27 de março de 2017

Frase do dia

A vida gera vida. A energia cria energia. É se dando que a pessoa enriquece. (Sarah Bernhardt)

Pescadores

Passadoo movimento da temporada de vcerão, quando o distrito e o município são invadidos por aqueles que gostam dos dias de calor, Itacuruçá retoma sua vocação natural para o turismo em tempos de baixa temporada, a vinda de pescadores amadores. Mesmo sem o poder público ajudar (ou atrapalhar), no último final de semana foram vários grupos embarcando logo cedo no cais da praça da igreja. Essa atividade bem que merecia uma maior atenção do poder público.

DOM 681

Reclama um servidor: “Não sei por onde começar, então só começarei. O diário oficial n° 681 deu aos funcionários um banho de água fria aos servidores da Guarda Municipal de modo particular. Sabe-se que temos um Lei Federal (13022) em vigor, dentre outras coisas ela impõe que haja apenas servidores de carreira ocupando cargos em comissão na instituição, impõe ao executivo que elabore a Identidade Funcional do GM, elabore um Plano de Cargos e Carreiras e enquadre o servidores no nível Médio de escolaridade. O prazo para que a Prefeitura cumpra estas diretrizes venceu em 08 de agosto de 2016, para nossa surpresa nada de que a Lei propõe foi cumprido, absolutamente nada. Todas ou quase todas essas imposições implica em investimento por parte das Prefeitura, que por sua vez não o fez por alegar “falta de recursos financeiros”. Na contramão do que diz, a mesma Prefeitura contrata centenas de comissionados, muitos dos quais ocupam cargos graduados e com uma ótima remuneração. Mas o que o DOM 681 teria de tão especial assim? Acontece que neste diário oficial são nomeados coordenadores para a digníssima Guarda Civil Municipal, para nossa surpresa nenhum deles são de carreira, ou seja, não são concursados, ou seja, são contratados digo comissionados. Lá se vai a Lei Federal por água abaixo. Parabéns para nós, mais uma vez fomos enganados. Agora vem nosso amado, vice prefeito (ao qual apostarmos fortemente), sec. de finanças e procurador alegar falta de recursos para cumprir a Lei para nossa querida comissão de GCMs. Caros colegas de modo particular eu agradeço o esforço, sei que vcs da comissão se empenharam na elaboração e execução do PCC. Mas não depende só de vcs, vou mais além, o Plano ficou ótimo, mas não será dessa vez. O que faremos agora, qual o caminho? Tentamos dialogar, esperamos os dois anos e agora mais esses 7 meses. Pergunto eu, como um rinoceronte amarrado com barbante se liberta do cabresto? Se queremos mudança, temos que ser a mudança. Aqueles que pedem mais tempo tem os melhores salários! E você, colega GCM, vai esperar até quando?” (De um comentarista que preferiu não se identificar)

A propósito

Uma passada no site da prefeitura, mais especificamente nas páginas do Diário Oficial de Mangaratiba de número 681, mostra que a publicação teve sessenta e oito páginas, sessenta e uma delas apenas com nomeações para cargos comissionados.

Protetor desprotegido

Relato enviado ao blog “Guarda Civil Municipal foi agredido no PS Muriqui por volta das 02:00 da madrugada desse domingo. Um tumulto que começou na orla terminou no PS. Um rapaz que havia sido agredido na praia correu para o posto de saúde e seus agressores o seguiram. N0 PS o GCM Siqueira tentou apartar a confusão e foi agredido por 5 indivíduos com socos e chutes, em sua maioria na cabeça. Após o ocorrido, os meliantes se evadiram do local. A equipe da saúde atendeu o GCM que em seguida foi à 165 DP, mas não pôde fazer o registro de ocorrência por não saber a identidade de seus agressores. Até quando seremos humilhados? Hoje foi o Siqueira e amanhã?” (De um GCM via área de comentários do blog)

(In) segurança pública

Depois da prisão de dois bandidos que roubaram em Muriqui, fugiram e foram presos pela Polícia Militar em Itacuruçá, mais um evento trágico aconteceu no município nesse final de semana. O presidente da Associação de Moradores da Cachoeira II de Muriqui, conhecido como Vitão, foi baleadoe morto na Rio Santos.

Baixa temporada

No próximo fim de semana a Prefeitura de Mangaratiba, através da Fundação Mário Peixoto, realizará evento com apresentações culturais e esportivas para moradores e turistas. É o projeto “SouCult – Mobilização Cultural de Mangaratiba”, de iniciativa da secretaria de Turismo, Cultura, Eventos, Esporte e Lazer da Prefeitura de Mangaratiba e que conta com parceiros de dentro e fora do município. O evento, que promete agitar a cidade com muitas atrações culturais, acontece no próximo fim de semana (1 e 2 de abril), a partir das 9 horas, na Praça Robert Simões, no Centro. Dentre as atrações confirmadas estão os músicos Ju Barcelos e Kadu Nascimento, o grupo Trio Mangarapira, Malize e Talia e Luciano Bhea e Percussão. Na parte cultural destacam-se a Cia Abraçaço, Sitio do Pica-Pau Amarelo, Cia Circense Beto Gonçalves, Menino Maluquinho e Projeto Ginga de Capoeira. O evento terá exposições de artistas plásticos além de oficinas de Slackline, Grafite, Pintura Infantil e encontro de poetas no beco da poesia autografando seus livros. Também presente o ônibus do Instituto Funkeou, projeto do DJ Malboro que vai ensinar práticas de DJ para todas as idades. O veículo é equipado com todos os instrumentos necessários para dar aulas e palestras e encontrar novos talentos da música.

Anúncios

Uma resposta em “27 de março de 2017

  1. Professor

    Embora não seja lá um”museu de grandes novidades”,é sempre interessante ouvir os ecos do município vizinho,nesta série de reportagens do SBT,com endereço acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s