    Advogados:
    RJ166454 – ELIAS BATISTA DE MELO
    RJ081852 – JAYME SOARES DA ROCHA FILHO

    ÚLTIMO MOVIMENTO:

    Tipo do Movimento: Ato Ordinatório Praticado
    Data: 10/10/2017
    Descrição: Certifico que até a presente data não houve manifestação do Município.

    Processo(s) no Tribunal de Justiça:
    0050406-64.2016.8.19.0000

    Protocolo(s) no Tribunal de Justiça:
    201600534222 – Data: 27/09/2016

    Localização na serventia: Aguardando Conclusão

    Como bem colocou na frase do dia, citando o ilustre Guimarães Rosa,

    “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”

    Será que as nossas autoridades só se lembrarão da água nessas épocas difíceis do ano?

    Bom feriado a todos, apesar da falta d’agua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: