14 de maio de 2017

Frase do dia

Mãe é pilar seguro, colo de amor incondicional, sorriso e palavra que acalmam, que orientam. Para todas as mães, que na terra representam o maravilhoso milagre da criação; que geram com o seu ventre e amam com o coração; um bom dia, na data que por excelência as celebra: o Dia das Mães! (Anônimo)

Mangaratiba vista de fora

Nos últimos quatro anos o município de Mangaratiba foi parar no buraco. Não por causa da crise financeira, mas pela crise moral e ética de seus gestores e do poder fiscalizador. Em junho de 2015, por dez votos a um, a Câmara Municipal decidiu cassar o mandado do prefeito Evandro Bertino Jorge, o Evandro Capixaba, mas não porque os vereadores tivessem apurado qualquer irregularidade, mas pelo fato de o político ter sido preso dois meses antes em uma operação do Ministério Público, sob a acusação de comandar um esquema de fraude em licitações que teria começado em 2012, coisa que os 13 membros no Poder Legislativo deixaram passar batido. Se omissa na fiscalização, a Casa é bem ágil para gastar o dinheiro do povo: entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2016, período em que os vereadores Pedro Bertino Jorge Vaz e Vitor Tenório Santos, o Vitinho se revezaram no comando, a Câmara gastou quase R$ 55 milhões, mais de R$ 4 milhões só em viagens, a maioria delas para destinos turísticos do Nordeste.

Segue

De acordo com registros do Portal da Transparência da Prefeitura – o da Câmara não mostrada nada – o Legislativo mangaratibense custou R$ 10.801.280,58 em 2013, R$ 14.979.442,98 no ano seguinte, R$ 16.118.452,65 em 2015, R$ 12.891.896,02 no ano passado e R$ 3,5 milhões no primeiro trimestre deste ano. A maior despesa é também a mais escondida: os gastos com pessoal somaram R$ 35,3 milhões nos últimos quatro anos, mas ninguém fica sabendo quem está recebendo o que e quanto está sendo pago de salário aos servidores efetivos e assessores, já que a Câmara não disponibiliza, como manda a lei, informações claras sobre qualquer despesa, pois todas são registradas no sistema como “Manutenção do Plenário da Câmara”. Embora tenha apenas 13 vereadores, o Poder Legislativo de Mangaratiba tem custo de manutenção considerado um dos mais elevados do estado do Rio de Janeiro. Entre os números que o elizeupires.com conseguiu apurar aparecem gastos com viagens no total de R$ 733.948,00 em 2013, R$ 986.256,00 em 2014, R$ 1, 160 milhão em 2015 e R$ 1,139 milhão no ano passado. Este ano, mal a legislatura foi iniciada, a Câmara torrou com viagens exatamente R$ 272.020,00. Os registros apurados também revelam uma despesa quase R$ 800 mil em alimentação em quatro anos, R$ 111 mil nos restaurantes Toca da Garoupa e Choperia Brojo de Mangaratiba, onde alguns vereadores costumam almoçar. (Fonte: Elizeu Pires)

Enquanto isso

O Presidente do Partidos dos Trabalhadores de Mangaratiba  registrou um ocorrência na delegacia de polícia de Mangaratiba contra Edilson Leite Castro, por estar sofrendo ameaça. Segundo Marcus, os insultos e ameaças começaram após o fazer uma postagem via Facebook onde relatava o suposto descaso do atual prefeito com algumas necessidades da população. Segue o relato do Sr. Marcus Vinicius: “Devido a minha publicação do dia 06/05/2017, hoje recebi fortes ameaças de uma pessoa ligada ao governo. Fui agredido verbalmente com xingamentos, palavras que nenhum pai de família merece escutar. Só não fui agredido fisicamente por quê funcionários dá prefeitura, conseguiram com muito custo segurar o tal agressor. Isso tudo ocorreu na frente dá prefeitura. Acreditem se quiser! Se o Sr. Prefeito quiser pode divulgar até as imagens dá câmera de segurança dá prefeitura. Acredito que da forma que ocorreu foi tudo premeditado. No intuito de que eu perdesse a cabeça e partidsse para a agressão. E o que esse governo perseguidor faria? Abriram um processo administrativo e faria com que eu perdesse meu emprego.Mas não tiveram sucesso, eu zelo pelo meu emprego é a minha única fonte de renda que tenho para sustentar minha família. Fui avisado por amigos que o prefeito disse em bom som que eu agora vou ter que sofrer as consequências. Mas por quê? Pelo que disse na minha publicação? Ué os 349.000,00 mil não estão na conta dá saúde? E os funcionários fazem vaquinha pra comprar as coisas? Menti,  quando disse que um dia após a quarta feira de cinzas teve um pregão para a iluminação pública e compareceram 14 empresas. E a cidade continha às escuras? Campeonato que foi liberado, depois proibido que acontecesse no campo da praia do saco. Tudo por vaidade pessoal? Esses são os motivos, Sr. Prefeito? Mereço mesmo sofrer consequências? Sempre respeitei a opinião alheia, defendo as minhas ideias, mas respeito as ideias dos outros. Faço parte de um partido político, mas respeito quem faz parte de outros partidos. Tenho a minha religião, mas respeito a religião dos outros. Enfim, moramos num país livre e democrático. Me respeite por favor! Olha, Sr. Prefeito essas covardia vindo de você machuca pelo simples fato de que quando não era prefeito reclamava que sofria perseguição e e difamação. E olha por quem estou sendo perseguido? Pelo seu governo, pelos seus comandados, por você. E te digo, mas hoje eu tenho medo que o pior aconteça comigo. Por tanto que pela primeira vez minha esposa e meu filho não dormiram comigo. Por quê minha família está assustada e levei ela para casa de seus familiares, e assim será por um bom tempo. Mas não vou deixar de fazer nada que faço no meu dia a dia nao, vou continuar jogando meu futebol, caminhando a noite, frequentando a casa dos meus amigos, se quiserem me pegar que peguem.

Segue

Peço desculpas a todos os amigos que me pediram que eu não postasse nada, com receio que o pior aconteça, me dando exemplos passados. Hoje, nosso município vive uma crise Sr. Prefeito que para sairmos dela precisamos trilhar um caminho. Mas não é com uma folha salarial de quase 14 milhões como a do mês de março e com uma licitação emergencial para o coleta de lixo com esse aumento absurdo (mensal) que vamos sair desse buraco, pelo contrário cada vez o município afunda mais. Essa também foi culpa do outro governo? Mas, vamos em frente. Vou deixar isso de lado, por quê mais pra frente vou voltar a falar mais sobre isso. Também quero registrar que meu intuito nessa publicação é acima de tudo me defender e tornar evidente os fatos caso aconteça alguma coisa comigo. Todos sabem que nunca tive inimigos. Também comunico aos amigos que já fui até a delegacia registrar a ameaça que sofri hoje de uma pessoa do governo. Sei que essa briga é comparada a de Davi contra Golias, mas não tenho alternativas a não ser me defender. Relato também que a intenção​ não é de me promover a nada , passo uma situação difícil, imagino que ninguém queria estar na minha pele. Até meus amigos estão com medo de falar comigo, para não sofrer represálias, de alguém da família ser exonerado. Sempre fui amigo de todo mundo,ao longo minha vida sempre​ fiz muitas amizades verdadeiras que carrego comigo até o dia de hoje. Ajudei sempre que pude, sempre tentei ser útil os momentos difíceis da vida dos meu amigos. Então hoje peço aos amigos se possível e se não forem prejudicados que compartilhem essa publicação preciso que todos saibam da covardia que estou sofrendo. Aos que não puderem eu entendo, mas peço que orem pela minha família. Estou pedindo isso por quê o que mas escutei hoje dos alguns amigos foi “cuidado”. E para que “eles vão te matar”. Fiquem tranquilo que a mão de Deus vai pesar sobre essas pessoas. Obs.: Sr. Prefeito não adianta falar que não sabe da covardia que estão fazendo comigo e com outras pessoas município a fora. Você é o único culpado, você que dá poder a essas pessoas, e municia essas pessoas. Hoje o foco está em mim por quê dei minha cara pra bater,não criei fake. E agora entendi por quê quando questionei um Fake por que ele não nos mostrava a cara dele, ele me respondeu por quê você não sabe do que esse governo é capaz. Hoje eu sei do são capazes! (Marcus Vinícius, presidente do Partido dos Trabalhadores de Mangaratiba, compartilhado por diversos internautas)

Definição

“Petista é aquele que acreditava no João Santana, quando ele mentia sobre Dilma na campanha e não acredita agora, quando ele fala a verdade na delação” (Paulo Angelim)

Pensamento especial do dia                                                                      

Mães judiciosas sempre têm consciência de que são o primeiro livro lido e o último posto de lado, na biblioteca dos filhos.

Deixe um comentário

