27 de julho de 2017

Frase do dia

Trabalho a sério, com fé e dedicação, pode fazer você vencer todos os obstáculos e conseguir o que quer. (Chester Bennington)

Relógio adiantado?

Quem conhece a tradição da salva de tiros de canhão no amanhecer do dia 26 de julho, em Itacuruçá, em homenagem ao dia de Santana, logo correu para verificar o relógio ontem de manhã. Aconteceu que, ao invés de começarem os disparos exatamente às seis horas da manhã, como de costume, os primeiros tiros começaram às cinco e meia.

A propósito

Um internauta questionou, via área de comentários, se o nome da paróquia seria Nossa Senhora de Santana ou simplesmente Senhora de Santana. Para esclarecer, o nome correto, nos dias de hoje é sim simplesmente Senhora de Santana, entretanto, no registro inicial do desmembramento, ela recebeu o nome de Nossa Senhora de Santana.

Sob nova direção (divulgando)

Nesta semana, o SISPMUM está intensificando a sua mobilização nas ruas para a Assembleia Geral convocada para o dia 01/08 (próxima terça-feira), às 16 horas, no Clube Mangarás. Faixas estão sendo espalhadas por lugares estratégicos da cidade e um carro de som tem circulado chamando a categoria para a reunião. Estão em pauta as três primeiras ações coletivas que o sindicato pretende ajuizar:  data base;  hora extra; enquadramento funcional do guarda municipal bem como de outros servidores. (Fonte: Sispmum)

Reclamação

Pacientes que aguardavam consulta com ortopedista no posto de saúde do Bairro El Ranchito foram pegos de surpresa nesta semana, o médico ortopedista foi transferido para Muriqui e todas as consultas que estavam marcadas, algumas há meses, foram canceladas. Agora os pacientes vão precisar um novo encaminhamento para poder marcar novamente a consulta no posto de saúde de Muriqui, o que tudo indica que vai levar mais alguns meses! (Da página: Mangaratiba Políticos)

Flip

Começou ontem, em Paraty, um dos eventos mais importantes da Costa Verde que independe da temporada de Verão, a Festa Literária Internacional. Sucesso há vários anos, a efeméride tem o poder de atrair turistas de todo o mundo e movimentar a economia do município. Q que falta para Mangaratiba “inventar” algo similar?

Enquanto isso

Flagrante do Cais de turismo de Itacuruça com os próprios barqueiros fazendo a manutenção, já que a prefeitura não cuida.

Brancaleone

Circula na região, e já foi objeto de reclamações de integrantes da Guarda Municipal de Mangaratiba, um grupo autodenominado Guarda de Proteção Ambiental Nacional. Usam uniformes padronizados, contam com hierarquia específica epedem doações a comerciantes e órgãos públicos. Segundo a página da “instituição” na internet, trata-se de um grupo de voluntários que foram militares da Polícia do Exército. Na prática, mais parecem integrantes da troupe do “O incrível exército de Brancaleone”, filme satírico dos anos sessenta do século passado.

Bom saber

Na tarde dessa terça, estive no Ministério Público e foi bom saber que agora parte da Tutela Coletiva do Núcleo de Angra dos Reis do MPE agora está funcionando no município vizinho de Itaguaí quanto aos assuntos relacionados à saúde, improbidade, cidadania, acessibilidade das pessoas com deficiência, abrangendo também Mangaratiba. Trata-se da Terceira Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva. Já as representações voltadas para a defesa do consumidor e sobre danos ao meio ambiente continuam sendo tratadas pela Primeira Promotoria de Tutela Coletiva situada em Angra. Para nós que nos escondemos em Mangaratiba, é bom saber que temos uma Promotoria mais perto daqui, o que acredito ajudará a promover mais Justiça nesta cidade. (Rodrigo Âncora da Luz)

Bom saber II

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada nessa terça-feira pelo Conselho Nacional de Trânsito. Segundo o Ministério das Cidades, ela será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa e estará disponível a partir de fevereiro próximo. Os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. O ministério afirma que há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. A autenticidade da CNH digital poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura de um QRCode. Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital.

Tempo

Nada é mais longo que o tempo, porque é a medida da eternidade. Nada é mais breve, porque falta para todos os nossos planos. Nada é mais lento, para quem espera. Nada é mais rápido para quem se diverte. Cresce até o infinito, e até o infinito se divide. Todos o descuidam, todos lhe choram a perda. Sem ele, nada fazemos. O tempo envolve no manto do esquecimento tudo quanto é indigno da posteridade, e imortaliza os feitos ilustres. (Voltaire)

Anúncios

5 respostas em “27 de julho de 2017

  1. Sob nova direção ou nova presidência?

    É de se estranhar o posicionamento do Sispmum em suas negociações com a Prefeitura considerando a sua história no movimento sindical de Mangaratiba.

    Os comentários que rolam entre os membros mais antenados do funcionalismo é que a diretoria do sindicato está rachada e a maioria ali não concorda com a intenção do novo presidente em querer entrar com processos na Justiça. Por causa disso é que ele está precisando da aprovação da assembleia geral porque pra nomear um advogado e mover uma ação o estatuto da entidade não impede o presidente de fazer.

    Haverá um suficiente comparecimento de associados nessa assembleia?

    E o SEPE vai apoiar?

    Somente no dia primeiro de agosto vamos mesmo saber se o servidor público de Mangaratiba estará mesmo disposto a lutar ou não pelos seus direitos.

    • Por favor me esclareça 3 pontos.
      1-Sispmum -“Meu Passado Me Condena”?
      2-Sispmum é subordinado ao SEPE?
      3-A judicialização não é o caminho quando nossos direitos são negados?
      Desde já agradeço.

      • Condena. Prova que muita gente tinha saído do sindicato com o outro presidente. Dos que passaram o melhorzinho foi o Arnaldo. Estou gostando do Braz. Ainda não sou sindicalizado.

    • Realmente, como bem colocou o Eduardo, judicializar é um caminho que nos resta quando não se vê uma solução amigável. Foi o que o presidente do Sispmum acertadamente colocou numa das postagens feitas este mês no novo blogue do sindicato:

      “Como sabemos, ninguém com um mínimo sensatez e honestidade entra em litígio apenas porque quer brigar ou levar vantagem indevidamente. Pois quando uma pessoa que age de boa-fé procura a Justiça é porque ela já buscou incansavelmente todos os meios para a defesa de seus direitos mas não alcançou o resultado esperado, devido à intransigência da outra parte em aceitar um acordo capaz de atender a ambos os lados.

      Desde que assumi a Presidência deste sindicato, notei o quanto o servidor do Município carece de um apoio jurídico adequado, tanto na esfera administrativa (processos internos da Prefeitura) quanto no Judiciário. E essa necessidade nós observamos diante das injustiças que são cometidas diariamente pela Administração Municipal através de perseguições dos mais diversos níveis causando frequentemente assédio moral, além da remuneração básica que não é revista, de normas descumpridas, como a Lei Federal n.º 13.022/14 (enquadramento do pessoal da Guarda), a carga horária prevista no Edital do concurso quanto aos nossos técnicos de enfermagem e outras categorias, dos motoristas obrigados a dirigir ambulâncias transportando pacientes para outras cidades sem que a documentação do veículo esteja em dia, dos professores sendo penalizados porque exerceram o legítimo direito de greve previsto na Constituição, etc. (…)” – extraído de http://sispmumsindicato.blogspot.com.br/2017/07/a-importancia-de-termos-um-juridico.html

      Quanto ao SEPE, o apoio de todos os professores será muito bem vindo, sendo eles mesmos, os que dão aula na rede local de ensino, representados também pelo Sispmum na qualidade de servidores do Município.

      Em relação à assembleia geral, ja que foi mencionado o estatuto do sindicato, estamos falando da sua instância máxima e que é soberana para aprovar até mesmo novas regras estatutárias, desde que convocada para este fim com legitimidade. E o presidente pode proceder a sua convocação e também constitur quantos advogados e procuradores forem necessários. Porém, a discussão em assembleia geral tem também por objetivo permitir a participação de todos os associados e ainda abrir o debate para os demais servidores não sindicalizados que, no dia, poderão de livre e espontânea vontade se sindicalizar.

      Nunca é demais lembrar que daqui por diante, com o fim da contribuição sindical obrigatória, o sindicalismo brasileiro tende a viver uma nova fase. Daqui por diante, os dirigentes dos sindicatos precisarão agir com maior transparência e mostrarem serviço tanto para se reelegerem em seus cargos como para manterem as instituições que representam. É o que hoje o Pastor é servidor público Braz Marcos da Silva Marques tem realizado a frente do Sispmum.

  2. Bom dia, Prof. Lauro.

    Inicialmente compartilho que me sinto mais uma vez honrado por citar minhas postagens do Facebook em seu blog.

    A meu ver, além da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Itaguaí precisaria ter também uma unidade da DEAM para combater casos de violência de gênero, uma Procuradoria do MPF e uma Subseção da Justiça Federal, o que, certamente, pode beneficiar também a nossa esquecida Mangaratiba devido à proximidade territorial.

    Fato é que existem muitas injustiças por aqui a serem combatidas e uma maior presença estatal contribui positivamente neste sentido.

    Um abraço e ótima quinta feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s