11 de agosto de 2017

Frase do dia

Todas as pessoas tomam os limites de seu próprio campo de visão como se fossem os limites do mundo. (Arthur Schopenhauer)

Dia do estudante

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado.

Vai dar ruim

Assegura um morador: “Posso garantir pra vocês que ate o fim do mês, o Ministério Público estarà acabando com a farra dos “amiguinhos do prefeito “. Fontes seguras dizem que os cargos com salario de $ 1,800 são recordes e 70% recebem em casa. A Lei Complementar 41, da forma como foi aprovada, é nociva para o município. Foram criados 2.500 cargos e dado ao prefeito o direito de conceder um abono no valor de 3 mil reais a quem ele quiser. Circula, inclusive, nas redes sociais, matéria em que o Judiciário manda o chefe do Executivo exonerar todos aqueles que não possuem cargos de chefia. Será que o Judiciário fará o trabalho do Legislativo? Este é só um exemplo. Vamos encontrar vários outros. Se deixarmos que os vereadores continuem a agir como se fossem parceiros do Executivo, nada mudará em nosso município. É importante que façamos uma reflexão: qual o papel do vereador? Que tipo de relação há entre Executivo e Legislativo? Que Câmara Legislativa queremos ter?” (GAP – Mangaratiba)

Iluminação pública

Vejam só como é a incompetência. A companhia de energia elétrica está na av Santana há cerca de uma hora fazendo conserto nas lâmpadas de rua e o trânsito está só em uma pista. Não têm um quarda para orientar o trânsito. Aí você passa na praça e vê dois indivíduos que estão fardados lendo a mensagem no telefone. Aí vem o morador que paga os impostos em dia, põe o carro por um instante na frente da casa e é multado! Tudo isso aconteceu em Itacuruçá  às 16:45 horas dia 09/08. (Luiz Cláudio dos Santos Domingues)

Iluminação pública II

Afora eventuais reclamações aqui e ali, há que se elogiar os esforços das equipes da nova empresa de manutenção da iluminação pública que iniciaram seu trabalho nesta semana. Dois pontos devem ser destacados: o primeiro, que ontem, haviam equipes trabalhando na troca de lâmpadas até pouco depois das oito da noite. A segunda, que estão também substituindo as lâmpadas brancas e seus reatores, por lâmpadas amarelas, mais potentes e de maior luminosidade.

Explicando, sem explicar

Em entrevista, com exclusividade, para o jornal Atual, o deputado Alexandre Valle falou sobre o seu voto para o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer, durante a sessão da Câmara dos Deputados na última quarta-feira.  Alexandre Valle agradeceu a oportunidade da entrevista, uma vez que, segundo ele, foi bastante massacrado nas redes sociais após seu voto a favor do presidente Temer. O deputado iniciou a entrevista dizendo que é a favor do fim do foro privilegiado. “Os cidadãos brasileiros são todos iguais perante a lei. Não é porque sou deputado que tenho que ter o foro. Assim como também não é porque o Temer é o presidente que ele tem que ter foro. Antigamente, o deputado para ser investigado tinha que ter autorização da Câmara, como foi feito com o presidente. Porém, essa prerrogativa caiu e acho que é importante que não tenha ela. Mas no caso do presidente da República, também sou a favor do fim do foro privilegiado para todas as instâncias: deputados, prefeitos, juízes, desembarcadores e ministros”, explicou o deputado. (Fonte: Jornal Atual)

Você pensa que já viu de tudo?

Uma licitação de 241 itens de compras de móveis e acessórios da Universidade Estadual do Piauí foi suspensa antes da abertura das inscrições de empresas. O edital previa, entre outras coisas, a compra de acessórios anatômicos do sistema reprodutor, como 2 mil pênis de borracha. Mas o que chamou a atenção do juiz foi a solicitação de 400 mil cadeiras para a instituição com 28 mil alunos – uma proporção de 14 cadeiras por aluno. A suspensão do processo aconteceu depois que o juiz titular da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, Reinaldo Araújo Magalhães Dantas, aceitou um pedido de liminar feito pelo advogado de uma das empresas concorrentes e emitiu um mandado de segurança por conta do número de cadeiras solicitadas para a universidade. A licitação, porém, incluía ainda a compra de acessórios anatômicos do sistema reprodutor, entre 2 mil pênis de borracha de quatro tamanhos diferentes, 500 vulvas de silicone e 1.500 seios feitos de pano, silicone e “seio na prancha” – que seriam usados pelos 40 alunos da residência médica. (Fonte: O Globo)

Anúncios

Uma resposta em “11 de agosto de 2017

  1. Boa tarde, Prof Lauro.

    De fato, tendo sido o curso de Direito uma das primeiras faculdades do Brasil, podemos entender o porquê de uma tradição jurídica tão antiga entre as profissões exercidas neste país.

    Apesar da inflação de advogados em muitos lugares, nosso povo continua tendo fome e sede de Justiça, o que percebo nitidamente em nossa Mangaratiba.

    Um abraço e obrigado por lembrar do nosso dia que também é de todo estudante. Aliás, só se mantém advogado quem continua a estudar.

    Ótimo final de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s