7 de julho de 2017

Frase do dia

O homem que remove uma montanha começa carregando as pedras pequenas. (William Faulkner)

Febre amarela

Mais alguns macacos que morreram no município foram constatados como tendo por “causa mortis” a febre amarela, por isso, amanhã a prefeitura irá realizar nova rodada de vacinação em todos os distritos.

Competência

Demonstrando competência e profissionalismo, ao registrar o aumento do número de passageiros na linha Mangaratiba x Itaguaí via Axixá, a que passa dentro dos distritos e que andavam superlotados por conta da diminuição de veículos da viação Costeira, a viação Expresso Recreio começou a operar o percurso, a partir de hoje, com ônibus grandes, de cinquenta lugares sentados. Segundo um de seus motoristas, a solução é provisória, pois é difícil fazer algumas manobras ou percorrer o trecho estreito entre Itacuruçá e Muriqui. No entanto, afirma ele, os carros serão substituídos por “micrões”, menores que os atuais mas maiores que os anteriores de trinta lugares.

(In) competência

Enquanto isso, a viação Costeira continua deixando na mão os moradores de Itacuruçá e de Muriqui. Na linha Itacuruçá x Itaguaí, apenas dois veículos fazem o trajeto, fazendo com que o intervalo entre eles seja de quase uma hora. E lembrar que, há poucos anos, era “um atrás do outro”.

Agenda Crivella

A Ordem dos Advogados do Brasil fluminense vai entrar com uma ação contra o decreto da prefeitura. Desde que foi publicado, em maio deste ano, o Decreto vem causando polêmica, principalmente entre setores culturais e ligados a religiões de matrizes africanas. Por um lado, os críticos afirmam que são jogados na incerteza pelo Artigo 8º, que reserva à Prefeitura do Rio o direito de revogar a autorização para eventos a qualquer tempo — inclusive durante a sua realização. Por outro, também há o temor de que a norma possa impedir eventos religiosos, já que ele abrange inclusive a concentração de público em áreas particulares, abertas ou fechadas. “A Igreja Universal não ganhou a eleição do Rio. Não era esse o discurso do prefeito. Hoje ele fecha teatros aos domingos, persegue o carnaval e parece dedicado a mudar o jeito de ser do carioca” declarou Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ. (Fonte: Jornal Extra)

Agenda Crivella II

A cada passo, o prefeito do Rio de Janeiro vai mostrando a forte influência das crenças da igreja Universal em seu governo. Para as casas de Umbanda e Candomblé que não possuem Alvará, o Prefeito Marcelo Crivella categoriza o culto nestas casas sem a documentação como evento, determinando que somente o seu Gabinete emita a autorização para que estes aconteçam, podendo ser revogado a qualquer momento, inclusive durante o acontecimento. O mesmo já vem cancelando vários eventos ligados à cultura de matriz africana por motivos pífios, como a Festa da Raça e a Feira das Yabás.”

A propósito

Em resposta à provocação da escola de samba Mangueira, que escolheu como enredo para o carnaval de 2018 o tema “Com dinheiro ou sem dinheiro vamos brincar o carnaval”, a prefeitura respondeu que “respeita todas as formas de manifestação cultural”. No mínimo irônico.

Funesbom (relembrando)

O Supremo Tribunal Federal proibiu municípios de cobrarem taxas de combate a incêndios. Como tem repercussão geral, a decisão deverá ser seguida por todas as prefeituras do país. Segundo o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, a partir da decisão do STF, contribuintes poderão inclusive pedir à Justiça o ressarcimento dos valores pagos, desde que limitados aos cinco anos anteriores à apresentação da ação. Por 6 votos a 4, a maioria dos ministros manteve a decisão, por entender que município não pode cobrar por serviço de segurança pública, atividade de responsabilidade do governo estadual. Além disso, consideraram que taxas só podem ser cobradas por serviços “divisíveis”, isto é, que podem ser prestados individualmente aos cidadãos, e não por universais, para atendimento geral, como o combate a incêndios. “Nem mesmo o estado poderia, no âmbito da segurança pública revelada pela prevenção e combate a incêndios, instituir validamente a taxa”, declarou Marco Aurélio Mello em seu voto.

Realpolitk

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ainda não conspira contra Michel Temer, mas aquele aliado incondicional de todas as horas já cedeu lugar a um torcedor contra o presidente. Sua decisão de voto ao microfone, como pediu a oposição, sobre o recebimento da denúncia de Rodrigo Janot, foi interpretada como sinal do desembarque de Maia. “Só falta marcar a sessão para um domingo…”, ironizou um ministro. Se Temer cair, Rodrigo Maia será presidente no mínimo por 30 dias. Com Temer destituído, poderá ser eleito pela via indireta. A visita de Rodrigo Maia à ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, foi interpretada também como um toque de desprestígio do presidente da República. Um aliado faria votação eletrônica, na denúncia, mas Maia optou pela solução à Eduardo Cunha, que complicou Dilma no impeachment. Trair e coçar é só começar: eleito presidente da Câmara pelo baixo clero, Maia será o fiel da balança na decisão sobre a sorte de Michel Temer. (Fonte: Diário do Poder)

Anúncios

4 respostas em “7 de julho de 2017

  1. Caro Professor
    Coloquei em grupo de Zap a sua informação sobre a morte de mais macacos e fui desmentida por algumas pessoas que me disseram que segundo a Secretaria de Saúde, não houveram mais casos.
    Confio muito nas suas informações e por esse motivo gostaria de maiores esclarecimentos de onde esses outros macacos foram encontrados.
    Aguardo sua resposta.
    Liz Modesto

  2. Professor
    Estamos caminhando rapidamente para uma grande agenda evangélica com todo obscurantismo e intolerância inerentes.
    A crise e a desinformação catalisam a angustia existencial.
    Crente crê , não raciocina

  3. Obrigada pela sua resposta.
    Espero que os que me censuraram e disseram que eu estava agindo de má fé,talvez até mesmo por problemas políticos, leiam a sua resposta.
    Liz Modesto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s