8 de maio de 2017

Frase do dia

Os homens temem o silêncio como temem a solidão, porque ambos lhes dão ideia da insignificância da vida. (André Maurois)

Avanços na segurança pública?

A  Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Mangaratiba, informa que está disponibilizando aos moradores uma ficha para denúncias que, posteriormente, serão encaminhadas às autoridades da Policia Civil ou Polícia Militar para as providências cabíveis. As fichas estão disponíveis no Protocolo da Câmara e as denúncias podem ser anônimas.

Avanços na segurança pública? II

A respeito do tema, comenta um morador de forma precisa e objetiva: “Gostaria de saber que tipo de denuncia poderia esperar um tramite tão burocratico como o que foi ofertado. Só se for pra falar das viagens dos vereadores que participam de cursos em cidades turisticas. Quer dizer que se devei ir na Câmara, pegar uma ficha, levar para casa e preencher com a denúncia. Voltar à Camara para devolver o formulário preenchido e aguardar que seja enviada para os orgãos competentes para as providencias cabíveis? Pergunto: deveremos aguardar o retorno durante quantos meses depois da entrega? (Paulo Fabricio Nigro, via facebook)

Apertem os cintos, o piloto sumiu

O Diretor Superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, a presidente do Conselho Deliberativo, Carla Pinheiro, e o coordenador regional da instituição na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, se reuniram com os prefeitos Fernando Jordão, de Angra dos Reis e Carlos José Gama Miranda, de Paraty, e com o vice prefeito de Mangaratiba, Reinaldo Brandão, na última quinta-feira na sede do Sebrae em Angra. O objetivo do encontro foi apresentar os projetos e linhas de ação do Sebrae/RJ e debater formas de atuação conjunta com as prefeituras para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios, implementando ações voltadas à desburocratização e ao estímulo às compras governamentais voltadas para as micro e pequenas empresas.

Apertem os cintos, o piloto sumiu II

Na abertura, José Leôncio deu boas-vindas aos gestores e falou que o Sebrae/RJ está de portas abertas para apoiá-los no desenvolvimento do turismo, atividade de grande potencial na região, e principalmente a melhorar o ambiente de negócios nos municípios, disponibilizando todas as ferramentas de gestão necessárias. Falou sobre a importância de cada prefeitura priorizar uma agenda de desenvolvimento econômico focada nos pequenos negócios. Este planejamento pertence aos municípios, mas o Sebrae poderá ajudar muito mais se esta agenda estiver estruturada para fortalecer as micro e pequenas empresas.

Apertem os cintos, o piloto sumiu III

Vinícius Faráh, ex-prefeito de Três Rios foi o principal palestrante do encontro e dividiu sua experiência sobre gestão empreendedora. Farah contou que através de uma forte parceria com o Sebrae transformou a cidade de Três Rios, uma pequena cidade de interior, em um modelo nacional de desenvolvimento econômico. Valorizar e executar a lei geral, fazer rodadas de negócios para aproximar pequenas e grandes empresas e desburocratizar os processos de abertura e legalização foram algumas das ações implementadas. Ele assumiu a prefeitura com orçamento próprio de 74 milhões e saiu com 361 milhões, e a marca de 2462 empresas e mais de quatro mil microempreendedores. Cerca de 93% das compras públicas eram de empresas locais. Conseguiu isso implementando políticas voltadas ao fortalecimento das pequenas empresas e o Sebrae tem todos os instrumentos para ajudar os prefeitos nesta tarefa.

O piloto sumiu mesmo

Comentário em uma rede social dá conta que o presidente de um partido político aqui da cidade, diz que rompeu com o governo e chama o governo de desgoverno. A situação é séria, todos já acham que o prefeito vai “dançar”, aliás acham não, tem certeza.

Itaguaí no limite

Na manhã desse domingo, dois criminosos em uma moto tentaram efetuar um roubo a um automóvel no trevo de Itaguaí. A vitima, na tentativa de escapar dos criminosos, acelerou o carro e atropelou os bandidos. Um deles, caído no chão, ainda conseguiu disparar contra o carro e atingiu a nuca do motorista. O condutor do veículo, mesmo ferido, conseguiu dirigir até o hospital, e os bandidos também foram tentar atendimento no HSFX, sendo acionada a policia foi ao Hospital e um dos criminosos tentou fugir, mas foi capturado na altura do morro do matadouro.  Os dois bandidos foram presos e a vitima passou por Cirurgia para a retirada da bala, mas sem risco de vida.

Anúncios

3 respostas em “8 de maio de 2017

  1. Chega ser irônico essa situação das Fichas que a Câmara disponibiliza para denuncias direcionadas a Polícia Civil e Militar. Primeiramente vale lembrar que esses órgãos já contam com o Disque Denuncia, 190 e por aí vai…
    Depois fico tentando entender o porquê da Câmara está preocupada com isso? Se Segurança fosse prioridade mesmo, os senhores deveriam cobrar do executivo o fiel cumprimento da Lei 13022, mas duvido que todos estejam a par do que a lei propõe.
    A idéia pode até ser útil, mas tem coisa mais importante e que compete aos senhores vereadores que não está recebendo a devida atenção.
    Vergonhoso!

  2. Boa tarde, professor Lauro.

    Gostaria de comentar sobre a crítica do internauta à Comissão de Segurança da nossa Câmara Municipal que foi extraído do sitio de relacionamentos Facebook.

    Primeiramente, nunca é demais lembrar que a segurança pública não é um serviço da competência municipal, muito embora, devido à relevância do tema e à preocupante escalada da violência nas comunidades, prefeitos e vereadores acabam se debruçando sobre o assunto, buscando soluções para a coletividade e chamando a atenção das autoridades estaduais para o problema.

    No caso da nossa Câmara, a referida comissão foi criada posteriormente ao Regimento Interno pela Resolução 02/2013 cujo artigo 2°, inciso VIII, prevê o recebimento e o encaminhamento de reclamações. Ou seja, ela deve também ser mais um canal de contato com o público para atuar nas questões sobre segurança, sendo que só agora é que eu sei que algum edil teve a iniciativa de criar um formulário…

    Neste sentido, se considerarmos que o cidadão comum muitas vezes carece de uma melhor orientação sobre seus problemas e não raramente encontra dificuldades para ser atendido diretamente pelos órgãos estaduais, o serviço feito pela referida comissão pode em muito contribuir para amenizar os problemas hoje enfrentados referente a esses contatos. Tanto com a DP quanto com a PM.

    Ressalte-se que o presidente dessa comissão, o vereador Helder Rangel (PSDB), tem sido bem atuante, estando sempre presente nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança, as quais estão ocorrendo mensalmente no Centro Cultural Cary Cavalcante, tendo ele bons relacionamentos com as autoridades da região e já apresentado vários encaminhamentos sobre os problemas da cidade por meio de indicações que pedem a expedição de diversos ofícios ao governador. Aliás, sua primeira indicação, logo em fevereiro, foi a de número 27/17 para que seja aumentado o efetivo da PM aqui em Mangaratiba pois, sem policial na rua, fica difícil termos segurança. E, na semana passada, Helder cobrou do Executivo o cumprimento da Lei 998/16, a qual autoriza a colocação de câmeras na cidade para ser feito o videomonitoramento.

    Assim sendo, considero válida essa comissão atender o público e fazer os encaminhamentos. E, embora seja mais eficiente o cidadão ir direto na fonte, isto é, no órgão competente para resolver seu problema, poderão surgir situações que envolvam duas ou várias instituições e daí facilita muito haver um órgão de fiscalização.

    Enfim, acho que as pessoas podem e devem utilizar essa comissão. Se, por exemplo, morador acha que há algo errado na sua rua ou no seu bairro, por que não procurar o atendimento diretamente no gabinete dos membros da comissão lá na Câmara?! Façamos o teste!

  3. Acontece que o estado está mais falido a cada dia que passa , a responsabilidade da segurança pública vai cair na conta dos municípios uma vez que por lei a Guarda Municipal tem esse papel . O Sec de segurança faz um bom trabalho no que diz respeito a disposicão ,ficar acordado até tarde fazendo blitz etc… , acontece é que ele acha que a meia dúzia de policiais civis que trabalham com/Para ele vão salvar os 6 distritos , a lei 13022 está aí e não vemos o mesmo mexer um palito para enquadrar a Guarda . Os guardas municipais estão amarrados em postos fixos e sem autonomia . São mais de 200 homens podendo atuar por uma Mangaratiba melhor , nao tem logica nao preparar os mesmos para o policiamento preventivo .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s