29 de junho de 2017

Frase do dia 

Tudo o que acontece uma vez, poderá nunca mais voltar a acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira. (provérbio árabe) 

Velhos hábitos

Depois de uma estreia consagradora na ocupação das linhas de transportes públicos mal atendidas pela Expresso Mangaratiba, parece que voltamos às mesmas práticas. Na linha Itaguaí x Itacuruçá, agora sob a responsabilidade da Expresso Recreio e da Viação Costeira (essa com duas linhas Itacutuçá x Nova Iguaçú e Itacuruçá x Itaguaí), no fim da tarde de ontem, a demora entre os ônibus passava de quarenta minutos. Daí, se depreende que voltamos aos hábitos da “falecida” Expresso Mangaratiba, que colocava um número mínimo de veículos para atender à população.

Só importa o lucro?

Evidentemente que a exploração do transporte público é uma atividade comercial, que visa lucro. No entanto, deveriam levar em conta a questão social, o que nem sempre acontece. A nova empresa Expresso Recreio, por exemplo, começou bem no município, recebendo elogios especialmente dos moradores que utilizam a rota Mangaratiba x Itaguaí, via Axixá. No início, eram três ônibus em cada sentido, o que assegurava um intervalo de espera de, no máximo, vinte minutos. Nos últimos dias, no entanto, pela informação de um de seus motoristas, o intervalo passou para trinta minutos, mas o que se vê nas ruas é uma demora que pode chegar a uma hora. Vai daí que as viagens passaram a ser com ônibus lotados, como esse de ontem.

Tem mais

De acordo com o relato de um motorista da Viação Costeira, no dia de ontem só havia um microônibus atendendo ao distrito, por que três outros foram recolhidos à garagem por conta de defeitos. Já os que fazem o percurso Nova Iguaçú x Itacuruçá, esses nem tem hora para passar. Chegam a demorar até duas horas.

A propósito

O número de Vans piratas e automóveis particulares fazendo “lotadas”, tem aumentado no mesmo ritmo dessa falta de atenção do poder público às necessidades da população. Há que se levar em conta que, oficialmente, apenas quatro Van’s estão autorizadas pelo DETRO para operar no distrito. No entanto, o que se vê nas ruas são as Van’s piratas, normalmente brancas circulando no trecho.

São Pedro – curiosidade

Porque São Pedro tem a fama de “porteiro” do reino dos céus? Ele ganhou esse título graças a uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus se volta para Pedro, o seu seguidor mais próximo, e diz: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. Essa simples declaração foi suficiente para Pedro passar para a história, em quadros e esculturas, como o velhinho que carrega as chaves celestiais e, na boca do povo, ganhou um poder ainda maior do que simplesmente o de abrir e fechar portas. “Se ele abre e fecha as portas e janelas do céu, então é a ele que pediremos para fazer chover ou cessar as inundações”, diz o teólogo Afonso Soares, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Antes de assumir essa função no andar de cima, Pedro foi, com o perdão do trocadilho, o primeiro manda-chuva do cristianismo. Logo após a crucificação de Jesus, ele organizou os fiéis em Jerusalém e, baseado nos ensinamentos do mestre, passou a chefiar a religião recém-nascida.

 

Anúncios

Uma resposta em “29 de junho de 2017

  1. Realmente no começo da semana houve novas reclamações sobre a Expresso Recreio quanto aos atrasos nos ônibus. No início da terça feira (27), fui informado de que passageiros da linha Mangaratiba – Conceição de Jacareí teriam ficado cerca de TRÊS HORAS aguardando o coletivo que somente passou lá pelas 18 horas. Ou seja, praticamente a metade da tarde daquele dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s