04 de outubro de 2017

Frase do dia

Acredito ser o mais valente nessa luta do rochedo com o mar. É hoje o dia, da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar (Hoje- Samba enredo da União da Ilha 1982)

Hoje

Provavelmente, no dia de hoje, a Tv Justiça terá uma grande audiência aqui no nosso município. Com início previsto para as duas horas da tarde, continuará, e provavelmente se encerrará, o julgamento do processo com repercussão geral que determinará se a Lei da Ficha Limpa é ou não aplicável a condenações anteriores a ela. Como já noticiamos aqui no blog, o “placar” está em cinco votos a três pela aplicação, faltando os votos dos ministros Marco Aurélio Melo, Celso de Melo e da presidente  Carmen Lúcia. Considerando que alguns desses votos devem ser longos, é provável que demore cerca de duas horas para se ter uma decisão final. Entretanto, não havendo nenhuma surpesa como um pedido de vistas (que interrompe o julgamento, lá pelas quatro horas da tarde teremos a definição.

O que vem depois

A questão de Mangaratiba e de algumas dezenas de outras cidades na mesma situação não terá seu desfecho no dia de hoje, porque, no caso em questão, a decisão do STF apenas estabelece a validade ou não da aplicação da lei. O caso concreto das eleições de 2016 depende do término do julgamento do processo no Tribunal Superior Eleitoral, o que deve ocorrer num prazo de um a dois meses, dependendo de inclusão na pauta. Passada essa etapa, sendo a decisão do TSE alinhada com o entendimento do STF, o Tribunal Regional Eleitoral será informado da decisão e, se for o caso, determinará o afastamento do prefeito e seu vice, a posse temporária do presidente da Câmara e a convocação de novas eleições.

As peças do xadrez

Analisando o quadro político local, um experiente observador aponta que os principais grupos políticos de Mangaratiba praticamente se esfacelaram nos últimos anos. Lembra ele que eram quatro, as principais lideranças locais e nenhuma estará em condições de participar de alguma eventual eleição suplementar: Charlinho e Andréia estão em Itaguaí e sequer têm domicílio eleitoral em Mangaratiba; Capixaba continua preso e seu grupo político totalmente desmantelado; Aarão, caso seja efetivamente afastado, não poderá concorrer nas eleições suplementares e, finalmente, Doutor Ruy, ainda está às voltas com recursos em embargos tentando se livrar da sentença do juiz de Mangaratiba que o tornou inelegível por oito anos.

A propósito

É prudente lembrar que ainda existem “esqueletos no armário” capazes de interferir em outras candidaturas, como por exemplo o processo em mãos da desembargadora Giselda Leitão envolvendo o vereador Vitinho e o ex-secretário Humberto Vaz que está tramitando.

Acidentes

A rodovia Rio Santos voltou a ser palco de um trágico acidente no dia de ontem. Com a chuva e a longa estiagem o asfalto ficou bastante escorregadio provocando dois graves acidentes e alguns outros de pequenos danos que movimentaram as equipes de bombeiros, Samu e policiais rodoviários federais. Em Muriqui no local conhecido com curva do Chiquinho, aconteceu o mais grave de todos, entre um ônibus da empresa Expresso Recreio e um Siena. O motorista do automóvel veio a óbito no local. Na descida do túnel de itacuruçá, próximo a curva da Cedae, outro acidente envolveu um ônibus da mesma empresa, um veículo de auto escola e um caminhão baú.

Movimentando o turismo

Ao contrário da administração anterior que sequer respondeu aos pedidos de apoio dos organizadores, a atual gestão do município está apoiando e divulgando mais um evento capaz de movimentar o turismo no município fora da temporada de verão, desta vez, o festival de pesca em caiaque. Está no site da prefeitura o anúncio: “Do dia 21, às 15h30, ao dia 22, às 17h, você poderá acompanhar a Pesca de Caiaque na Avenida Santana na Praia de Itacuruçá, em Mangaratiba. Melhor e Maior Peixe e Maior Quantidade, além das categorias independentes, serão alguns dos desafios. Além de 30 equipes veteranas de edições passadas, o festival de 2017 receberá mais de 700 participantes com caiaques e parceiros da Prefeitura. O ecossistema não será agredido e os mantimentos arrecadados com as inscrições ajudarão instituições locais! Venha, não perca mais esse evento”

Autor: Prof. Lauro

Psicólogo, Professor Universitário, aposentado, e escritor, 72 anos, divorciado, três filhas e seis netos. Com residência de temporada em Itacuruçá desde 1950 e definitiva a partir da aposentadoria em 2001.

Uma consideração sobre “04 de outubro de 2017”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: