30 de março de 2017

Frase do dia

A sabedoria da vida é sempre mais profunda e mais ampla que a sabedoria dos homens. (Máximo Gorki)

Audiências públicas

Na sessão da Câmara Municipal de Mangaratiba da última terça-feira, foram aprovadas e definidas datas, horários e locais das audiências públicas para tratar de importantes assuntos pertinentes a Mangaratiba. Os temas se referem ao transporte público, à distribuição de energia elétrica e os trechos não pavimentados da estrada de acesso à Serra do Piloto. A participação da população é de grande importância. É a oportunidade de cobrar das autoridades e órgãos competentes soluções para esses problemas.Calendário: Audiência Pública para tratar dos “Trechos não pavimentados da Estrada São João Marcos, na Serra do Piloto” Dia 6 de maio, local: Cras (Antigo Caica da Serra), hora: 10h; Audiência Pública para tratar sobre os péssimos serviços prestados pela “Expresso Mangaratiba”, Dia: 21 de maio, local: Iate Clube de Muriqui, hora: 18h; Audiência Pública para tratar sobre os péssimos serviços prestados pela “Ampla (Atual Enel)” Dia: 2 de agosto, local: Iate Clube de Itacuruçá, hora: 18h. (Divulgado pelo Vereador Helder Rangel)

Lei da Guarda

O deputado estadual Bruno Dauaire vai à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado pedir que os Ministérios Públicos Municipais cobrem das prefeituras o que está previsto no estatuto da Guarda Municipal. Presidente da comissão de representação da categoria na Assembleia Legislativa do Rio, o parlamentar se reuniu, nessa terça-feira, com integrantes das guardas de todos os municípios. No encontro, foi discutida a nomeação de comissionados que não integram os quadros de suas respectivas Guardas. (Fonte: Jornal Extra)

Cultura

Que Mangaratiba conta com uma rica história todos já sabem! Mas os detalhes, você conhece? E que tal viver um pouco dessa experiência? Pensando nisso, a Fundação Mário Peixoto inicia nesta sexta-feira (31) o Passeio Histórico Cultural que visa apresentar aos participantes os pontos mais importantes da cidade de quase dois séculos de existência. Os interessados deverão se cadastrar, gratuitamente, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, na Rua Fagundes Varela, 146, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A partir de abril o passeio ocorrerá a cada 15 dias. A saída será do jardim do Solar Barão do Sahy, na Rua Coronel Moreira da Silva, 173, Centro, às 9h. A partir daí começa a viagem ao passado. A primeira parada será no Sahy, onde serão vistas as ruínas; em seguida, o passeio segue para o Saco de Cima, no antigo teatro e armazéns de café (próximos à fábrica de doce). Mais à frente, o grupo visita a Estrada Imperial, o Bebedouro da Barreira, o Mirante Imperial, a Cachoeira dos Escravos, tendo pausa para almoço na Serra do Piloto. Por fim, os visitantes vão conhecer o Parque Arqueológico de São João Marcos. O retorno está marcado para as 16h. (Fonte: PMM. Texto: Talita Girão)

Na Costa Verde

A Prefeitura de Paraty enviou à Câmara de Vereadores projeto de Lei que prevê aumento aos funcionários públicos do município. Após negociação entre a prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Paraty, ficou acordado um aumento escalonado, onde cerca de 70% dos funcionários de Paraty terão direito ao reajuste de 17,05%. Os vereadores já aprovaram a proposta. (Fonte: AngraNews)

Na terra da febre amarela

Condenado pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver cerca de R$ 10 milhões aos cofres da Prefeitura sem ter ressarcido a municipalidade em um centavo sequer até agora, o prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames vem perdendo o sono ultimamente. É que processos judiciais movidos na justiça estadual contra ele voltaram a andar e um deles, segundo um advogado que acompanha as ações, pode vir a abreviar o quarto mandato de Dames e abrir as portas para o vice-prefeito Adair Abreu, o Kinha. Porém como dizem por ai, o “órgão” mais sensível do ser humano é o bolso e sendo assim o que estaria causando insônia mesmo é um processo que tramita na Vara Federal de Macaé, no qual o Ministério Público Federal está pedindo a condenação dele por improbidade e a devolução de R$ 8,6 milhões (valor sem correção), pela contratação de uma empresa para fazer o transporte escolar. (Fonte: Elizeu Pires)

Anúncios

6 respostas em “30 de março de 2017

  1. Muito importante a iniciativa do vereador Helder Rangel (PSDB) em dar voz à população de Mangaratiba para que ela manifeste diante das autoridades a sua vontade soberana quanto aos serviços de duas empresas concessionárias na região e o que fazermos quanto aos três trechos de interesse histórico não pavimentados na RJ-149, os quais são acautelados pelo IPHAN mas têm prejudicado gravemente os usuários da rodovia juntamente com os moradores da Serra do Piloto. Precisamos desse diálogo aberto em nossa cidade com o máximo de participação possível da sociedade.

  2. Em tempo! A inciativa do deputado estadual Bruno Dauaire, jovem parlamentar eleito pelo PR, é correta, mas há que se levar em conta que as promotorias de tutela coletiva do MP encontram-se hoje sobrecarregadas de procedimentos e demandas judiciais. Nossa sociedade tem se esquecido de que há outros legitimados para propor ação civil pública bem como as vias políticas de solução dos conflitos. Tudo bem que é competência do MP zelar pelo cumprimento das leis, mas não podemos descartar o papel tanto das Câmaras Municipais quanto dos próprios sindicatos dos servidores municipais. Por exemplo, basta que estas entidades contratem um advogado, de preferência especializado em Direito Administrativo, para mover um processo na Justiça podendo ainda organizar atos pacíficos de protesto. Enfim, precisamos nos envolver mais e fazermos uso dos recursos jurídicos hoje à disposição da sociedade, inclusive da Lei de Acesso á Informação (LAI) para a obtenção dos dados que poderão instruir futuros processos e mobilizar a opinião pública.

  3. A VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) DE MURIQUI, RUA BAHIA, S/N.º, 4º DISTRITO DE MANGARATIBA, NÃO ESTÁ SENDO FEITA ADEQUADAMENTE. SOMENTE NAS TERÇAS E QUINTAS É QUE ESTÃO VACINANDO AS PESSOAS E MESMO ASSIM RESTRITO A UM NÚMERO DE CINQUENTA SENHAS DE ATENDIMENTO DISTRIBUÍDAS SOMENTE PELA MANHÃ. HOJE FOI A SEGUNDA VEZ QUE COMPARECI À UNIDADE COM MINHA MÃE, UMA IDOSA DE 80 ANOS, E MINHA IRMÃ SENDO QUE NÃO CONSEGUIMOS SER VACINADAS POIS AS CINQUENTA SENHAS JÁ TINHAM SIDO DISTRIBUÍDAS. OS QUE CONSEGUIRAM TOMAR A VACINA TIVERAM QUE CHEGAR NA UNIDADE CERCA DE TRÊS HORAS DA MADRUGADA. ACONTECE QUE, NESSE RÍTIMO, A POPULAÇÃO DO DISTRITO NÃO CONSEGUIRÁ SER COMPLETAMENTE IMUNIZADA CONTRA UMA DOENÇA QUE É LETAL. ISSO É GRAVE!

  4. Caro colega Rodrigo Âncora, o nível de seus comentários são inquestionáveis, confesso!
    Mas por favor não se esqueça que a Lei 13022 foi sancionada em 8 de agosto de 2014 e deu aos municípios o prazo de 2 anos para se adequarem. Além do prazo ter esgotado, ainda se passaram 7 meses e até o momento nada de adequação.
    Não faltou tempo, paciência e diálogo. Faltou boa vontade política.
    Espero que você entenda nossa inquietação.
    Forte abraço!

    • Prezado Pablo. Concordo contigo. Nada contra a judicializacao desse caso e considero que o próprio sindicato já poderia mover a ação civil pública sem precisar depender do MP no sentido de exigir a aplicação da Lei 13.022/2014. Mas admito que há outras providências que os promotores também possam tomar. Sou solidário à causa da categoria!

  5. A título de eaclarecimento para o BLOG, pagamento da Prefeitura Municipal de Mangaratiba saiu hj.Funcionários no desespero, com seus salários reduzidos, secos,minguados andam sem paradeiro na Prefeitura sem saber até como vão conseguir chegar em seu trabalho…
    Enquanto isso uma minoria sendo privilegiada como saiu no DOM681 e a tropa de contratados só aumentando.
    Triste 90 dias de sofrimento e dificuldade que nós chefea de familia estamos vivendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s